Fique atento! Saiba o que analisar ao comprar um carro usado

Comprar carro usado não é uma tarefa fácil! Sendo assim, para evitar aborrecimentos e prejuízos é muito importante que vários fatores sejam bem avaliados.

Em primeiro lugar, verifique o lugar onde deseja comprar o carro. Informe-se, faça pesquisas pela internet — existem sites que divulgam detalhes sobre alguns estabelecimentos comerciais, bem como disponibilizam opiniões de quem já fez negócio por lá.

Na verdade, esse momento requer paciência, dedicação e tempo, visto que nada pode ficar de fora da sua avaliação. Tudo isso vai contribuir para que sua compra transcorra na maior tranquilidade possível.

O que acha, então, de seguir algumas dicas para que você não se arrependa de sua escolha após ter fechado o negócio? Continue sua leitura e acompanhe!

Pesquise para saber os carros menos procurados

Uma boa pesquisa para saber sobre os carros mais cotados e os mais difíceis de serem vendidos deve ser feita. As pessoas têm uma tendência a preferirem carros brancos e pretos. Carros amarelos não são bem-vistos, pois carregam a suspeita de já terem sido táxi.

Outros fatores, como modelos que já saíram de linha ou mesmo um carro mais caro, que tem sua desvalorização mais rápida, merecem atenção na hora da pesquisa.

Assim, para que seu carro não lhe dê problemas mo momento de passar adiante, opte por modelos e cores mais populares.

Verifique a simetria na hora de comprar carro usado

Verificar se existe simetria na estrutura do carro é essencial para saber se ele já sofreu alguma colisão mais séria. Algumas averiguações são importantes, como observar se o capô fecha sem deixar espaços, se as portas fecham alinhando-se perfeitamente à estrutura do veículo, entre outros detalhes.

Leve à loja seu mecânico de confiança

Uma boa dica para auxiliar na compra do automóvel é levar à loja o seu mecânico de confiança para que ele — com seu olhar profissional — ajude-o na avaliação. Nesse momento é bom pedir um test-drive para que ele possa avaliar alguns componentes com o carro em movimento.

Faça uma checagem do estado de conservação geral do veículo

Mesmo que não haja vestígios de uma colisão mais forte ou de passagens por alagamentos, é bom verificar o estado de conservação do veículo — visto que alguns descuidos do proprietário podem resultar em problemas, como pintura desgastada ou mesmo o desgaste de alguns componentes que precisam de manutenções periódicas.

Sendo assim, vamos elencar alguns itens que devem ser observados antes de fechar a compra.

Pneus

Avaliar as condições dos quatro pneus do carro pode levar à detecção de outros problemas. Como exemplo disso, temos problemas de alinhamento e suspensão — que podem ser revelados se os pneus apresentam desgastes diferentes.

Escapamento

Verifique o escapamento do veículo se quiser evitar despesas no futuro — visto que alguns detalhes podem indicar algum tipo de problema com o motor do carro.

Pintura

Uma das maiores exigências quando se compra um carro é a conservação da pintura. Olhar o carro e perceber uma pintura brilhante dá muita satisfação. Sendo assim, quando pedir para ver o carro, solicite que seja em um local aberto com uma excelente iluminação — para que seja possível perceber imperfeições que podem ser mascaradas em locais mais escuros.

Lataria

Ao avaliar a lataria do veículo, passe a mão para verificar se não há ondulações ou outras imperfeições que tenham sido consertadas com massa. Para tirar dúvidas, dê batidinhas no local e se notar um som diferente é sinal de que houve algum reparo.

Se você gostou das dicas para comprar carro usado, aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos para deixá-los por dentro do assunto!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"