Descubra quais são as cores de carros mais vendidas no Brasil

Ficar de olho nas cores de carros mais vendidas vai muito além de uma atenção extra na parte estética do veículo. Elas podem influenciar muito no valor do carro, tanto quando pensamos em comprar quanto na hora de revender.

Mas, por que elas afetam a compra ou revenda? A questão é que não há nenhuma razão primordial ou até mesmo lógica para isso. Há sim alguns pontos que ajudam a entender. Por exemplo, a propaganda feita pelas próprias fabricantes, a facilidade de reparar possíveis arranhões e até mesmo aquelas que mantêm suas qualidades originais por mais tempo.

A partir daí, o que temos é uma espécie de “efeito borboleta”, isto é, se determinadas cores estão mais presentes em maior quantidade no mercado, elas venderão mais. Partindo desse princípio, chegamos ao fator oferta e demanda que, no final das contas, é o que determina o valor das coisas.

Então, está curioso para saber quais são as cores de carros mais vendidas? Continue a leitura e fique por dentro daquelas que são mais interessantes tanto na hora da compra quanto para uma possível revenda do carro. Acompanhe e boa leitura!

Cores de carros mais vendidas no Brasil

1. Branco

A cor branca, invariavelmente, sempre aparece entre as cores de carros mais vendidas. Os compradores de veículos nessa cor apontam que um dos principais motivos para optar por ela é o preço, pois carros brancos costumam ter um valor mais em conta — mas cuidado, nem sempre isso acontece!

Outro fator que volta e meia surge nas pesquisas sobre o tema é que a tonalidade curiosamente passa uma sensação de que o carro é mais espaçoso!

Mas há as desvantagens, os arranhões ficam mais visíveis e, além disso, boa parte das cidades do país usa a cor branca como padrão para os táxis.

2. Prata

A cor prata tem crescido na preferência dos compradores brasileiros, especialmente impulsionada pela popularização nas picapes. Por ser uma tonalidade discreta e agregar um pouco mais de charme ao carro, muitos motoristas não abrem mão dela. Aliás, ela vem tomando o lugar do branco em muitas regiões.

Uma das grandes vantagens atribuídas à cor prata é que, ao contrário da cor branca, riscos, arranhões e sinais de poeira ficam menos evidentes. Além disso, quem dirige muito durante a noite tem uma vantagem em termos de segurança: a tonalidade reflete mais luz e isso permite que o carro fique mais visível, por exemplo, em caso de estar parado no acostamento.

O fator complicador da cor prata é que os preços dos carros podem não ser muito atrativos às vezes, especialmente pelo fato de que são necessários alguns pigmentos especiais. Mas, caso exista algum aumento ainda, vale a pena, já que a cor segura o preço em uma possível revenda.

3. Preto

A cor preta surge como uma opção muito procurada por compradores que têm algum receio de não acertar no tom ou que não querem ter muito trabalho pensando e avaliando cores. Além de ser uma das opções que menos sofre com desvalorização na hora da revenda, ela tem aparecido cada vez com mais frequência em utilitários esportivos.

Essa tonalidade também oferece uma maior visibilidade para os condutores que costumam dirigir durante o dia. Por outro lado, em dias nublados ou durante a noite ela tem a desvantagem de ser menos visível.

4. Cinza

As vantagens e desvantagens do cinza entre as cores de carros mais vendidas são semelhantes à cor prata. Mas, é bom lembrar que essa última geralmente fica lá topo alternando com a cor branca, enquanto que a cor cinza aparece do terceiro lugar em diante em algumas análises.

É uma cor discreta e também segura o preço de revenda. Por sair um pouco da tríade branco, prata e preto é uma cor que é apontada com tendências de crescimento para os próximos anos.

5. Vermelho

O vermelho também aparece entre as cores de carro mais vendidas. Apesar de ser sempre o lanterna na lista das cores que contribuem para a venda e que são de mais fácil aceitação entre os compradores, o fato é que brasileiros ainda não são muito adeptos dessa tonalidade.

Essa cor passa a sensação de calor, intensidade e muita personalidade e esses pontos não são características buscadas pela maioria. Mas vale uma observação: se o caso for utilitários esportivos ou peruas, a cor vermelha é uma boa opção para segurar o preço.

Compradores apontam que uma das principais vantagens dessa cor é na hora da compra, uma vez que as montadoras não têm por hábito cobrar muito caro por ela. No mais, é uma cor que agrega beleza e imponência ao carro.

Preferência de cores de carros na América Latina

A PPG, empresa que atua em nível global com tintas, fibra de vidro e materiais especiais realizou um levantamento apontando as cores de carros mais vendidas na América Latina nos últimos anos. Segundo o que foi apontado, temos:

  1. branco, com 38%;
  2. prata, com 31%;
  3. preto, com 10%
  4. cinza, com 9%;
  5. vermelho, com 8%

Em escala global, a cor branca domina na maior parte das regiões do mundo.

Tendências de cores de carros mais vendidas para 2019

Até vimos os principais aspectos relacionados às cores dos carros. Ficou claro que elas são um fator de muita importância para o mercado especialmente porque podem influenciar os preços na hora da compra ou revenda do veículo. Sendo assim, nada como ficar de olho no que está por vir!

Pelo comportamento do mercado, as cores que compõem nossa lista acima continuarão sendo muito bem-aceitas pelos consumidores brasileiros. Mas aqui cabe considerar algo muito legal que vem sendo feito pelas fabricantes: desenvolver cores que contêm uma história. Ou seja, uma tonalidade que remeta a um comportamento, estilo e sensação de vida.

Partindo disso, não se surpreenda se em 2019 cores muito pouco consideradas começarem a fazer sucesso, como vermelhos mais vivos, verdes incomuns, marrons, diferentes tons de azul e até mesmo laranja.

Outra tendência na qual devemos ficar de olho são as cores em tons metálicos. Há quem diga que elas ganharão cada vez mais espaço no mercado quando comparadas com as cores básicas e sólidas.

O interessante é que uma via de mão dupla e positiva para os dois lados da negociação: essa tonalidade tem um custo mais baixo para as fabricantes e os compradores estão a associando cada vez mais a características como sofisticação.

A dificuldade, claro, é saber qual fará sucesso e correr para comprar antes! Lembra-se do que falamos sobre oferta e demanda? Pois bem, uma cor que agora não significa nada pode estar nos próximos anos entre cores de carro mais vendidas, e isso vai fazer o preço ser afetado! Mais um motivo para sempre ficar de olho nesse tema.

Não resta dúvidas que a cor afeta muito a questão dos valores em torno de um carro. Contudo, além disso, é interessante acompanhar esse mercado especialmente para ficarmos por dentro sobre as inovações que têm surgido com o desenvolvimento de tintas mais resistentes, com mais brilho e mais qualidade.

Agora que você viu quais são as cores de carros mais vendidas, aproveite e confira alguns cuidados especiais para você ter com seu carro preto neste artigo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"