Adaptação de veículos para cadeirantes: o que não pode faltar?

Quando estamos falando de pessoas com problema de mobilidade, o que elas mais sonham é com a ajuda das adaptações. Nada mais natural, já que essa é uma forma de viver com mais qualidade de vida e amenizar um pouco as dificuldades, como é o exemplo dos veículos para cadeirantes.

Descubra, no post de hoje, quais são as adaptações que facilitam a vida dos cadeirantes e como esses veículos podem transformar a vida de quem tem deficiência. Acompanhe!

Rampa de acesso

A rampa é muito importante, pois é responsável por possibilitar que o condutor consiga sair e entrar no veículo com mais facilidade. Como você deve imaginar, isso envolve algumas mudanças no carro — o que pode significar desde uma mudança do assoalho até a retirada dos bancos.

Isso permite que a pessoa não precise sair da cadeira de rodas, o que pode parecer despretensioso, mas, na prática, é uma grande ajuda. É muito importante que tudo seja feito com segurança. Pense que o motorista pode acabar forçando o tronco ou até ficar com a cadeira um pouco mais “solta” dentro do carro, trazendo desconforto e riscos.

Volante

O volante é outro item importante. Pense que um cadeirante pode apresentar dificuldades em passar as marchas ou desempenhar funções como acelerar e frear (o que pode parecer impossível em carros não adaptados). 

Por isso, tudo deve ser feito no volante. Essa é uma forma de facilitar a vida do motorista e tornar a prática mais fácil.

Bancos rotativos

Os bancos rotativos permitem ao motorista dirigir de forma segura. Ele faz com que as pessoas consigam se movimentar e ir até a parte externa do carro. Essa é uma forma de facilitar a transferência do cadeirante para a cadeira de rodas e vice-versa.

Ainda assim é bom tomar cuidado! É preciso ter muita força nos braços para conseguir desfrutar dos benefícios que esse equipamento traz. O ideal é que aconteça a junção do banco rotativo com o sistema de elevador (que você vai entender um pouco melhor abaixo).

Elevador

O elevador é essencial principalmente para quem não tem muita força nos braços. O banco é retirado e coloca-se um encaixe para a cadeira. Como falamos acima, dessa maneira o motorista não precisa trocar de cadeiras, ficando com o mesmo modelo.

Essa medida é muito mais prática e envolve a ajuda de um elevador. O sistema encaixa a cadeira e sobe. Ela funciona mais ou menos no modelo que encontramos nos ônibus. Convenhamos: essa é uma das melhores adaptações de veículos para cadeirantes.

Condições de compra

Depois de conhecer algumas das principais adequações de veículos para cadeirantes, não deixe de procurar a melhor opção para você. E tem mais: alguns carros já vêm prontinhos, devidamente apropriados para cadeirantes.

Se você tem deficiência, procure saber sobre as condições especiais, isenções de compra e até mesmo descontos nos seguros. Assim, fica mais fácil desfrutar de vantagens na hora de se locomover!

Agora que você entende melhor o que considerar na escolha de veículos para cadeirantes, faça uma escolha ainda mais criteriosa e acertada. Você não vai se arrepender!

Para acompanhar conteúdos semelhantes a esse post sobre veículos para cadeirantes e outras dicas que compartilhamos aqui, não deixe de seguir a Honda HPoint nas redes sociais. Estamos no Flickr, Twitter, YouTube e Facebook!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"