Carro para PcD: o que avaliar na escolha?

 

Em nosso país, as pessoas com deficiência têm o direito de comprar automóveis zero quilômetro com isenção de impostos, como o IPI. Isso amplia o direito a inclusão dessa parcela da sociedade, que graças às adaptações das montadoras, consegue dirigir. Por isso, apresentamos uma lista com o que avaliar na escolha do carro para PcD.

Abordamos aspectos como a facilidade de embarque e desembarque, espaço interno, desempenho do motor, economia de combustível e as necessidades de adaptação. Confira todos esses fatores para realizar uma escolha consciente, que ofereça conforto e praticidade para o condutor!

Necessidades do comprador

O primeiro item que deve ser considerado no momento de avaliar a escolha do carro para PcD são as necessidades do comprador. As condições físicas dele dão o direcionamento necessário para que as características principais do automóvel sejam listadas, o que facilita a identificação dos modelos disponíveis.

Facilidade de embarque e desembarque

Se a pessoa com deficiência for a condutora do automóvel, ela deve ter o máximo de autonomia para embarcar e desembarcar dele. Sendo assim, verifique modelos que oferecem essa possibilidade. Atente-se também ao fato de que ela pode ser transportada no banco do carona ou espaço traseiro, logo, essa facilidade deve servir para todas as portas.

Ergonomia oferecida

Observe também a ergonomia oferecida pelo veículo, pois o ato de dirigir deve ser confortável e muito prático. Todos os itens devem estar ao alcance dos membros da pessoa com deficiência, sem a necessidade de se esforçar. A ergonomia também é fundamental para que o quadro da deficiência não seja agravado.

Espaço interno e tamanho do veículo

Muitas pessoas com deficiência utilizam acessórios para se locomover, como cadeiras de rodas, bengalas, andadores e outros. Esses objetos precisam ser transportados com facilidade no automóvel, portanto, verifique se o espaço interno condiz com as necessidades da PcD e se os seus acessórios cabem dentro dele. Considere também a facilidade que é guardá-los no veículo.

Possibilidades de adaptação

Dependendo da deficiência que a pessoa tiver, pode ser necessária a realização de adaptações no veículo comprado. Verifique com o fabricante se essas exigências são possíveis, pois o automóvel deve oferecer o máximo de conforto e praticidade para o transporte da PcD.

Desempenho do motor

Considere também o desempenho do motor durante o processo de escolha do carro para PcD. No Brasil, a potência é considerada em cavalos (cv). Atente-se ao fato de que nem todo carro potente é necessariamente veloz. O desempenho do motor ajuda em aspectos como o consumo de combustível e a dirigibilidade, principalmente em áreas com muitos aclives e declives.

Economia de combustível

preço dos combustíveis em nosso país não para de subir. Por isso, vale a pena investir em carros que têm baixo consumo de combustível. O Inmetro ajuda nesse fator, obrigando as montadoras a indicarem, em uma tabela, a classificação energética de cada modelo — em uma escala de A a E, onde A significa o menor consumo.

Facilidade de direção

Por fim, a escolha do modelo deve ser feita com base na facilidade de direção. Os automóveis que possuem direção elétrica e acessórios como kit multimídia com sensor e câmera de ré facilitam a dirigibilidade. Comandos de voz e outros por meio de botões também tornam o ato de dirigir mais confortável para a pessoa com deficiência.

Lembre-se de fazer a escolha do carro para PcD considerando todas as necessidades físicas que o condutor tem. Ofereça ainda mais conforto com os itens que cada modelo entrega, ampliando o leque de acessórios que contribuem com a praticidade nos deslocamentos da pessoa com deficiência.

Se quiser conhecer alguns modelos da Honda, entre em contato conosco. A HPoint possui uma equipe preparada para atendê-lo prontamente e apresentar todos os veículos que se adéquam às necessidades de quem é PcD.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"