Como manter o seu carro protegido com rastreamento veicular

O rastreamento veicular é uma das formas mais eficientes de proteger o seu carro por meio de geolocalização. Saiba como manter seu carro protegido com essa tecnologia!

 

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve 557 mil veículos roubados ou furtados somente no ano de 2016. Ou seja, uma média de um veículo por minuto. Esses dados alarmantes apontam que, não apenas as capitais brasileiras, como as cidades do interior, também sofrem com crescente onda de violência.

 

A consequência natural dessa situação é o aumento da demanda por formas de proteger o veículo. E uma das alternativas de proteção que vêm ganhando cada vez mais força é por meio do rastreador veicular, tanto por sua eficiência no monitoramento do carro quanto pelo preço acessível.

 

Continue lendo o nosso post para entender o que é um rastreador veicular, como funciona e como ele pode ser um grande aliado em sua segurança no dia a dia.

O que é um rastreador veicular?

 

O termo pode parecer um pouco complexo, mas na verdade é bem simples. Um rastreador veicular é um dispositivo de geolocalização que permite indicar, com precisão e em tempo real, onde o veículo está circulando ou parado.

 

Normalmente, o aparelho é pequeno e sua instalação é feita em locais estratégicos para que os bandidos tenham dificuldade em identificá-lo.

 

Além de mostrar a localização exata do veículo, o rastreador oferece diversas informações e possibilidades, como: controle de velocidade, monitoramento de rotas, cerca eletrônica etc. Para empresas de transporte que possuem rastreador veicular em sua frota, por exemplo, é possível saber se alguma encomenda sofreu algum furto, roubo ou desvio de rota.

 

De forma simplificada: o rastreador veicular é um pequeno aparelho que utiliza uma tecnologia de localização via GPS ou radiofrequência para dar as coordenadas de onde o veículo está.

 

Como funciona um rastreador veicular?

 

O rastreador veicular atua por meio de dois tipos de tecnologia: radiofrequência (RF) ou via satélite (GPS). Confira abaixo cada um deles e suas particularidades:

 

Os rastreadores via radiofrequência funcionam a partir da triangulação de sinais captados por redes compostas por antenas receptoras, que proporcionam uma vasta cobertura de área, permitindo a localização do veículo rastreado, inclusive, em locais fechados ou cobertos.

 

Já os modelos de rastreadores que utilizam o sistema de GPS funcionam por meio de uma complexa rede de satélites que contornam a Terra para que, ao menos quatro deles, estejam acessíveis pelos sensores localizados em qualquer lugar.

 

Por que usar um rastreador veicular?

 

O carro é considerado um bem de alto investimento que deve ser protegido e valorizado, ainda mais se levarmos em conta o crescente número de furto e roubo nas cidades brasileiras. Com o aumento da insegurança, a necessidade de garantir que o carro esteja seguro faz com que o mercado de proteção veicular disponibilize diversas alternativas para os motoristas mais preocupados.

 

E uma das maneiras mais eficientes e populares de ajudar na proteção contra furtos e roubos é usando a tecnologia do rastreador veicular para monitorar, em tempo real, todos os movimentos do carro.

 

Vantagens de um rastreador de carro

 

O rastreador automotivo possui inúmeras vantagens que vão além do monitoramento do veículo. Confira agora as principais:

 

  1. Reduz o preço do seguro

 

A instalação de um rastreador veicular costuma reduzir em até 30% o valor do seguro do carro, tendo em vista que o rastreamento é considerado uma eficiente maneira de encontrar o carro furtado ou roubado.

 

  1. Aumenta as chances de recuperação do veículo

 

Como o rastreador veicular permite acompanhar a localização do veículo 24 horas por dia, as chances de encontrá-lo em caso de furto e roubo são enormes.

 

  1. Preço acessível

 

Um grande atrativo do dispositivo, além da segurança garantida, é o preço baixo de instalação e monitoramento. Ou seja, o custo-benefício de um rastreamento veicular é bastante atraente.

  1. Rastreamento online e em tempo real

 

Por meio de plataformas online ou aplicativos no celular é possível acompanhar a localização exata do veículo, em tempo real.

 

  1. Sem análise de perfil

 

Outra vantagem do rastreamento veicular é a sua flexibilidade na contratação por ser indicado para qualquer tipo de perfil, inclusive os perfis considerados de alto risco.

 

  1. Controle do movimento de cargas e encomendas

 

Para as pessoas que possuem comércio, o rastreador veicular possibilita controlar a entrega de cargas e encomendas e também identificar se o trajeto do motorista está dentro do planejado.

 

  1. Mapeamento de localização

 

O dispositivo de rastreamento permite rastrear todos os lugares percorridos por seu carro, inclusive se o veículo estiver sendo usado por outra pessoa.

 

  1. Cerca eletrônica

 

Mais um excelente recurso do dispositivo de rastreamento veicular, a cerca eletrônica nada mais é do que a determinação de zonas de segurança que o motorista pode transitar. Ao sair do perímetro, o usuário cadastrado recebe uma notificação.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

 

Rastreamento veicular + assistência 24 horas

 

Algumas empresas de rastreamento veicular oferecem assistência 24 horas para ajudar o motorista nos momentos mais difíceis, já que é bastante comum ter problemas e imprevistos com o carro no dia a dia. Os serviços mais comuns na assistência 24 horas incluem: reboque, hospedagem emergencial, troca de pneu, chaveiro e carga de bateria.

 

Os tipos de serviços dependem da cobertura oferecida pela empresa, por isso, a dica é avaliar o que é indispensável a você antes de adquirir uma assistência 24 horas.

 

Conclusão

 

Com o aumento da violência, proteger o seu veículo é fundamental também para garantir, além da segurança e controle do próprio bem, a tranquilidade do motorista e dos passageiros. O rastreamento veicular é uma maneira bastante eficiente de conseguir tudo isso a um valor acessível.

 

Antes de contratar o serviço de rastreamento, avalie alguns itens como: a credibilidade e experiência da empresa que você está contratando, qual o tipo de tecnologia é fornecida, a taxa de recuperação de veículos da empresa, qual a abrangência da cobertura, entre outras questões. Dependendo da empresa, é possível contratar o rastreamento veicular com um serviço de garantia contra furtos e roubos para que você evite preocupações diárias.

 

Entendeu todos os benefícios e como a tecnologia de rastreamento veicular pode ser bastante útil para quem deseja garantir a própria segurança? Aproveite o nosso espaço abaixo para comentar o que achou do nosso artigo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"