4 cuidados que você deve ter com veículos de cor preta

Carros pretos sempre foram sinônimo de requinte, sofisticação e sobriedade. Tanto é que alguns aplicativos de transporte, assim como táxis na categoria luxo somente utilizam automóveis dessa cor. No entanto, é preciso um pouco mais de atenção para conservar a pintura. Você sabe quais cuidados com veículos de cor preta é preciso ter?

Afinal, cores escuras sofrem mais com arranhões, sujeira, poeira e outros elementos que se sobressaem neste tipo de superfície. No caso dos carros pretos, o problema é ainda maior já que essa é a paleta mais escura de todas.

Portanto, veja abaixo 4 cuidados que você deve ter com veículos de cor preta:

1. Opte pela lavagem ecológica

Os shampoos automotivos vendidos no mercado funcionam bem em cores claras, mas podem ser prejudiciais aos carros pretos. Como são mais densos e produzem muita espuma, é preciso muita água para retirar o excesso. Com isso, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, esses produtos ainda podem deixar resíduos na pintura.

Por isso, o ideal é optar pela lavagem ecológica, que usa cera à base de produtos naturais e não necessita de água. É a melhor maneira de manter o carro limpo e sem resíduos aparentes.

2. Aplique cera automotiva a cada três meses

A cera automotiva resgata o brilho da pintura e protege a lataria contra os efeitos do sol, chuva e outras condições climáticas. Normalmente, o recomendado é realizar a aplicação a cada seis meses.

Mas a pintura preta é mais suscetível a pequenos riscos que podem ser removidos com a cera. Portanto, em carros dessa cor, o ideal é abreviar a aplicação e realizá-la a cada três meses.

Adicionalmente, na hora de lustrar a pintura, opte por uma flanela que não solte pelos, pois eles também ficam mais aparentes na tinta escura.

3. Mande polir a pintura

A cera é capaz de disfarçar riscos superficiais, que podem surgir quando o carro raspa na vegetação, ou quando você mesmo encosta anéis ou pulseiras na pintura.

Mas riscos mais profundos, que afetam a tinta, precisam de um tratamento mais especializado. Nesse caso, o ideal é procurar uma empresa automotiva que realize o polimento na pintura.

Se for o caso, pense também em uma revitalização da pintura, que recupera a tinta queimada de sol. Os carros pretos também sofrem com esse problema, que vai se agravando ao longo dos anos.

4. Fique de olho nos vazamentos da sua garagem

Vazamentos na garagem não são incomuns. O problema é que a água que vem dos canos geralmente traz resíduos de tinta e concreto e costuma afetar permanentemente a pintura.

Esse é um problema para qualquer carro, mas os efeitos na cor preta são mais nocivos e visíveis. Por isso, ao menor sinal de vazamento solicite o conserto imediatamente e não estacione o carro na vaga até que o problema seja sanado.

Viu só como é importante saber quais são os cuidados com veículos de cor preta? Se você tem um carro nessa coloração, poderá conservá-lo por muito mais tempo com essas dicas, mantendo sempre o aspecto de novo.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! 

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"