Aquaplanagem: saiba como e evitar o que fazer nessa situação

O Brasil é um país que contabiliza mais de trinta mil mortes por acidente de carro por ano. Infelizmente, a maioria desses acidentes é causada por falta de atenção do condutor. No entanto, existem outras condições que podem afetar a direção, como água e óleo na pista, além do uso de álcool e de entorpecentes, e imprudência.

Nesse contexto, é importante saber lidar com qualquer situação adversa para dirigir com segurança. Nesse post vamos explicar o que é e como proceder em situações de aquaplanagem na pista. Boa leitura!

O que é aquaplanagem?

A aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando um veículo passa por uma via molhada e o carro parece deslizar sem que o motorista tenha controle sobre ele. Isso acontece porque, quando os pneus de um automóvel passam por uma poça d’água, sua força tende a empurrá-la e formar uma onda.

Quando a água vem com muita pressão, ou seja, uma pressão mais alta que a pressão dos pneus, o carro não consegue empurrar essa onda de volta. Desse modo, pode ser formada uma camada de água fina embaixo do pneu. Esse fenômeno faz com que os pneus percam o contato com o solo ou rodovia por algum tempo, o que causa instabilidade na direção para o motorista.

Na aquaplanagem, o carro fica extremamente leve e difícil de ser guiado. Essa situação pode tornar a direção perigosa e causar acidentes.

Como evitar essa situação?

O primeiro passo para prevenir a aquaplanagem é realizar a revisão do carro no prazo correto e conferir o alinhamento e balanceamento. A pressão também deve ser verificada, afinal quando os pneus estão abaixo de 30% da pressão especificada pelo fabricante, a chance de sofrerem aquaplanagem aumenta.

Além disso, os pneus possuem certas aderências, que são essenciais para manter o contato com a pista. Quando o pneu está gasto, essas aderências somem e ele se torna liso, o que aumenta a chance do carro ‘’escorregar’’ na pista. Desse modo, não é recomendado andar com pneus carecas.

A regra geral para evitar situações adversas é ficar em dia com a manutenção do seu veículo.

O que fazer quando meu carro deslizar na pista?

O fenômeno da aquaplanagem geralmente assusta e desespera. No entanto, existem medidas seguras para evitar que o motorista perca o controle do carro.

Se o seu carro começar a deslizar, não freie. Se for fazê-lo, faça de forma delicada e devagar, afinal as rodas podem travar, o que vai fazer o carro patinar ainda mais. O cuidado nas curvas deve ser redobrado. Nessa situação, vale seguir as marcas de pneus deixados por outros veículos na estrada. Nesses locais, a água se acumula menos, reduzindo o risco de acidentes.

Outra dica importante é diminuir a velocidade quando avistar uma poça. Quanto mais rápida for a velocidade, mais chances o carro tem de sofrer aquaplanagem. Sabe-se que em velocidades acima de 100km/hora o controle do carro fica inviável. Portanto, evite usar o acelerador ao trafegar em vias cobertas de água.

Gostou de saber como proceder em situações de aquaplanagem? Aprendeu como dirigir na chuva? Deixe um comentário no post com suas dúvidas e dicas!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"