9 dicas de segurança para comprar e vender veículos

Devido à crise política e econômica, o mercado de veículos seminovos registra alta. Isso por que muita gente que sonhava em comprar um carro zero, agora, se vê diante de melhores alternativas com os usados. Para quem vende, o momento pode ser oportuno. 

Mas comprador e vendedor precisam estar atentos aos riscos e cuidados que devem ser tomados. Um exemplo é a revisão de segurança, que deve estar em dia. 

Para evitar cair em armadilhas, listamos abaixo algumas das dicas mais importantes para você comprar ou vender o seu carro sem dores de cabeça. Confira!

Ao comprar um veículo

Seu carro já está com os dias contados e você vai adquirir um seminovo? Veja os passos cuidados deve tomar:

1. Atente-se para o valor de mercado

Antes de entrar em contato com o proprietário do veículo, faça uma breve pesquisa para saber a média de valor que o modelo tem no mercado. Caso encontre anúncios com preços muito baixos ou ofertas atrativas demais, desconfie.

2. Verifique a documentação

Entre em contato com o proprietário e solicite a apresentação dos documentos principais (DUT, CRLV, IPVA e Seguro Obrigatório). Veja se todos estão em dia e em conformidade. Desconfie de qualquer informação que contraditória entre os documentos. Uma consulta no DETRAN da sua cidade pode ajudar a sanar qualquer dúvida.

3. Faça uma vistoria

Ao ver o carro, confira se as informações de número do chassi, placa, modelo, versão, ano, cor, e número de portas são exatamente iguais aos registrados em documentos. Também é recomendável que você entre em contato uma empresa homologada para fazer um laudo cautelar de compra e venda. Por último, verifique o estado do veículo e se a revisão de segurança está em dia.

4. Feche o negócio

Evite realizar depósitos em contas de pessoas que não sejam do proprietário do veículo registrado nos documentos. Além disso, não deposite um sinal para garantir a compra sem antes realizar as etapas acima.

Ao vender o seu veículo

Quer vender o seu carro? Você também precisa ter cautela para não entrar em uma cilada. Verifique abaixo como proceder:

5. Na hora de anunciar o carro

Quando preparar o seu anúncio online ou impresso, não inclua informações pessoais ou particulares do veículo como: número de chassi, documentação, número da placa, seu CPF, RG, etc. Se for postar ou imprimir fotos do veículo, cubra a placa.

6. No momento do test-drive

Ao apresentar o veículo, procure sempre um lugar com espaço aberto e de grande movimentação de pessoas. O ideal é que você não faça isso sozinho. Peça para alguém o acompanhar, principalmente se o interessado desejar fazer um test-drive.

7. O envio de documentos

Apresente os documentos originais para o interessado avaliar na sua frente e evite enviar cópias por e-mail, fax ou por qualquer outro meio. Faça isso apenas se o destinatário for o banco que financiará o carro para o comprador.

8. Para a solicitação de vistoria

Não deixe que qualquer vistoria seja feita no veículo em locais inapropriados. Isso deve ser feito em uma oficina autorizada e de confiança. Também não receba pessoas desconhecidas em sua casa, seja para ver ou para avaliar o automóvel.

9. Na hora do pagamento

Evite receber pagamentos que venham de uma pessoa que não seja o interessado, a não ser que a venda seja para pessoa jurídica. Nesse caso, o comprador deve comprovar a sua ligação com a empresa. Outro cuidado importante é não sair da agência bancária com o valor em espécie. Se o pagamento não for realizado via transferência, prefira depositar imediatamente ao receber.

Por último, entregue o veículo e os documentos somente após a confirmação do crédito em sua conta.

Como você pode ver, alguns cuidados simples, como a avaliação da revisão de segurança por exemplo, podem ajudar bastante na hora da compra ou venda do veículo. Seguindo essas dicas você fará o negócio de forma segura e sem arrependimentos.

As informações foram úteis para você? Curta nossa página no Facebook e fique sempre por de dicas e novidades sobre segurança veicular! 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"