Pensando em comprar um carro branco? Confira os cuidados essenciais

Está pensando em comprar um carro branco? Sem dúvidas, o carro na cor branca caiu no gosto da população e, atualmente, é possível ver diversos modelos pelas ruas nessa tonalidade.

No entanto, a maioria das pessoas não sabe quando essa moda começou. Na realidade, desde 2006, a cor branca vem ganhando força após modelos de luxo brancos serem apresentados nos salões de automóveis da Europa.

Assim, o branco deixou de ter o estigma de táxi para se tornar um verdadeiro símbolo de status. Isso porque a cor valoriza a estética do veículo e o deixa mais moderno. No entanto, essa tonalidade pode precisar de cuidados especiais com a pintura para manter o aspecto sempre novo. Saiba, no post, como cuidar da pintura do seu carro branco!

Use produtos especiais para limpar o carro de cor branca

Manter o carro limpo é uma das principais maneiras de garantir que a pintura se mantenha íntegra e brilhante. Existem produtos especiais para a cor branca que proporcionam uma ótima limpeza e ainda cuidam da tonalidade.

Um deles é o produto feito com cera de carnaúba, uma matéria-prima fina e biodegradável, usada em lavagens a seco. Produtos com esse fim especial para a cor branca ajudam a manter o brilho e a proteção por mais tempo, além de serem muito eficientes na limpeza, visto que não é preciso usar a água.

Isso é muito positivo para o proprietário, que economizará tempo, e também para o meio ambiente, pois uma lavagem tradicional pode gastar até 350 litros de água. Nesse caso, é importante verificar se o produto usado para a lavagem a seco não contém abrasivos, como substâncias à base de petróleo ou que contém querosene, para não riscar a pintura.

Além disso, evite utilizar itens que não são de uso exclusivo automotivo, como detergentes ou sabão em pó. Também não é aconselhável submeter o carro à lavagem automática, visto que as escovas arranham a pintura. Se tiver que optar por uma, escolha a opção que jogue água em alta pressão e shampoo automotivo, sem uso de escovas esfregando o automóvel.

Não use enceramento muito abrasivo

Encerar o carro pode parecer uma prática de quem se preocupa exageradamente com o carro. No entanto, encerá-lo é fundamental, assim como lavá-lo periodicamente. Isso porque a cera tem a função de proteger o verniz, a última camada da pintura, que é responsável por manter a tonalidade brilhante.

Desse modo, um automóvel com o verniz danificado terá uma pintura ressecada, opaca e sem brilho reflexivo. Essa prática também ajuda o proprietário a evitar as lavagens frequentes, visto que a cera atua como uma camada de proteção para o verniz, impedindo que as sujeiras das rodovias penetrem em seu interior.

Para que o efeito da cera seja positivo para o carro, o material precisa ser de boa qualidade e, principalmente, não ser muito abrasivo. Isso é importante para evitar arranhões e riscos na pintura, que ficam muito visíveis em automóveis da cor branca. Apesar de parecer uma tarefa complicada, encerar o carro branco pode ser simples. O primeiro a fazer é lavar o automóvel e, só então, passar a cera, após o modelo estar limpo e seco.

Se optar pela cera líquida, aplique-a em um pano 100% feito de algodão ou microfibra e espalhe. Já a cera em pasta deve ser aplicada com esponja própria para automóveis. A quantidade aplicada deve ser pequena, apenas para formar uma fina película. Espere secar de acordo com as instruções do fabricante e comece a polir a superfície com um pano de microfibra.

Para evitar a abrasão, também é importante ter esse cuidado apenas de 6 em 6 meses.

Tenha cuidado ao expor o carro ao ar livre

Cuidados ao deixar o carro exposto no sol

Exposição a altas temperaturas ou diretamente aos raios de sol desgastam a pintura de qualquer veículo, principalmente os de cor preta, visto que ela absorve os raios ultravioletas.

Antigamente, acreditava-se que essa exposição poderia tornar o carro de cor branca amarelado ou com aspecto encardido ao longo do tempo. No entanto, o verniz aplicado atualmente é muito mais potente e resistente, impedindo que isso aconteça.

A cor branca tende a refletir os raios, mas também não é recomendado deixar um automóvel dessa cor exposto ao sol, pois o brilho da tinta pode sumir e a pintura pode se tornar opaca ou quebradiça, o que não é agradável para a estética do veículo.

Assim, sempre que possível, deixe o carro em ambiente coberto, protegido do calor e dos raios solares. Nesse caso, é importante evitar a sombra das árvores, visto que elas liberam seiva, substância que gruda na pintura e pode estragá-la.

Além disso, é comum que os galhos tenham pássaros que podem defecar no carro. As fezes desses animais têm uma substância muito corrosiva, que danifica o verniz. Caso esse incidente aconteça, retire-as o quanto antes com água abundante.

Cuidados ao deixar o carro exposto na chuva

Também não é recomendado deixar que o carro tome banho de chuva para economizar na lavagem. Afinal, a chuva tem várias partículas em sua composição, incluindo a poluição, que podem manchar o carro após a água secar.

Se houver uma camada de cera protetora, as manchas não passarão dela. No entanto, se o proprietário não encera o carro ou se a exposição à chuva acontece com frequência, as manchas podem acometer a camada de verniz da pintura e causar danos irreparáveis.

Como o carro branco está em alta, o seu valor de revenda costuma ser muito bom. No entanto, é preciso que a pintura esteja bem cuidada, sem riscos ou arranhões. Assim, é importante que o proprietário cuide muito bem da lataria. Além disso, o automóvel precisa passar por outros cuidados e manutenções constantes para que a sua saúde esteja em dia.

Comprar um carro ou trocá-lo não é uma tarefa fácil. Desse modo, além de cuidar da pintura do seu carro branco para vendê-lo ou trocá-lo por outro automóvel, é preciso estar atento a outros detalhes. Para ajudá-lo, disponibilizamos um e-book gratuito: o guia completo para comprar ou trocar de carro. Clique no link e baixe agora mesmo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"