Gasolina aditivada rende mais: mito ou verdade?

Chegou a hora de abastecer o seu carro e basta parar na frente da bomba de combustível para a dúvida surgir: qual gasolina devo colocar? Em tempos de alta do preço do combustível, é comum que a gente recorra àquele que é mais barato. Entretanto, devemos ficar atentos às necessidades do nosso carro.

Pouca gente vê diferença, além do preço, entre a gasolina comum e a aditivada. Algumas pessoas afirmam que a gasolina aditivada rende mais e ainda deixa o motor mais potente. Por isso, separamos algumas dúvidas sobre esse tipo de combustível para que você fique bem-informado no próximo abastecimento do seu automóvel.

Vamos desvendar alguns mitos sobre a gasolina aditivada? Continue a leitura!

Qual é a diferença entre gasolina comum e aditivada?

A gasolina aditivada se difere da comum por ter, em sua composição, elementos detergentes e dispersantes para a limpeza do motor e de outras peças do automóvel. Com o tempo, a sujeira da combustão acaba se depositando no motor. Esses detritos são resultados do sistema de queima do combustível.

Os detergentes presentes na gasolina aditivada são hidrocarbonetos específicos para a limpeza do motor — que são bem diferentes daqueles usados na cozinha. Isso ajuda a proteger o filtro e as tubulações do veículo, também mantendo limpos os bicos injetores. Vale lembrar que a gasolina comum brasileira é incolor e composta por 25% de álcool.

É verdade que a gasolina aditivada rende mais?

Não, isso se trata de um mito. A gasolina aditivada possui a mesma autonomia da comum. A diferença de preço entre elas e a presença dos elementos que ajudam na limpeza passam a impressão de que a aditivada deixa o carro com maior autonomia para rodar. O fato é que um motor sujo pode prejudicar o desempenho do automóvel.

Quando o motor do seu carro está sujo, ele pode exigir um maior consumo de combustível. Após a limpeza, a autonomia anterior é retomada. Por isso, existe a recomendação de usar gasolina aditivada continuamente para que o motor não chegue a um estado deplorável de sujeira, evitando exatamente que o consumo de combustível aumente.

Como a gasolina aditivada funciona no carro?

Já que a gasolina aditivada é composta por elementos que ajudam a manter limpo o motor do carro, o uso dela colabora com o prolongamento da vida útil do seu automóvel. Ela remove gradualmente a sujeira que é acumulada no sistema de combustão. Devidamente limpo, o motor funcionará sempre em boas condições.

Outro benefício da gasolina aditivada é que ela mantém limpos os bicos da injeção eletrônica do automóvel. A utilização recorrente desse tipo de combustível prolonga o tempo de uso dos bicos, retardando a necessidade de troca. Ela também possui antioxidantes, sendo recomendada para quem não usa tanto o carro — preservando a qualidade do combustível.

Como o motor é composto por peças metálicas, elas ficam sujeitas à corrosão. Assim, como a gasolina aditivada tem elementos anticorrosivos, esse aspecto colabora com a manutenção dessas peças. Nos carros flex, ela também pode ser usada no tanquinho de partida a frio, pois dependendo da sua região, ele passa algumas semanas ou até meses sem ser usado.

Outro ponto importante é que a manutenção da limpeza do motor proporciona uma melhor queima de combustível na câmara, deixando o veículo com um melhor funcionamento. Atente somente ao fato de que cada gasolina aditivada possui uma fórmula diferente, portanto, vale a pena pesquisar antes de escolher.

Agora que você sabe se a gasolina aditivada rende mais ou menos, faça a melhor escolha para o seu automóvel e garanta o pleno funcionamento dele.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque os seus amigos e familiares que também gostam de dirigir. Esse é o momento perfeito para que todos tirem as suas dúvidas!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"