Afinal, como funciona o lance em consórcio de carros?

O consórcio é sempre lembrado como uma excelente opção para quem deseja adquirir um carro novo de maneira segura e econômica. Isso porque, além de ser garantido pelo Banco Central, ele permite que a compra seja feita sem juros, diferentemente de um financiamento tradicional.

Para ter o desejado carro em mãos, os participantes contam com os sorteios mensais e podem oferecer lances em dinheiro, acelerando a sua contemplação. Você sabe exatamente como essa alternativa funciona?

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, continue lendo este post. Vamos explicar como funciona a oferta de lance em consórcio de carros e ajudá-lo a descobrir se essa é uma boa opção para você.

Como funciona a contemplação no consórcio

Você deve saber que, em um consórcio, os participantes são divididos em grupos conforme o valor do veículo que pretendem adquirir, certo? Isso garante que todos terão as mesmas condições e chances de serem contemplados.

Uma das possibilidades de isso acontecer é por meio do sorteio, realizado mensalmente pela administradora durante a assembleia de consórcio. Qualquer cotista que esteja em dia com o pagamento das mensalidades pode ser sorteado.

No entanto, neste post, queremos explicar melhor como funciona uma outra maneira de ser contemplado, que é por meio de lances. Nesse método, o participante oferta uma quantia em dinheiro, que é abatida do restante a ser pago e permite que ele receba a sua carta de crédito sem depender exclusivamente da sorte.

Essa é uma ótima alternativa para quem tem um montante guardado e deseja acelerar a sua contemplação. Mas é preciso conhecer bem os detalhes desse negócio para se certificar de que ele vale a pena para você.

Quais são os tipos de lance em consórcio de carros

Para tornar essa opção acessível para um número maior de pessoas, as administradoras costumam disponibilizar diferentes modalidades de lance em um consórcio. Entenda agora como funciona cada uma delas.

Lance fixo

No lance fixo, a própria administradora determina o montante que deve ser oferecido em cada assembleia. Para chegar a essa quantia, são levados em conta o valor da carta de crédito e o saldo restante até a finalização do grupo.

Se mais de um participante oferecer a quantia estabelecida como lance fixo, um sorteio à parte é realizado entre esses consorciados. Nesse caso, as chances de ser contemplado são bem maiores do que no sorteio convencional, já que o número de participantes concorrendo nessa disputa será reduzido.

Lance livre

Nos lances livres, o participante pode oferecer a quantia que desejar se baseando em uma quantidade específica de parcelas que ainda estão em aberto. Assim, essa opção funciona como um leilão, uma vez que a carta de crédito é concedida a quem ofertar o maior lance.

Contudo, não é possível saber quanto os outros consorciados ofereceram no lance livre, pois essa informação é mantida em sigilo. Se houver empate, é feito um sorteio para decidir quem leva o carro naquele mês.

Lance embutido

Opção criada para facilitar a vida de quem quer oferecer lance em consórcio de carros, o lance embutido permite a utilização de parte do valor do próprio crédito contratado como oferta.

Se for contemplado, o participante recebe a carta de crédito com um abatimento no seu valor, relativo ao lance oferecido. Se o lance não for suficiente, não ocorre nenhuma alteração e o participante pode tentar novamente no próximo mês caso queira.

É preciso estar atento às regras estabelecidas pela administradora para a oferta de um lance embutido. É comum, por exemplo, que seja estabelecido um limite do valor da carta de crédito que pode ser oferecida nessa modalidade.

Essa é uma boa oportunidade para aqueles que não precisam do valor integral da carta de crédito, visto que ela pode ser utilizada na compra de qualquer modelo de veículo. Desse modo, é possível conquistar o carro novo de maneira rápida e com as condições únicas oferecidas pelo consórcio.

O que fazer após ser contemplado

Quando a tão aguardada contemplação acontece, o consorciado ainda precisa seguir alguns passos antes de colocar as mãos na carta de crédito definitivamente. Nesse momento, as exigências são estabelecidas pela administradora e devem ser analisadas antes mesmo de aderir ao consórcio. Mas, em geral, algumas ações são sempre necessárias, como as que mostraremos a seguir.

Apresente as garantias solicitadas

O consórcio funciona como um financiamento coletivo. Por isso, é fundamental que os participantes honrem o pagamento das parcelas até o final do contrato mesmo após serem contemplados.

Portanto, é comum que as administradoras solicitem garantias de pagamento antes de entregar a carta de crédito. Elas podem variar desde uma comprovação de renda até a indicação de um fiador de acordo com o perfil do participante.

Informe o modelo do veículo desejado

Com a carta de crédito liberada, o participante deve informar à administradora os dados do veículo que será adquirido, como marca, modelo, ano de fabricação e número do chassi. Se a opção for por um zero km, o processo costuma ser bem simples, já que essas informações podem ser obtidas na concessionária.

Para a negociação de um seminovo, ainda será preciso apresentar os dados do antigo proprietário e a documentação do veículo precisa estar em ordem. O contrato pode prever algumas regras para a compra de modelos usados, como ano máximo de fabricação e restrição de modelos. Então, é importante considerá-las antes de fazer qualquer negócio.

Solicite o pagamento

Após a aprovação das garantias e do modelo, basta solicitar que a administradora faça o pagamento. 

Uma grande vantagem é o fato de a carta de crédito ser considerada como uma forma de pagamento à vista, o que aumenta o poder negociação. Também é possível utilizá-la como parte do pagamento, complementando-a com recursos próprios para adquirir um modelo mais moderno.

Todas essas características e possibilidades tornam o lance em consórcio de carros uma grande oportunidade para pessoas de diversos perfis. Se você também quer aproveitar esse negócio, entre em contato com a Honda HPoint agora mesmo. Temos o plano de consórcio certo para ajudá-lo a conquistar os seus sonhos!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"