O que observar quando for trocar de carro?

Caso esteja pensando em trocar de carro, é preciso, inicialmente, avaliar alguns pontos. Automóveis com quilometragem alta e consertos recorrentes, por exemplo, indicam que é necessário comprar outro modelo em breve. Além disso, o fim da garantia, o aumento de integrantes da família e a crescente queda de preço no mercado também representam uma boa motivação.

No entanto, para alguns, trocar de carro é apenas uma vontade ou pode significar a realização de um sonho. Independentemente do motivo, é essencial estar atento a algumas orientações para que o procedimento seja feito com sucesso. Quer saber quais são elas? Acompanhe este post!

Defina o modelo de carro que deseja

O primeiro passo é definir qual modelo atende a você e a sua família. Isso porque uma pessoa solteira pode andar confortavelmente em um carro conversível, por exemplo, mas esse veículo não é indicado para quem tem filhos e precisa de espaço para guardar bolsas e carrinhos de bebê.

Além disso, quem adora aventuras pode optar por carros esportivos ou com tração 4×4, enquanto para uma família grande, o interessante é contar com um porta-malas espaçoso. Portanto, pense nas necessidades que o automóvel deve cobrir e, após fazer uma pequena lista de características, procure um modelo compatível.

Pesquise bastante

Com a ajuda da internet é possível buscar milhares de opções sem ter o trabalho de sair de casa. Assim, com os modelos mais interessantes para o seu perfil em mãos, você pode fazer uma pesquisa de mercado e descobrir quanto, em média, o automóvel desejado custa.

A dica é entrar em contato com concessionárias confiáveis, procurando as melhores condições. Também vale pechinchar, pedir descontos e demais agrados para finalizar a compra do carro.

Considere não adquirir um modelo zero

Na hora de trocar de carro, considere adquirir um modelo seminovo ou usado em vez de um zero. Isso porque, assim que sai da concessionária, um automóvel já sofre desvalorização. Desse modo, é possível encontrar modelos ofertados com pouquíssimos quilômetros rodados, ou seja, praticamente novos, por um preço abaixo da tabela.

Nesse caso, para fechar um bom negócio, procure saber a procedência do veículo e os cuidados do atual proprietário. Também é importante consultar a situação legal e verificar a existência de multas e demais pendências no site do Departamento de trânsito (Detran). Por fim, um mecânico de confiança deve examinar o carro para atestar a qualidade do veículo.

A dica é nunca comprar um carro sem examiná-lo ou acreditar cegamente nas características informadas por uma pessoa, mesmo que ela seja um vendedor. Acredite, algumas pessoas são enganadas dessa forma. Para fugir dessa situação, é muito importante escolher uma concessionária de confiança e não dispensar a avaliação do automóvel.

Tenha um planejamento financeiro

Após definir quais são as opções que combinam com o seu perfil e com as suas prioridades, calcule se o valor do carro cabe no orçamento. Afinal, essa quantia vai muito além do informado no anúncio, uma vez que existem taxas e gastos com manutenção.

Portanto, é preciso criar um planejamento financeiro com antecedência de, no mínimo, seis meses. Isso porque, mesmo que o valor do automóvel vendido seja abatido no preço do adquirido, provavelmente haverá uma quantia para quitar.

Essa dívida deve caber nas contas de casa sem comprometer o orçamento, de modo a não lhe deixar em dificuldades. Para tanto, faça os cálculos da sua receita familiar, sem esquecer nenhuma renda ou abatimento e, então, acrescente a parcela do carro.

Escolha a forma de pagamento

Existem algumas alternativas de pagamento para fechar a troca de veículos. Uma delas é dar o dinheiro do carro vendido de entrada e pagar as parcelas restantes por meio de um financiamento. No entanto, essa modalidade possui muitas taxas, juros e impostos.

Sendo assim, a opção mais interessante é vender o veículo usado e, com o dinheiro em mãos, completar a quantia e pagar o novo carro à vista. Como essa não é uma realidade para muitas pessoas, o consórcio de veículos representa uma ótima alternativa. Afinal, além de pagar juros menores, quem opta por essa modalidade terá a carta de crédito em mãos e poderá negociar melhor o preço do veículo desejado.

Faça uma cotação do seguro antes de confirmar a troca

O seguro é imprescindível para qualquer automóvel. Desse modo, é crucial avaliar qual será o valor pago nele e se o gasto realmente cabe no seu orçamento. Cabe ressaltar que, além do perfil e do número de motoristas, o custo de manutenção de um carro também impacta no valor final da apólice.

Mesmo que o novo carro tenha características semelhantes ao antigo, o preço do seguro pode encarecer devido a algumas variáveis, como a marca.

Informe-se sobre a manutenção

Como dissemos, os custos de manutenção podem alterar o valor de uma apólice de seguros e deixá-la onerosa. Mais do que isso, os próprios reparos desvalorizam o seu automóvel.

Isso porque os veículos que apresentam problemas constantes e necessitam de manutenções frequentes significam prejuízo. Peças importadas também podem ser um negócio ruim, visto que elas têm alto custo e demandam pessoal especializado para realizar o reparo.

Para consultar esses dados, basta pesquisar o modelo do carro e de sua montadora na internet. Nessa busca, você encontrará diversas descrições de automóveis, suas características, além dos prós e dos contras de cada um. Se restar alguma dúvida, é possível conversar em fóruns online com proprietários de veículos semelhantes ou procurá-los pessoalmente.

É importante ter em mente que, no futuro, o carro comprado também será trocado. Portanto, escolha um modelo com boa aceitação no mercado e que seja de fácil revenda. Afinal, nesse momento, até a cor do automóvel pode influenciar negativamente.

A decisão de trocar o veículo deve ser muito bem planejada, visto que algum erro pode gerar prejuízos futuros. No entanto, seguindo as dicas deste post, você fará um bom negócio, sem comprometer o orçamento da família.

E então, entendeu como é importante estar bem informado para trocar de carro? Entre em contato conosco. Teremos um enorme prazer em auxiliá-lo no processo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"