Banco de couro ou tecido: descubra qual escolher para seu carro

 

Quando pensamos no acabamento interno de um carro, um dos principais itens observados é o tipo de assento do veículo, ou seja, se ele tem banco de couro ou tecido.

Normalmente, costuma-se dividir os veículos conforme o tipo de material usado no banco, por exemplo, os populares usam tecido e os de luxo usam couro. Mas isso não é uma regra: hoje temos carros mais simples com bancos de couro.

Nos próximos parágrafos, vamos mostrar algumas vantagens e desvantagens de cada material. Continue a leitura e saiba como fazer a melhor escolha!

Importância do material do banco

Considerar com cuidado o material que faz parte da composição do banco é extremamente importante para a rotina do motorista. Especialmente nos grandes centros urbanos, onde os condutores passam muito tempo atrás do volante e o tipo de banco pode aumentar ou diminuir o conforto e o bem-estar.

Até mesmo a composição familiar do proprietário do veículo precisa ser levada em conta para analisar os prós e contras dos bancos de couro ou tecido. Vale lembrar que conforto entra na lista de fatores importantes para que haja mais segurança ao dirigir.

O fato é que tanto o banco de couro quanto o de tecido têm seus prós e contras. Para saber quais são eles, continue a leitura.

Bancos de couro

Os bancos de couro dão ao carro um ar de elegância e luxo. Mas é importante refletir sobre o estilo de vida do motorista para saber se é uma boa opção. Confira a seguir as vantagens e desvantagens desse tipo de banco.

Vantagens

Elegância – o principal atrativo do banco de couro é a sua elegância. As pessoas costumam associar esse tipo de material ao padrão de carros superiores.

Aparência – especialmente quando são novos, os bancos de couro agregam mais luxo ao veículo em comparação com os de tecido.

Menos odores – o couro evita que odores ruins apareçam e permaneçam dentro do carro. Isso ajuda a manter o veículo com aquele “perfume de novo”.

Não absorve líquidos – uma das grandes vantagens dos bancos de couro é que eles não absorvem líquidos. Sendo assim, a limpeza fica bem mais fácil. Mas é importante lembrar que essa não é uma regra.

Desvantagens

Desgaste – com o passar do tempo, os bancos de couro começam a desbotar. Se não quiser gastar dinheiro com reformas, essa questão precisa ser considerada antes de optar por esse material.

Desconforto – em determinadas épocas do ano, os bancos de couro podem provocar desconforto. Isso acontece porque eles ficam frios no inverno e muito quentes no verão.

Manchas – apesar de não reter líquidos, os assentos de couro podem ser manchados facilmente e essas manchas podem ficar ainda mais evidentes se o couro tiver uma tonalidade clara.

Manutenção cara – devido às características do material, os cuidados e eventuais trocas são mais caros. O valor da manutenção tende a ser ainda mais alto quando o carro é usado por muitas pessoas ou a família tem filhos pequenos, uma vez que a sujeira e os acidentes com líquidos costumam ser mais recorrentes nesses casos.

Couro sintético

Uma das principais vantagens do couro sintético é que ele é categorizado como material ecológico. Dessa maneira, é possível ter essa opção no carro sem deixar de lado a pegada sustentável.

Além disso, ele é mais barato que o couro original e também é mais fácil de limpar: um pano úmido resolve a maior parte dos problemas.

No que diz respeito às desvantagens, a mais relevante é que ele esquenta mais que o couro animal. Isso ocorre porque o couro sintético não transpira em temperaturas altas. Sendo assim, ele pode se tornar um problema em alguns períodos do ano e em certas regiões do país. No mais, ele rasga com muito mais facilidade.

Bancos de tecido

Entre banco de couro e tecido, o mais popular é o último. E, assim como a primeira opção, ele também tem seus prós e contras. Confira!

Vantagens

Preço mais acessível – por ser mais comum e estar presente na maior parte das versões de carros, eles tendem a ser muito mais baratos que os bancos de couro.

Conforto – ele não esquenta mesmo que o carro passe o dia todo sob o sol. Basta abrir os vidros ou ligar o ar-condicionado por alguns minutos para tornar a temperatura mais confortável dentro do veículo.

Maior durabilidade – se o dono do carro cuidar bem do banco de tecido, é possível retardar o seu envelhecimento.

Desvantagens

Suja fácil – esse tipo de material acumula sujeira, ácaros e bactérias com mais facilidade.

Baixa resistência a líquidos – o dano causado por líquidos derramados no banco de tecido pode ser irreversível dependendo da composição.

Exigem mais cuidados – especialmente na limpeza com aspirador de pó e produtos antibactericidas.

Fragilidade – por ser feito em tecido, é muito provável que ele rasgue com o tempo.

Banco de couro ou tecido

Como mostramos, os dois materiais têm pontos positivos e negativos. Então, o que deve ser avaliado na hora de escolher entre banco de couro ou tecido?

Há vários pontos que devem ser avaliados para fazer a escolha certa. Por exemplo, você pode considerar alguns dos aspectos citados no início deste post, ou seja, quem vai usar o veículo, quantas pessoas, se há crianças na família, o clima da região e, claro, as suas condições financeiras.

Partindo desses aspectos, é possível ter uma ideia de qual material será mais eficiente. Mas também é preciso ter em mente que até mesmo os pontos positivos e negativos, a exemplo dos citados logo acima, podem variar de acordo com o estilo e o gosto pessoal de cada um. Sendo assim, a definição da melhor opção é uma questão particular.

No meio de tudo isso, o que não pode deixar de ser considerado em hipótese alguma é onde a troca do material, limpeza e manutenção serão feitas. Como sabemos, uma concessionária que ofereça serviço supervisionado pela marca e trabalhe com profissionais altamente qualificados faz toda a diferença no resultado final e até mesmo na vida útil do banco de couro ou tecido.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre banco de couro ou tecido, aproveite para se aprofundar no assunto conferindo o nosso post especial sobre cuidados essenciais que você deve ter com bancos de couro.

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"