Conheça os itens que são obrigatórios no seu carro

O dono de um veículo precisa andar com o seu documento de identificação e os documentos do carro, que devem estar em dia. Além disso, os impostos referentes ao carro devem ser pagos na data correta para evitar multas e suspensões.

Por fim, para estar dentro da lei, o automóvel também precisa ser equipado com alguns itens. Saiba com este post quais são os itens obrigatórios no carro e qual é a sua importância para a segurança do motorista e dos passageiros.

Dispositivos de iluminação

Em um veículo existem diversos dispositivos de iluminação que devem estar ativos, como:

  • lanterna que ilumine a placa traseira na cor branca;
  • faróis principais (dianteiros) de cor branca ou amarela;
  • luzes de posição dianteiras (faroletes) na cor branca ou amarela;
  • lanternas traseiras e de freio de cor vermelha;
  • lanternas que indiquem a direção (setas). Se dianteiras devem ter cor âmbar, já as traseiras podem ser de cor âmbar ou vermelhas;
  • lanterna de marcha à ré de cor branca;
  • lanternas delimitadoras e lanternas laterais;
  • luz diurna de acendimento automático (somente a partir de 2023).

As luzes são essenciais para que o motorista seja visto e veja outros automóveis e suas ações, evitando colisões e acidentes. Porém, além de estar com o sistema de iluminação em dia, é preciso que o motorista saiba usá-lo corretamente.

Cinto de segurança

A função do cinto de segurança é evitar que, durante uma colisão, o passageiro seja ejetado para fora do veículo ou projetado contra as partes fixas do automóvel. Esse item é essencial para manter a integridade física e evitar maiores danos em acidentes. Assim, ele é um item obrigatório dentro do carro e que deve ser usado em todos os momentos.

Estepe

O estepe é um item obrigatório para todos os carros vendidos no Brasil, sejam eles nacionais sejam importados. O pneu sobressalente é importante para imprevistos em que o pneu usado no carro sofre algum dano, como furos, por exemplo.

A exceção são os carros equipados com o modelo run flat, um pneu que tem várias camadas de borracha em densidades diferentes. Além disso, é preciso ter selante suficiente para o reparo de um pneu e também de equipamento próprio para encher o pneu até a pressão recomendada pelo fabricante para uso temporário.

Ferramentas de emergência

O kit de ferramentas de emergência é composto por um macaco hidráulico, chave de rodas e triângulo. A sua falta é considerada infração gravíssima, gerando multa para o infrator e também 7 pontos na carteira.

Isso porque seu uso é imprescindível para trocar um pneu pelo estepe em situações de emergência. A chave de rodas é usada para afrouxar os parafusos das rodas, sendo em formato de “L”. Em alguns veículos essa ferramenta é equipada com um adaptador para parafusos mais resistentes.

O triângulo é essencial para sinalizar na via que um veículo está parado por qualquer tipo de problema. Essa sinalização deve ser feita a 10 metros do local e o triângulo precisa ser feito de material que reflita a luz dos faróis para maior segurança durante a noite.

Já o macaco é o equipamento que retirará o veículo do solo para que o pneu seja retirado e posteriormente trocado. No manual do proprietário do veículo há instruções do local em que se deve posicioná-lo corretamente.

Lembre-se de conferir se esses itens estão presentes quando adquirir um veículo usado e qual é o seu local em um novo carro, visto que eles podem variar conforme o modelo.

Limpador de para-brisa

Sendo obrigatório por lei, o limpador de para-brisa é essencial para manter a segurança, principalmente em dias de chuvas fortes, já que impedem o acúmulo de água e permitem a visibilidade do motorista. Para que ele funcione corretamente é preciso verificar o estado das palhetas.

Complexo de freios

Os freios ABS estão presentes em todos os carros novos no Brasil, visto que a legislação exige que esse item seja incluído, atualmente, em todos os modelos.

O sistema é formado pelos freios de serviço, seja de disco seja de tambor, que estão sob as rodas com acionamento por pedal. Apesar de serem tecnologias diferentes, as duas peças utilizam pressão hidráulica para gerar atrito entre o chão e as rodas.

O freio de estacionamento pode ser ativado por alavanca (freio de mão) ou tecla no console central. Em alguns automóveis, ele também pode ser ativado por pedal.

Buzina

As buzinas devem emitir um som de no mínimo 93 decibéis e no máximo 104. Seu uso é importante para evitar acidentes no trânsito, uma vez que seu som serve para fazer advertências, o que deve ser feito com toques breves.

Se o condutor usar a buzina de forma prolongada, repetitiva e sem justificativa, cometerá infração leve, podendo ser punida com três pontos na carteira e multa.

Airbags frontais

No Brasil os airbags frontais estão presentes em todos os veículos produzidos a partir de 2014. Sendo assim, a legislação exige que a bolsa seja, pelo menos, para o motorista e o passageiro localizado ao seu lado.

Seu sistema é muito sofisticado, visto que a bolsa de ar é acionada em frações de segundos após a colisão do veículo e ele só é acionado em situações graves e de forte impacto. O objetivo é proteger a integridade física dos ocupantes do carro, impedindo que o motorista se choque contra o volante ou seja projetado para fora do veículo.

O airbag do motorista fica no volante, enquanto o da carona é instalado no painel em frente ao banco, onde ficava o porta-luvas antigamente.

Por fim, lembre-se de que realizar a revisão do carro periodicamente é fundamental para rodar tranquilamente e evitar acidentes e imprevistos. Isso porque, mesmo que o veículo tenha todos os itens obrigatórios, é preciso assegurar que seu funcionamento está ocorrendo ou ocorrerá perfeitamente quando for acionado.

Além da revisão, o motorista precisa ter cuidados com o seu carro, como a calibragem dos pneus, a troca de óleo com frequência e o teste do sistema de luz. Se houver algum problema, procure assistência, evitando multas e acidentes.

Anotou quais são os itens obrigatórios no carro? Lembre-se de conferi-los na próxima revisão! Quer ler mais conteúdos sobre automóveis? Siga a gente nas redes sociais! Estamos no FacebookTwitter, Youtube e Flickr.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"