Revisão de férias no carro: o que você tem que conferir antes de viajar

Começo de ano é sinônimo de férias e alta temporada, hora de preparar para viajar, colocar o carro na estrada e aproveitar ao máximo o momento com a família ou os amigos. O carro, assim como qualquer outra máquina, sofre desgastes diariamente de acordo com o seu uso. Por isso, antes de pegar estrada e curtir o verão, é necessário garantir que o veículo esteja em boas condições e, assim, evitar surpresas desagradáveis.

Para ter a certeza que o carro está pronto para a jornada, é imprescindível que os proprietários façam uma revisão de férias. Essa revisão preventiva nada mais é que vários procedimentos que visam evitar o aparecimento de problemas e quebras. É muito importante que a revisão de férias seja feita alguns dias antes da viagem, garantindo assim uma viagem tranquila e segura.

Se você está preparando para as férias, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como cuidar do carro, não se preocupe! Veja a seguir e saiba tudo o que você tem que conferir no veículo antes de viajar!

Checar e calibrar os pneus

Os pneus são um dos componentes mais importantes para a segurança, estabilidade e dirigibilidade do veículo. Todos os motoristas sabem que se deve calibrar os pneus periodicamente e manter a pressão sempre de acordo com o estipulado pelo fabricante do veículo no manual. Manter a correta calibração, além de assegurar a segurança do carro, aumenta a vida útil do pneu e protege contra danos.

Poucos sabem, mas trafegar com a pressão dos pneus abaixo da estabelecida no manual pode dificultar a direção do carro e atrapalhar o carro ao fazer curvas — principalmente em estradas de alta velocidade. Pneus descalibrados também interferem no consumo de combustível, aumentando-o e impactando também o bolso dos proprietários.

Na revisão de férias, além de calibrar os pneus, é muito importante também verificar o desgaste e estado de cada um deles. Lembre-se que em períodos de chuva a integridade dos pneus é essencial para evitar que o motorista perca o controle do veículo ou que ele aquaplane. Por isso, certifique se os pneus estão bons antes de pegar a estrada.

Realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas

Na revisão de férias, caso seja necessário realizar a troca ou o rodízio de pneus, deve-se fazer também o alinhamento e o balanceamento das rodas. Esses procedimentos são responsáveis por manter o veículo na trajetória correta, sem que exista a tendência de mover-se para os lados, garantindo, assim,  o conforto do motorista no volante.

Os dois procedimentos possuem diferenças,  podemos destacar:

  • Alinhamento: tem como a finalidade evitar com que o veículo desloque para os lados

  • Balanceamento: responsável por manter o volante sem trepidações e evitar incômodos ao dirigir.

As rodas alinhadas e balanceadas são muito importantes, principalmente ao pegar estrada, visto que reduzem o desgaste dos pneus e maximizam a sua vida útil.

Verificar os limpadores de para-brisa

Dezembro e janeiro além de serem os meses de férias e o momento em que as estradas ficam mais cheias, é também o período em que se tem maior incidência de chuvas. Para garantir a boa visibilidade nas rodovias é imprescindível que os motoristas verifiquem também o limpador de para-brisa. Caso seja notado que as palhetas estão ressecadas ou o limpador esteja emitindo algum som durante o seu funcionamento, é aconselhável trocar o item por um novo.

Averiguar o óleo

A troca de óleo é, provavelmente, a manutenção preventiva mais conhecida pelos proprietários e, obviamente, não pode ficar de fora da revisão de férias. A substituição do fluido lubrificante por um novo é feita periodicamente em intervalos determinados pelo fabricante do veículo. Mas em casos de viagens de carro é aconselhado que durante a revisão também seja realizada a troca do óleo — salvo casos em que última troca tenha sido em datas próximas.

O óleo é o grande responsável por lubrificar e manter a integridade das partes móveis do motor, além de limpar internamente e prevenir contra danos. A troca de óleo deve ser feita corretamente para garantir que o fluido desempenhe sua função e evite qualquer problema no motor.

Verificar e testar os freios

Os freios são imprescindíveis para a segurança e para a estabilidade do veículo, sendo então obrigatório a sua inspeção na revisão de férias. As pastilhas precisam manter uma espessura mínima, por isso é muito importante que seja verificado o seu desgaste para garantir que elas não ultrapassem o limite.

Pastilhas de freio muito desgastadas podem prejudicar a frenagem do carro, aumentando o tempo gasto para reduzir a velocidade, necessitando, assim, de uma distância maior para parar o veículo. Além disso, pastilhas no fim da vida podem danificar o disco de freio do carro, aumentando os gastos com manutenção.

Outro detalhe importante que não podemos deixar de citar é que quando realizada a substituição das pastilhas de freio, os motoristas devem evitar frenagens bruscas nos primeiros dias.

Conferir o nível de água no radiador

O sistema de arrefecimento do veículo é responsável por manter o motor em sua temperatura ideal de trabalho, evitando que ocorra superaquecimento ou até mesmo que o motor derreta. Para a correta refrigeração do motor, é imprescindível que o nível do fluido de arrefecimento — água do radiador — esteja sempre dentro do faixa estipulada pelas marcações de máximo e mínimo.

Caso o nível esteja abaixo da marcação inferior, os proprietários devem completar o reservatório. Mas é muito importante que o ponto máximo jamais seja ultrapassado ao reabastecer.

Um detalhe importante é que a verificação do nível do fluido de arrefecimento precisa ser realizada com o motor frio. Com o motor quente a leitura não é precisa, visto que pode se ter fluido ainda circulando no motor.

Realizar a manutenção do ar-condicionado

A não realização de manutenção do ar-condicionado pode prejudicar a refrigeração do veículo e, ainda, fazer com que o ar fique carregado de ácaros e mofo. Por isso, antes pegar estrada não deixe de verificar os filtros do ar, caso estejam muito sujos e danificados, substitua-os por novos.

Deve-se também fazer a higienização do sistema, eliminando qualquer tipo de fungo ou sujeira que possa prejudicar a qualidade do ar no interior do veículo.

Aprendeu o que fazer na revisão de férias do seu veículo? Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira ponderar alguma coisa, não deixe de comentar!