O que é preciso saber na hora de vender o carro?

Vender o carro pode não ser uma tarefa tão simples como parece. É preciso entender o valor de mercado, preparar o carro para que se torne atrativo— e não seja apenas mais um veículo à venda—, verificar a documentação e esperar por uma oferta favorável. Além do tempo investido em todo processo, é preciso também cautela para evitar fraudes e não cair em golpes.

Mas, calma, não queremos desanimar ou botar empecilhos em sua empreitada. É importante saber que, seguindo alguns passos, há maior chance de realizar uma negociação segura e benéfica para você e para o comprador. Quer saber quais são os procedimentos que podem garantir um bom negócio? Acompanhe o post!

Prepare o carro para a venda

Não adianta seu carro estar com o motor e todas as peças em perfeito estado se a lataria e estofados estiverem mal cuidados. O primeiro item que chamará a atenção de um possível comprador é a aparência do veículo, pois compramos com os olhos. Antes de anunciar o carro para venda, inspecione toda a parte interna e. se possível, faça uma lavagem completa.

Este procedimento, além de melhorar a aparência do carro, vai mostrar que o antigo dono, no caso você, era cuidadoso e isso pode ser um diferencial para o interessado. Carros bem cuidados possuem chances menores de apresentarem pequenos problemas que podem ser incômodos, como arranhões, manchas na pintura e desgaste nos bancos.

Tenha cuidado com a poluição visual do carro e retire adesivos, manchas do estofado, películas com bolhas, riscadas ou desbotadas. Caso você decida por não reparar arranhões ou pequenos amassados na lataria, se prepare, pois os interessados vão pedir descontos para que realizem os pequenos consertos.

Verifique as condições técnicas do carro: faróis, lanternas e pneus

Caso apresentem diferenças de cor, as lanternas e os faróis devem ser limpados internamente. A diferença pode acontecer por causa de excesso de poeira, pela entrada de água da chuva ou durante a lavagem. Faróis com aparência diferentes podem levar o interessado a pensar que houve uma batida e apenas um farol foi trocado.

Lembre-se sempre que a primeira impressão é a que fica, e isto também vale para as condições do carro. Verifique sempre o estado dos pneus, pois se estiverem muito gastos, trocá-los pode ser um bom atrativo para a venda. Você pode citar isto durante a negociação, enfatizando a segurança que pneus novos trazem.

Prefira sempre itens originais: caso as rodas de seu carro sejam esportivas, troque pelas de fábrica, pois a maioria das pessoas não gosta de veículos customizados ou prefere adquiri-los para realizar modificações de acordo com suas preferências e estilo.

Realize o levantamento da documentação do veículo

A documentação do carro também precisa estar correta e em dia. Verifique se todos os documentos estão em ordem e se não há multas em atraso. Você pode quitar os débitos antes da venda ou pode dar descontos para que o futuro proprietário faça os procedimentos. É certo que a primeira opção será mais atrativa para o comprador.

Apresente, junto com a documentação, os recibos de vistorias e as notas fiscais das revisões. Além de comprovar que o carro está em ordem, a organização dos documentos e recibos valorizará você como vendedor, demonstrando seu cuidado com o que diz respeito ao veículo. Uma boa dica é guardar tudo em uma pasta: os recibos, as notas, o manual do carro e a chave reserva, para que você saiba onde estão quando for preciso.

Identifique o valor de mercado

A tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é usada como referência para média de valores. Você não precisa usar o valor da tabela para a negociação. Consulte o valor de mercado para carros semelhantes ao seu, pois este valor levará em condição, além do modelo, a quilometragem, o ano de fabricação, as condições de conservação, se ainda está na garantia de fábrica, se é de um único dono, entre outros pontos.

Tenha uma base do que o mercado está oferecendo e de qual é a sua necessidade. Se houver urgência em vender o carro, o indicado é manter um valor atrativo para chamar a atenção de possíveis compradores, mas se a urgência não for tanta, mantenha o preço de acordo com o verificado no mercado. Consulte sites especializados em compra e venda de veículos.

Avalie as ofertas recebidas antes de fechar negócio

Como dissemos no item anterior, você pode precificar seu carro de acordo com o valor de mercado, o que não quer dizer que as ofertas serão feitas de acordo com o que você esperava. Mas isto não deve ser motivo para você desistir ou vender por um preço abaixo do qual você deseja.

Não se afobe com as negociações, espere por uma oferta que esteja de acordo com suas expectativas. Isso não significa que você não possa ser flexível, só não permita que a demora na venda leve você a aceitar uma negociação que não será favorável ou benéfica para você.  Mais uma vez, alertamos para que tenha cuidado com propostas mirabolantes. É como diz o ditado: se a esmola é demais, desconfie.

Escolha entre negociar com autorizadas ou com pessoa física

As duas opções podem trazer vantagens e desvantagens na hora de vender o carro, mas é claro, tudo vai depender de onde e com quem a negociação será feita. A venda para pessoa física pode ser mais demorada, pois nem todos os interessados terão o valor à vista, além da parte burocrática a ser resolvida e fraudes a serem evitadas. Mas, nesta negociação, você pode pedir o valor que você deseja no veículo.

Nas negociações com autorizadas, você pode fechar negócio no mesmo dia, caso a oferta lhe agrade. Não precisa se preocupar com as burocracias referentes à documentação ou com as propagandas e anúncios da venda. Assim como pode haver alguma fraude na negociação com terceiros, nem todas as concessionárias fazem ofertas honestas, por isso procure sempre por concessionárias de renome.

Estes são alguns procedimentos que devem ser levados em conta para vender o carro de forma segura e vantajosa. A honestidade é um fator muito importante que deve ser levado em conta durante a transação. Não omita dados sobre o veículo e se certifique de que o interessado também está sendo sincero com você.

Se você quer a garantia de um bom negócio com segurança e tranquilidade, fale com quem entende do assunto e entre em contato com a Honda HPoint. Realize uma venda vantajosa!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"