Direção defensiva: tome cuidado ao dirigir em dias chuvosos

A imprudência e a falta de atenção são algumas das principais causas de acidentes no trânsito. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde, divulgadas pelo Ministério da Saúde, o Brasil está em quinto lugar entre os países com o maior número de mortes ao volante.

Para contornar esse problema, conduzir veículos de acordo com os princípios da direção defensiva é um hábito que deve ser adotado por todo motorista. Neste post, separamos as principais informações que você precisa ter para garantir a segurança de todos no trânsito e os cuidados que devem ser adotados ao trafegar em dias de chuva. Confira!

O conceito de direção defensiva

A direção defensiva é o conjunto de práticas que devem ser adotadas pelos motoristas para evitar acidentes de trânsito ou minimizar as consequências dessas situações. Afinal, a maior parte de ocorrências desse tipo poderia ser evitada se os procedimentos corretos fossem empregados no dia a dia.

Nesse sentido, dirigir defensivamente significa planejar as ações pessoais com antecedência para que cada condutor possa se prevenir contra possíveis maus comportamentos de outros motoristas e, também, condições adversas da via.

Desde 2004, o curso de direção defensiva é obrigatório, devendo ser realizado por todo motorista durante a obtenção ou a renovação da CNH.

Os tipos de direção defensiva

Existem dois modos de práticas defensivas que devem ser usados para garantir a segurança no trânsito:

  • direção preventiva: atitude permanente do motorista com o objetivo de antecipar riscos e evitar acidentes;
  • direção corretiva: atitude que deve ser tomada pelo motorista em situações não previstas e na possibilidade de acidentes.

Os princípios da direção defensiva

Para agir de acordo com o método, os condutores precisam dominar diversos elementos que facilitem a adoção de medidas preventivas para evitar acidentes. Confira quais são eles:

  1. Conhecimento: conhecer as leis de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro, o veículo e seus equipamentos e possíveis condições adversas que podem ser identificadas durante o tráfego;
  2. Atenção: ficar alerta para todos os elementos da via e possíveis situações imprevistas;
  3. Previsão: antecipar ou prever situações não esperadas para não ser pego de surpresa;
  4. Habilidade: desenvolver os conhecimentos e as atitudes necessárias no trânsito por meio da prática;
  5. Decisão ou ação: agir de modo correto e seguro em qualquer situação, tendo como base seus conhecimentos, suas habilidades e as leis de trânsito.

A importância de agir preventivamente

Mais do que uma obrigação, agir de acordo com a direção defensiva é essencial para evitar atitudes que possam levar a acidentes e aperfeiçoar as habilidades dos condutores.

Como o bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros, prever problemas, encontrar soluções e agir com responsabilidade, além de aumentar a segurança, são atos que contribuem para a cordialidade no trânsito.

A direção defensiva também ajuda a evitar multas, pois ações incorretas são consideradas infrações e podem pesar no bolso dos condutores. Confira algumas dicas para dirigir com segurança:

  • redobre a atenção ao fazer ultrapassagens e ultrapasse somente um carro por vez;

  • mantenha uma distância segura do veículo à frente;

  • esteja atento a curvas, buracos, falta de sinalização, óleo na pista, lombadas e tráfego de animais;

  • respeite o limite de velocidade e as leis de trânsito;

  • mantenha o veículo em bom estado de conservação e manutenção.

Os cuidados de direção defensiva em dias chuvosos

Como as chuvas podem trazer diversos perigos no trânsito, os motoristas devem ficar atentos e reforçar os cuidados em sua rotina. Por exemplo, óleo de motor e outros líquidos que se acumulam na pista durante o período sem chuva se misturam à água e podem deixar as estradas escorregadias e, logo, causar acidentes.

Veja algumas orientações para praticar o trânsito seguro:

  • circule com os faróis acessos mesmo durante o dia, principalmente em rodovias;
  • evite frear bruscamente;
  • olhe sempre os retrovisores para verificar o risco de aquaplanagem. Se as marcas dos pneus estiverem desaparecendo, o risco é grande. Portanto, a velocidade deve ser reduzida;
  • mantenha freios e pneus em bom estado;
  • observe o fluxo de veículos e os locais com água acumulada.

Agora que aprendeu sobre direção defensiva, assine a nossa newsletter e receba atualizações em sua caixa de entrada. Assim, você ficará por dentro de todos os cuidados necessários para um trânsito seguro!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"