3 dicas de cuidados com o carro

Ter um carro significa gastos do início ao fim. Além do alto valor inicial para adquiri-lo, os custos de manutenção e limpeza não saem baratos e são extremamente importantes para garantir um bom valor em um momento de troca. Assim, selecionamos algumas dicas de cuidados com o carro para garantir que ele esteja sempre novo. Boa leitura!

Limpe o interior do veículo

Fazer a limpeza interna do seu carro é tão importante quanto limpá-lo externamente. Na cabine, os bancos são os itens mais usados e requerem uma atenção especial. Além disso, é preciso ter cuidado com o tecido que reveste o carro, assim como os tapetes. Desse modo, o mau cheiro, sujeira e até o mofo serão evitados.

O primeiro item necessário para realizar a limpeza da cabine é um aspirador automotivo. Esse modelo é diferente do comum, por ser menor e possuir um cabo que se liga ao acendedor de cigarros. Ele é ideal para áreas de difícil acesso, como a junção dos bancos e o teto do carro. A sujeira deve ser aspirada uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias. Nos bancos, comece do centro para fora e dê atenção para as áreas que costumam acumular sujeira.

Ao limpá-los é necessário ficar atento ao tipo de estofamento. O fabricado em couro é mais fácil de ser limpo e seu cuidado possui produtos diferentes do estofamento em tecido. Para limpar o couro, é preciso basicamente de pano úmido e sabonete neutro.

Além disso, é interessante hidratá-lo, assim como fazemos com bolsas e calçados. Esse procedimento se faz necessário porque o couro pode rachar ou ressecar. Nesses caos, é indicado adquirir produtos específicos para couro automotivo.

Já os bancos de tecido demandam mais tempo e paciência. O estofado nunca deve ser completamente molhado e sim limpo com esponja úmida e sabão neutro. Outra opção é utilizar espumas secas de limpeza especializadas para bancos automotivos.

A limpeza deve ser feita com as portas abertas para garantir boa ventilação e evitar que os bancos fiquem úmidos. Para manchas mais pesadas, pode-se utilizar produtos a base de benzol ou acetona. Para finalizar, passe um pano levemente umedecido em toda a cabine e limpe os tapetes, escovando-os com sabão e água.

Saiba como conservar a pintura

A manutenção diária da pintura é muito importante para evitar manchas e arranhados na sua carroceria. Ela consiste basicamente em sempre lavar o carro para evitar acúmulo de sujeiras. Além disso, é importante retirar dejetos de passarinhos, lama, manchinhas de pixe, graxa ou gesso, seiva e outras substâncias que podem comprometer o verniz da sua pintura.

Para retirá-las, utilize um pano macio e úmido, a fim de evitar que as camadas mais externas da tinta sejam retiradas. Materiais muito agressivos podem fazer a pintura perder o brilho ou até tirar lasquinhas de tinta do seu automóvel. Para manchas insistentes, pode ser necessário o uso de produtos específicos para carros, como um desengripante automotivo.

Para prevenir riscos e arranhões, mantenha seu veículo estacionado em locais seguros e longe de animais domésticos. Também é interessante ficar atento a arbustos e galhos. Para proteger a pintura é indicado utilizar produtos com poder impermeabilizantes.

Esse tipo de produto garante a aparência da pintura brilhante e intocável, além de aumentar a resistência à chuva, ventos fortes, raios solares e o sal da maresia. Por esse motivo, pode ser interessante realizar a impermeabilização antes de uma viagem a praia, por exemplo.

Polimentos, espelhamento e cristalizações são procedimentos saudáveis, mas devem ser feitos sem exageros para não estragar o verniz. Normalmente, essas opções são mais indicadas para veículos antigos ou com pintura desgastada.

Para veículos novos, o enceramento é uma opção mais interessante. A cera protege a camada de verniz, que por sua vez é superior à camada de pintura. Esse procedimento deve ser realizado uma vez por mês, principalmente, em veículos que ficam expostos a luz solar intensa.

Faça a manutenção periódica

Felizmente, existem cuidados simples e práticos para aumentar a vida útil do seu motor. A primeira dica é sempre realizar a troca de óleo na data estipulada. O óleo é um lubrificante para o motor, além de um facilitador para o movimento interno das peças.

Essas peças, quando em contato umas com as outras, soltam fragmentos metálicos que atrapalham o funcionamento do motor. Por isso, trocar o óleo de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados é essencial.

Juntamente ao óleo, é interessante trocar os filtros. Tanto o filtro de ar, quanto o combustível e o óleo devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros rodados em média, a fim de evitar o acúmulo e a entrada de impurezas no motor.

Outra dica que parece banal, mas é muito importante, é verificar a água do radiador. O nível do reservatório deve estar entre o mínimo e o máximo. Encher além do nível máximo pode causar um superaquecimento no radiador, assim como estar abaixo do nível mínimo pode prejudicar o desempenho do automóvel.

Esse nível deve ser medido com o motor frio, sempre que o motorista for abastecer. Os cuidados com o motor, assim como a troca de outras peças conforme o especificado garantirão uma maior durabilidade e eficiência para o seu carro.

Verificar o estado dos pneus é algo extremamente importante, não apenas antes de viajar — ato mais comum feito pelas pessoas —, mas também no dia a dia. A má conservação dos pneus proporciona gastos e danos desnecessários ao seu veículo.

Para trafegar com segurança, é essencial realizar o alinhamento do carro, processo que regulará os ângulos de suspensão e direção do automóvel. Assim como o alinhamento, o balanceamento, a cambagem e calibragem devem estar em dia.

O rodízio de pneus deverá ser feito entre 5 mil quilômetros e 10 mil quilômetros rodados, a fim de garantir o mesmo desgaste nos pneus dianteiros e traseiros. Com o tempo, os pneus chegam ao limite de desgaste e devem ser trocados.

Lembre-se de que todos os processos citados são realizados em oficinas especializadas. Gostou das nossas dicas sobre cuidados com o carro? Se sim, compartilhe esse post com os seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"