Quais tipos de carros oferecem mais conforto e ergonomia?

Quem aprecia o conforto ao dirigir sabe que a ergonomia automotiva é importante. Mais do que um carro com design atraente, é necessário que o veículo trate bem seus ocupantes, oferecendo boa posição de dirigir, espaço e muito mais.

No post de hoje, vamos mostrar os tipos de carro que brilham nestes quesitos e oferecem o maior conforto e ergonomia tanto para o motorista, quando para os passageiros. Vamos lá?

Quais são os tipos carros disponíveis no mercado?

Os carros estão ficando cada vez mais modernos e arrojados, mas os tipos de carroceria que eles oferecem são praticamente os mesmos há um bom tempo. Com exceção dos crossovers (dos quais falaremos mais adiante), os tipos de carro já são bem conhecidos.

  • Hatchback: modelos compactos ou subcompactos, em que o porta-malas faz parte da cabine do veículo;

  • Fastback: modelos sedan que têm o corte do porta-malas mais alongado, se aproximando dos hatchs — esses modelos foram muito famosos nos anos 1960 e estão voltando com tudo em 2017, como o novo Honda Civic, por exemplo;

  • Sedan: modelo geralmente um pouco maior, em que o porta-malas fica fora da cabine do veículo;

  • Cupê: modelos com inclinação acentuada até o bagageiro, para dar mais esportividade (o espaço interno traseiro quase sempre é prejudicado);

  • Minivan ou monovolume: oferecem bom espaço interno com a praticidade dos carros “comuns”. O bloco interno do veículo é uma coisa só, desde o compartimento do motor até o porta-malas (o Honda Fit é um exemplo);

  • Perua: as peruas ou Station Wagons são basicamente as versões alongadas de modelos sedans ou hatchbacks, que trazem mais espaço interno e espaço para as bagagens;

  • SUV: os utilitários esportivos são veículos mais altos e robustos, ideais para situações multi-terreno, como o CR-V e o HR-V;

  • Crossover: os crossovers são a mistura dos SUVs com os monovolumes, unindo o melhor dos dois mundos.

Cada um desses tipos de carros oferece determinado conforto e ergonomia automotiva. Porém, não dá para dizer que todos são bons nesse quesito. Afinal, carros como os hatches são mais indicados para o uso urbano e têm de ser menores, o que dificulta no quesito espaço interno.

Por isso, três tipos de veículos costumam se destacar nos quesitos ergonomia, espaço interno, posição de dirigir e acerto da suspensão. Se você está pensando em comprar um veículo, vale a pena avaliá-los.

Quais veículos oferecem mais ergonomia automotiva?

Nesse quesito, podemos dizer que existem três tipos de carroceria que se destacam e oferecem mais ergonomia. Cada uma delas é indicada para um tipo de uso, com exceção dos crossovers, que são indicados para qualquer situação.

Sedans

Os sedans e fastbacks já são velhos conhecidos do mercado automotivo. Por terem três volumes bem delineados (compartimento do motor, cabine para passageiros e porta-malas), esse modelo de carro consegue entregar bastante conforto e segurança.

Seu uso é mais recomendado para a cidade e estradas, tornando as longas viagens mais confortáveis. Porém, é preciso lembrar que eles são carros comuns e a altura do solo é baixa, portanto, o motorista deve estar mais atento para buracos, valetas e lombadas.

Um bom exemplo de conforto e ergonomia nessa categoria é o novo Honda Civic que, mesmo com o visual fastback, conseguiu manter e até ampliar o espaço interno do sedan que foi seu antecessor.

SUVs

A sigla SUV vem do inglês Sport Utility Vehycle e pegou aqui no Brasil. Na tradução, fica Utilitário Esportivo. Esses modelos têm uma maior altura do solo e contam com componentes mais robustos na suspensão e até pneus de uso misto.

O veículo em si também costuma ser bem maior e mais alto que os outros tipos de carro no mercado, o que acaba trazendo mais espaço interno e conforto para os passageiros. Por terem a suspensão bastante alta, a direção esportiva não é muito recomendada por conta da rolagem da carroceria.

Esse tipo de veículo é tão popular no país que até versões de SUVs menores começaram a ser vendidas para atender a necessidade do público. É o caso do Honda HR-V, versão compacta do seu irmão maior, o Honda CR-V.

Crossovers

Os crossovers são os carros do momento. A ideia de unir a praticidade do monovolume com a posição de dirigir mais alta dos SUVs se mostrou a combinação perfeita para as ruas e estradas brasileiras.

A gente sabe que os buracos e solavancos são comuns nas ruas brasileiras e, muitas vezes, colocar um sedan novinho nessa situação não é o que queremos. Por outro lado, para algumas pessoas, pode ser difícil conciliar o tamanho de um SUV.

Especialmente nas grandes cidades, com garagens em condomínios geralmente bastante apertadas, ter um SUV para fugir dos buracos e conseguir mais conforto na rodagem acaba não sendo uma boa opção. Por isso, o crossover brilha nesse quesito.

Crossovers como o Honda WR-V, por exemplo, têm o espaço interno e a ergonomia automotiva já consagradas do Fit, porém com o conforto na rodagem que a suspensão mais alta dos SUVs costumam proporcionar.

As proteções nas saias laterais e, principalmente, no para-choque, garantem mais confiança no carro na hora de passar por pequenos alagamentos ou até mesmo pegar aquela estrada de terra no final de semana — luxo que os donos de sedan não podem se proporcionar.

Tudo isso com uma posição de dirigir mais alta, garantindo amplo ângulo de visão à frente e também uma melhor ergonomia. O motor eficiente também garante que você não tenha de se preocupar com o consumo e possa viajar com conforto por mais tempo.

No caso do WR-V, a lista de itens de série e de opcionais proporciona todos os mimos que o motorista procura, deixando-o com o conforto de carros de categorias e preços muito mais caros. Portanto, pensando no custo x benefício vale muito a pena.

Qual é o melhor carro para você?

No final das contas, mesmo os crossovers oferecendo o melhor de dois mundos, vai depender da sua preferência pessoal. Tem gente que prefere sacrificar um pouco do conforto em troca de um visual mais arrojado, mas tem gente que não troca o conforto por nada.

De qualquer forma, faça uma avaliação dos seus gostos e necessidades para entender melhor o quanto de conforto e ergonomia você procura em um carro, com certeza crossovers como o WR-V vão seduzir.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre cada tipo de carro e quais deles oferecem a melhor ergonomia automotiva? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"