8 cuidados para você ter com o carro durante o verão

O verão já está chegando e, com ele, as férias de final de ano. Nessa estação, o carro é colocado à prova várias situações, desde viagens em estradas, o dia a dia nos engarrafamentos e nas famosas chuvas de verão. Para tanto, a sua estrutura precisa enfrentar as longas viagens que realizamos e um clima que, em muitos casos, pode não ser o mais favorável para a carroceria e o motor do veículo. E com o crescimento constante das temperaturas médias, se preparar é fundamental.

Quer saber como isso pode ser feito? Então veja no nosso post de hoje quais são os melhores cuidados com o carro no verão!

1. Cuidar bem da pintura

A pintura pode ficar muito danificada caso o carro passe por uma situação de grande amplitude térmica (algo comum em cidades com chuva de verão). No verão, especificamente, esse cenário pode reduzir a vida útil da tinta do veículo, causando manchas e até mesmo rachaduras na pintura da carroceria.

Para evitar que isso ocorra, o dono deve sempre encerar a pintura do automóvel com uma cera adequada. Ela precisa ser capaz de dar o brilho desejado, ressaltando a beleza do carro, e, ao mesmo tempo, proteger contra as elevadas temperaturas do verão. Diante do seu apelo estético, a manutenção da pintura tornou-se uma das principais rotinas para quem gosta de manter bons cuidados com o carro, especialmente quando ele precisa de ajuda.. 

2. Evitar a maresia

A maresia é um fenômeno que afeta vários dispositivos mantidos próximos ao mar. Como nesses locais a temperatura é tão alta quanto os indicadores de umidade do ar, isso pode representar uma ameaça grave para aparelhos com peças metálicas, que apresentam um grau de ferrugem mais elevado quando comparamos com o de plástico, borracha e orgânicos.

Para se proteger, a melhor opção é evitar locais com maresia. Se isso não for possível, o dono do carro deve sempre verificar os efeitos pré e pós-viagem, avaliando medidas corretivas que eventualmente possam ser efetuadas. Elas podem incluir itens como a lubrificação de peças, tornando o motor mais eficaz. 

3. Cuide das borrachas do veículo

As borrachas de vedação são cruciais para garantir o conforto do motorista e dos passageiros dentro de um veículo. Mas, em locais com grande amplitude térmica ou altas temperaturas, elas podem ficar ressacadas facilmente. Quando isso ocorre, basta uma chuva de final de dia para que os ocupantes do automóvel tenham que enfrentar infiltrações e goteiras.

Para evitar que isso ocorra, uma boa alternativa é o uso de películas de proteção. Aditivos também podem ser utilizados, evitando que as borrachas dos vidros e das palhetas acabem rachando. Além disso, películas protetoras tornam a temperatura dentro do veículo mais agradável e dão maior privacidade para os ocupantes.

4. Hidrate os bancos de couro

Os bancos de couro conferem a qualquer veículo um design elegante e luxuoso. Mas, para que os ocupantes de um carro possam desfrutar do conforto adicional proporcionado pelo tecido de origem animal, o motorista deve investir na manutenção constante do couro.

Além da limpeza regular, o dono do automóvel pode realizar a hidratação do couro com um hidratante próprio ou produto à base de silicone. Esse procedimento evita o ressecamento do tecido, além de tornar cada banco protegido contra eventuais manchas causadas pelo sol. Porém, esteja sempre atento à necessidade do produto não causar algum tipo de reação alérgica na pele dos ocupantes.

5. Invista em painéis refletores

Ninguém gosta de um veículo que vira uma estufa ao ser deixado em uma vaga de estacionamento. Além do desconforto causado pelo calor excessivo ao entrar no carro, a exposição direta ao sol por longos períodos pode danificar itens do painel feitos de plástico e diminuir a durabilidade dos tecidos do revestimento interno. Para piorar, nem sempre é possível estacionar em um local com uma cobertura contra o sol.

Nesses momentos, painéis refletores podem ser adotados para diminuir o impacto causado pelo sol excessivo. Em geral, eles são feitos de papelão e papel-alumínio. Dessa forma, grande parte dos raios solares que atingirem o para-brisa são refletidos, diminuindo o seu impacto dentro do veículo.

6. Cuide dos pneus

Os pneus podem ser considerados uma das partes mais importantes de qualquer carro. Ainda assim, muitos motoristas ignoram os cuidados que eles merecem. E, no verão, eles vão muito além da calibragem regular da pressão do ar interno.

Tenha em mente que, em contato com o asfalto quente, o pneu apresenta um desgaste acelerado. Caso ele apresente indícios de necessidade de troca, não hesite em adquirir um pneu novo. O estepe também pode apresentar problemas, portanto, sempre o verifique quando for calibrar os pneus.

7. Atente-se ao sistema de refrigeração

No verão, o sistema de refrigeração do motor é colocado à prova. Como nessa época as temperaturas registradas são as mais elevadas do ano, o motorista deve estar atento à temperatura do motor, principalmente em automóveis refrigerados à água.

Verifique regularmente o nível do líquido do radiador. Também fique de olho no manual do automóvel e busque por indicações de aditivos que possam ser úteis.

Mantenha o compartimento do motor bem limpo, com poucos resíduos de óleo. Essas medidas reduzem as chances do motor do veículo superaquecer, algo que pode causar problemas graves e um prejuízo financeiro considerável.

8. Evite locais perigosos

Enchentes podem ser fatais para um veículo. Ao entrar em contato com uma grande quantidade de água, partes elétricas podem apresentar curto-circuito, algo que pode impedir o uso do automóvel por completo. Diante disso, chuvas capazes de gerar alagamentos podem se tornar rapidamente o maior inimigo de um carro.

Sempre que uma chuva de verão ocorrer, evite pontos com histórico de alagamento. Não tenha medo de recuar caso uma via comece a ficar com uma enxurrada forte. Assim, você garantirá simultaneamente a sua segurança e a segurança do seu carro.

E ai, gostou do nosso post? Quer receber muito mais dicas e novidades para aprender todos os cuidados com o carro? Assine nossa newsletter e entenda como deixar seu possante sempre em dia!