Deseja comprar o primeiro carro? Confira 7 dicas para não errar

Não é difícil encontrar pessoas buscando o sonho de comprar o primeiro carro. Mais do que status ou luxo, esse bem de consumo traz conforto, segurança, praticidade no dia a dia, além de ajudar no aproveitamento do tempo e na realização de diversos afazeres.

Mas, com tantas opções e aspectos a analisar, as dúvidas são inevitáveis. Você fica na ansiedade pela compra, pensa nos gastos extras, escolhe a concessionária — entre vários outros pontos que podem tornar tudo mais complicado.

Neste post, listamos 7 dicas práticas para que você consiga comprar seu primeiro carro com mais segurança e tranquilidade. Acompanhe e faça sua lista!

1. Escolha entre um carro zero e um seminovo

A escolha entre um modelo popular básico, mas zero quilômetro, ou um usado mais completo pode confundir muita gente. As questões a serem consideradas aqui são o quanto você tem disponível para o investimento e, claro, seu perfil e gosto pessoal.

Comprar um carro zero é mais prazeroso e realizador que um usado com baixa quilometragem, mas o primeiro traz mais despesas, pois o gasto com impostos começa já no emplacamento.

Por outro lado, um modelo pouco rodado pode ter tudo o que você deseja e estar mais de acordo com seu orçamento. Mas não se esqueça: todos os benefícios de um usado estão relacionados com sua baixa quilometragem!

2. Controle a ansiedade

Comprar o primeiro carro é motivo de muita ansiedade. Isso é normal, mas o que não pode acontecer é se deixar levar pelo nervosismo e acabar fechando um negócio que não será muito legal no futuro.

Por isso, deixe a ansiedade de lado e use a razão para analisar pontos como:

  • onde o carro será mais usado;
  • qual modelo é mais indicado para as estradas de sua região;
  • qual o tamanho do porta-malas;
  • quantas pessoas usarão o veículo, entre outros.

Ao fazer isso, você consegue entender realmente o tipo de carro está buscando e também economiza dinheiro, já que a escolha será mais correta e de acordo com seu perfil.

3. Compre de uma concessionária

Pode parecer algo simples e muito óbvio, mas muitas pessoas enfrentam dores de cabeça apenas por não comprarem o primeiro carro em uma concessionária.

É uma questão de segurança e garantia para você, como comprador, de que está adquirindo um item de qualidade, dentro da legislação e que será amparado, caso algo dê errado.

4. Planeje os gastos extras

Os gastos envolvendo a compra de um carro novo vão muito além do preço. Há uma série de impostos e questões relativas à manutenção e segurança do veículo que também precisam ser consideradas. Veja algumas:

  • licenciamento — avaliação das condições do veículo realizada anualmente em conformidade com as normas de meio ambiente e segurança no trânsito;
  • manutenções preventivas — antes da nova aquisição, é interessante analisar o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Por meio dele, você pode conhecer o impacto dos custos com base na troca ou revisão de peças e componentes em vários modelos de veículos;
  • seguro DPVAT — seguro obrigatório que deve ser pago juntamente com o IPVA;
  • IPVA — imposto estadual, pago anualmente;
  • combustível — preço médio, variações e o custo-benefício de cada opção devem ser avaliados na ponta do lápis;
  • estacionamento — especialmente nos grandes centros urbanos, a contratação de um local para guardar o carro com segurança precisa ser levada em conta.

Esses são alguns dos gastos mais comuns que um carro traz. Fique atento a todos eles para não ter nenhuma surpresa no futuro.

5. Escolha bem o modelo

Quem está pensando em comprar o primeiro carro tem que levar em conta as funcionalidades que o veículo precisa ter. Há modelos adequados para os mais diversos perfis e necessidades. Depois de listar o que é mais importante para uma boa compra, é hora de pesquisar — não tenha pressa nessa etapa!

A internet e as mídias especializadas no segmento automotivo são ferramentas amplamente acessíveis e muito úteis para essa finalidade. Além disso, você pode conversar com alguém que tem um modelo igual àquele que mais atrai sua atenção. Assim, consegue avaliar pelo ponto de vista de quem já é dono.

6. Tenha um seguro

Contratar um seguro é fundamental para proteção do patrimônio e tranquilidade do proprietário. Por isso, ao comprar o primeiro carro, simule e faça cotações tantas vezes quanto julgar necessário nas mais diversas instituições financeiras e corretoras. Somente assim você terá como escolher a opção que traga as melhores condições.

7. Negocie com a concessionária

Como comprador, está em suas mãos a chance de conversar com a concessionária e tentar conseguir mais vantagens para o negócio.

Boa parte das autorizadas oferecem serviços e benefícios para quem está comprando um carro — ainda mais se for novo! Essas vantagens podem ir de emplacamento grátis a itens extras, descontos e até revisões gratuitas.

Veículos novos também trazem garantia de fábrica, e você pode conseguir estendê-la em uma negociação interessante com a loja. Porém, antes de fechar qualquer compra e assinar o contrato, avalie se ainda pode é possível descontos em serviços futuros como troca do jogo de pneus e alinhamento.

Várias concessionárias oferecem esses serviços. Com um pouco de insistência, eles podem ser incluídos na negociação. Por isso, é sempre bom perguntar a respeito.

Você se lembra de quando falamos sobre a importância de pesquisar em todas as etapas? Pois bem, ao buscar as melhores concessionárias, é possível selecionar aquelas que agregarão mais vantagens para a negociação, então, fique atento!

Pode parecer um tanto trabalhoso, mas faz toda a diferença na sua compra contar com o apoio de uma concessionária que tenha bom histórico no mercado, seja bem-vista e garanta qualidade. Isso será positivo na hora da compra e no futuro, pois representa segurança e menos riscos.

Comprar o primeiro carro é um processo que deve envolve vários degraus. Tudo pode sair como planejado, desde que você tenha um pouco de paciência. Por fim, lembre-se disto: um carro é um bem de alto valor aquisitivo. Assim, quanto mais certezas, melhor para você!

Então, gostou de nossas dicas? Aproveite e entre em contato com a Honda Hpoint. Contamos com uma equipe qualificada para ajudar em todas as fases de aquisição de seu novo carro. Acesse nosso site e veja tudo o que temos para oferecer!