Como funciona o sensor de chuva?

Vendo a ficha técnica dos últimos lançamentos do mundo automotivo, você já deve ter se deparado com um equipamento cada vez mais comum no Brasil: o sensor de chuva. Até poucos anos atrás esse sensor era restrito apenas aos carros caros e importados, mas hoje já é possível encontrá-lo como opcional em muitos carros nacionais, seja SUV, Sedan ou Hatch!

No post de hoje explicaremos o que é o sensor de chuva, como ele funciona e por que ele é tão importante. Vamos começar!

O que é o sensor de chuva?

O sensor de chuva é um equipamento eletrônico que fica fixado no vidro dianteiro, quase sempre junto ao espelho interno. Seu trabalho é identificar quando o para-brisa do carro está molhado, ativando automaticamente os limpadores. Além de ativar, ele ainda controla a velocidade das palhetas, diferenciando uma chuva fraca de um temporal.

Além de ser oferecido como um opcional ou equipamento de série, o sensor de chuva também pode ser instalado como acessório, do mesmo modo que aparelhos de som e sensores de estacionamento.

Todo esse processo é feito sem a necessidade de interferência do motorista, basta colocar o limpador na posição “auto”.

Como funciona o sensor de chuva?

Após diversas tentativas de criar sistemas que eliminem a necessidade de ter o limpador de para-brisas, a atual tecnologia de sensores de chuva foi a que chegou mais próxima disso. A ciência por trás dele está na difração, que é a forma com que a água reflete luz.

O equipamento contém uma pequena lâmpada infravermelha, do mesmo tipo usado pelos controles remotos das televisões. Dependendo da forma com que essa luz é refletida pelo vidro do carro, o sistema identifica se há ou não água no para-brisa, além de reconhecer qual a quantidade do líquido.

Por que o sensor de chuva é importante?

Ligar o limpador é uma ação quase natural para a maior parte dos motoristas quando começa a chover, mas a presença cada vez maior de sensores de chuva como opcional carrega diversos bons motivos! O equipamento é um importante acessório de segurança e conforto nos carros.

Segurança

Como o sensor de chuva pode estar constantemente ativado, ele é um grande aliado em casos de emergência. Um jato de água pode ser lançado sem aviso no vidro do carro mesmo sem chuva, ao passar em uma poça, por exemplo. Como o tempo de reação do sensor é muito mais rápido que o de uma pessoa, sua visibilidade será recuperada rapidamente, podendo evitar um acidente.

Conforto

Sem dúvida, a principal vantagem do sensor de chuva está no conforto! Poder dirigir sem se preocupar em ligar os limpadores de para-brisa quando começa a chover é uma grande comodidade, além da vantagem de ter sua velocidade constantemente alterada de acordo com a intensidade da chuva.

Com preços cada vez mais acessíveis e mais carros com sensor de chuva disponível, essa prática tecnologia tem cada vez mais chance de estar presente no seu próximo carro!

Gostou de conhecer mais sobre sensores de chuva? Aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das principais notícias do mundo automotivo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"