Conheça mitos e verdades sobre o consórcio automotivo

Participar de um consórcio automotivo pode representar a concretização de um sonho, afinal, para muitas pessoas, essa é a grande oportunidade para alcançar o objetivo de conquistar o carro próprio. Por outro lado, é comum que a falta de informação sobre como funciona e quais processos envolvem esse sistema, provoque muitas dúvidas entre os interessados.

No caso dos automóveis, estamos falando de um bem de alto custo. Por isso, sempre bate uma incerteza em relação à validade da participação, e quais são as possíveis eventualidades e como, de fato, tudo acontece até a contemplação.

Por isso, preparamos este artigo com alguns dos principais mitos e verdades sobre o consórcio de automóveis. Acompanhe conosco e fique por dentro do assunto! 

Dinheiro não pode ser devolvido

Mito. Na realidade, o que ocorre é que ao cancelar o consórcio, o participante continuará a fazer parte das assembleias de sorteio, ou seja, até que ele seja sorteado e possa receber o dinheiro investido.

Para receber de volta o dinheiro, ele terá que respeitar o prazo do grupo. Isso quer dizer que as datas continuam as mesmas da assembleia. Por isso, é muito importante conferir o prazo.

Vendedor garante contemplação rápida

Mito. Não existe a mínima possibilidade de o vendedor estipular uma data para que a pessoa seja contemplada ou que o carro escolhido terá itens adicionais após a contemplação.

Para evitar problemas nesse sentido, é fundamental que o participante entenda como funciona o processo e analise atentamente quais são as condições do contrato.

Por outro lado, vale lembrar que existem, sim, caminhos que permitem aumentar as chances de contemplação. Ainda assim, eles variam de acordo com administradora e são apenas probabilidades, jamais certezas!

Consórcio não tem juros

Verdade. Essa é uma das maiores vantagens de um consórcio automotivo. É um ponto muito positivo, uma vez que torna a participação mais barata e acessível em relação a outros métodos, a exemplo do financiamento.

A maioria dos casos também não exige o pagamento de uma taxa de adesão, fator que ajuda muito as pessoas que não têm dinheiro disponível, mas conseguem manter um bom planejamento financeiro. Vale lembrar que existem, sim, algumas taxas. Assim, antes de fechar o negócio, é bom conferir quais são elas no contrato.

Parcela aumenta de valor repentinamente

Nem mito nem verdade. É falta de informação! O fato é que pode haver o aumento do valor das parcelas, pois elas seguem o reajuste de alguns índices, como o IPCA — o que significa que sempre há uma atualização com relação aos valores de mercado.

Esses aumentos raramente acontecem sem que o consorciado saiba dos detalhes

Ainda assim, não existe motivo algum para preocupação. Como apontamos, o consórcio de automóveis é uma boa oportunidade. Sendo assim, conversar com a administradora ou um especialista sobre todos os pequenos pontos pode resolver tudo!

consorcio
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Dicas para avaliar o consórcio automotivo

Sem dúvida, o consórcio automotivo é uma excelente opção para conquistar o tão sonhado carro próprio. No entanto, é preciso ter atenção a alguns pontos para que tudo ocorra como o planejado. A seguir, veja quais são os principais.

Verifique o registro da empresa

Todas as empresas que trabalham com administração de consórcios precisam ter a autorização do Banco Central. No próprio site do BC é possível conferir essas informações e outras adicionais.

Pesquise sobre a administradora

A internet é o melhor caminho para avaliar se a administradora é realmente confiável. Para isso, além de consultar o site do Banco Central, vale a pena conferir os sites de reclamações e pesquisar sobre a instituição. Tudo isso serve para conhecer a reputação da empresa. Afinal, quanto mais conceituada, melhor!

Compare taxas e preços

Em qualquer situação que envolva a aquisição de um serviço ou bem, antes de fechar o negócio, é preciso pesquisar e analisar quais são as opções disponíveis. Assim, será possível avaliar e encontrar aquela que oferece a melhor forma de pagamento, as melhores taxas e os melhores serviços/produtos.

Fique atento aos reajustes

Nos tópicos anteriores, vimos que o consórcio automotivo não tem juros, mas tem reajustes. Eles servem para não deixar que a carta de crédito fique desvalorizada. Nesse caso, porém, o detalhe é que pode haver diferenças de reajuste em relação a um mesmo bem entre uma administradora e outra. Vale a pena pesquisar!

Coloque todas as promessas no papel

Sabe aquelas promessas feitas nas campanhas publicitárias e no site? Pois bem! Se a administradora prometeu, deverá cumprir. Por isso, antes de fechar o contrato e assinar o documento, confira se está tudo ali: melhores condições, vantagens etc.

Um consórcio automotivo é uma ótima opção para que conquiste seus sonhos.  Acompanhando as considerações que apontamos acima, é possível encontrar o melhor consórcio!

Ainda sonha em comprar seu primeiro carro ou trocar o seu por um modelo mais novo? A Honda HPoint é uma concessionária especializada em promover a melhor experiência de compra e troca de veículo com a garantia oferecida pela montadora. Entre em contato e descubra tudo o que podemos oferecer a você!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"