6 dicas incríveis para manter a pintura do carro sempre nova

Quando se fala de conservação do carro, a pintura é um dos quesitos que mais chamam atenção. Então, se você quer manter seu automóvel sempre com aquele aspecto de novo, fique atento à pintura de seu veículo. Acredite, mantê-lo sempre com aquele brilho reluzente vai fazer toda a diferença.

No entanto, as coisas não são tão fáceis como parecem! Manter o carro com a pintura com aparência de nova requer uma série de cuidados que devem partir do proprietário do veículo.

Isso está relacionado a vários aspectos, que vão desde o lugar em que o carro é guardado até a forma como ele é lavado. Existem técnicas especiais de lavagem, bem como de encerar e polir, e tudo isso contribui com o brilho do carro e o mantém bonito por mais tempo

Que tal, então, descobrir o que fazer para que seu carro fique com a pintura tinindo, como a de um carro zero km? Confira!

1. Saiba como lavar e manter a pintura do carro

Uma tarefa que muitos proprietários de automóveis fazem é lavar o carro. E esse pode ser um dos maiores causadores de danos na pintura do veículo! Mesmo lava-jatos podem cometer erros que, com o tempo, vão deixando a pintura do carro opaca, com riscos e sem brilho.

Por isso, na impossibilidade de você mesmo lavar seu carro, tomar muito cuidado ao escolher um lava-rápido. Peça indicações de amigos e conhecidos para que você descubra quais são os mais bem conceituados no mercado. Assim, fica mais difícil correr o risco de que danifiquem seu patrimônio.

Passo a passo de como lavar o próprio carro:

  1. Estacione seu veículo em um local longe da luz direta: esse cuidado vai evitar que o carro seque com muita rapidez, provocando manchas na pintura.
  2. Antes de qualquer coisa, defina tudo de que você vai precisar para começar seu trabalho. Isso vai evitar que você fique parando a todo instante para buscar algo de que vai necessitar.
  3. Com um balde com água, adicione o sabão automotivo indicado para a lavagem na quantidade orientada na embalagem do produto. Lembre-se sempre de comprar produtos automotivos.
  4. Tenha em mãos outro balde com água e reserve-o.
  5. Feche as janelas do carro e mantenha a antena retraída.
  6. Para começar o trabalho, use a mangueira para retirar toda poeira e sujeira que houver na superfície de seu carro. Mas fique atento: não use o jato forte, pois ele pode, com a força da água, riscar ou mesmo arranhar o carro, dependendo da sua potência.
  7. Procure sempre direcionar o jato para baixo, pois, se direcionar para cima , você pode contribuir para que entre água no interior do veículo.
  8. Mantenha os para-brisas em uma posição natural, mas afastados dos vidros.
  9. Umedeça um pano ou esponja macios na água e sabão de um dos baldes. Esfregue-os com suavidade para se certificar de que não haja sujeira alguma no pano. Então é hora de começar a limpar seu carro. Não use escovas na lataria, pois elas tendem a provocar pequenos arranhões.
  10. Comece a lavar o carro por partes. Comece pelo teto e vá circulando em volta do veículo, fazendo um trabalho simétrico. Faça isso várias vezes, lavando cada vez as áreas mais baixas do carro.
  11. Não se esqueça de lavar com frequência a sujeira do pano com água limpa. Isso vai garantir que o pano esteja sempre limpinho, sem nada que possa riscar a pintura. Mas se não esqueça de trocar sempre a água para que ela permaneça limpa na hora de lavar o pano.
  12. Após completar uma parte da lavagem, arremate com a mangueira para proseguir. Isso é para que o sabão não seque sobre a pintura e possa a vir a manchá-lo.
  13. Não deixe o carro secar sob o vento, mantenha-o molhado por inteiro, para evitar manchas.
  14. A ordem correta de lavar o carro é deixar a parte inferior do veículo e as rodas por último, pois são as partes mais sujas e que possuem mais graxa. O ideal é separar uma luva ou um pano apenas para lavar esses locais do carro.
  15. Limpe as laterais dos pneus com uma escova.
  16. Se o seu carro foi exposto à maresia, enxágue o fundo dele em vários ângulos. Isso pode ser feito com uma mangueira ou um jato de pulverização.
  17. Seque bem seu veículo com uma toalha macia.

2. Invista em uma cera de qualidade

Para quem vive em um país tropical, onde o sol reina na maioria dos dias, proteger o carro dos raios UV é uma boa alternativa para manter a pintura brilhante por mais tempo. As ceras de boa qualidade mantêm uma proteção especial contra esses raios. E, como é quase impossível estacionarmos em lugares cobertos no Brasil, é sempre bom darmos uma garantia a mais ao brilho de nosso carro.

3. Tenha cuidado com os banhos de chuvas

Se você está achando que é possível deixar seu carro na chuva para que ele fique limpinho com a água que cai do céu, está totalmente enganado. Isso só vai provocar manchas na lataria do carro, pois a água seca e provoca manchas na pintura. Esqueça essa ideia!

4. Evite deixar seu carro sujo

A lavagem do carro não serve apenas para deixá-lo bonito e reluzente: ela protege o carro, faz parte da manutenção. A poeira acumulada acaba com a pintura do veículo! Quanto mais sujo seu carro, mais sujeito ele estará a deteriorações de suas peças e lataria.

5. Evite estacioná-lo sob árvores 

Quem é que ao estacionar não procura uma sombrinha? Mas ficar sob árvores é um grande risco. Elas liberam uma seiva que mancham a pintura de um modo quase irreversível.

Além disso, pássaros ficam mais à vontade de defecar sobre seu carro, e suas fezes contam com substâncias corrosivas, que atacam o verniz e a pintura do veículo. Por isso, prefira lugares fechados, de preferência garagens.

6. Evite capas protetoras

Capas protetoras podem parecer, a princípio, uma excelente ideia de proteção contra o vento e o sol, mas engana-se quem pensa assim. O ideal é que você faça uso desse acessório apenas quando ficar por muito tempo sem utilizar seu veículo, pois elas podem absorver umidade e deteriorar algumas peças de seu carro. Evite-as!

Se você tiver mais alguma sugestão de como manter a pintura do carro o mais conservada possível, conte-nos nos comentários! Vamos gostar muito de sua participação!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"