Revisão de férias no carro: o que você tem que conferir antes de viajar

Começo de ano é sinônimo de férias e alta temporada, hora de preparar para viajar, colocar o carro na estrada e aproveitar ao máximo o momento com a família ou os amigos. O carro, assim como qualquer outra máquina, sofre desgastes diariamente de acordo com o seu uso. Por isso, antes de pegar estrada e curtir o verão, é necessário garantir que o veículo esteja em boas condições e, assim, evitar surpresas desagradáveis.

Para ter a certeza que o carro está pronto para a jornada, é imprescindível que os proprietários façam uma revisão de férias. Essa revisão preventiva nada mais é que vários procedimentos que visam evitar o aparecimento de problemas e quebras. É muito importante que a revisão de férias seja feita alguns dias antes da viagem, garantindo assim uma viagem tranquila e segura.

Se você está preparando para as férias, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como cuidar do carro, não se preocupe! Veja a seguir e saiba tudo o que você tem que conferir no veículo antes de viajar!

Checar e calibrar os pneus

Os pneus são um dos componentes mais importantes para a segurança, estabilidade e dirigibilidade do veículo. Todos os motoristas sabem que se deve calibrar os pneus periodicamente e manter a pressão sempre de acordo com o estipulado pelo fabricante do veículo no manual. Manter a correta calibração, além de assegurar a segurança do carro, aumenta a vida útil do pneu e protege contra danos.

Poucos sabem, mas trafegar com a pressão dos pneus abaixo da estabelecida no manual pode dificultar a direção do carro e atrapalhar o carro ao fazer curvas — principalmente em estradas de alta velocidade. Pneus descalibrados também interferem no consumo de combustível, aumentando-o e impactando também o bolso dos proprietários.

Na revisão de férias, além de calibrar os pneus, é muito importante também verificar o desgaste e estado de cada um deles. Lembre-se que em períodos de chuva a integridade dos pneus é essencial para evitar que o motorista perca o controle do veículo ou que ele aquaplane. Por isso, certifique se os pneus estão bons antes de pegar a estrada.

Realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas

Na revisão de férias, caso seja necessário realizar a troca ou o rodízio de pneus, deve-se fazer também o alinhamento e o balanceamento das rodas. Esses procedimentos são responsáveis por manter o veículo na trajetória correta, sem que exista a tendência de mover-se para os lados, garantindo, assim,  o conforto do motorista no volante.

Os dois procedimentos possuem diferenças,  podemos destacar:

  • Alinhamento: tem como a finalidade evitar com que o veículo desloque para os lados

  • Balanceamento: responsável por manter o volante sem trepidações e evitar incômodos ao dirigir.

As rodas alinhadas e balanceadas são muito importantes, principalmente ao pegar estrada, visto que reduzem o desgaste dos pneus e maximizam a sua vida útil.

Verificar os limpadores de para-brisa

Dezembro e janeiro além de serem os meses de férias e o momento em que as estradas ficam mais cheias, é também o período em que se tem maior incidência de chuvas. Para garantir a boa visibilidade nas rodovias é imprescindível que os motoristas verifiquem também o limpador de para-brisa. Caso seja notado que as palhetas estão ressecadas ou o limpador esteja emitindo algum som durante o seu funcionamento, é aconselhável trocar o item por um novo.

Averiguar o óleo

A troca de óleo é, provavelmente, a manutenção preventiva mais conhecida pelos proprietários e, obviamente, não pode ficar de fora da revisão de férias. A substituição do fluido lubrificante por um novo é feita periodicamente em intervalos determinados pelo fabricante do veículo. Mas em casos de viagens de carro é aconselhado que durante a revisão também seja realizada a troca do óleo — salvo casos em que última troca tenha sido em datas próximas.

O óleo é o grande responsável por lubrificar e manter a integridade das partes móveis do motor, além de limpar internamente e prevenir contra danos. A troca de óleo deve ser feita corretamente para garantir que o fluido desempenhe sua função e evite qualquer problema no motor.

Verificar e testar os freios

Os freios são imprescindíveis para a segurança e para a estabilidade do veículo, sendo então obrigatório a sua inspeção na revisão de férias. As pastilhas precisam manter uma espessura mínima, por isso é muito importante que seja verificado o seu desgaste para garantir que elas não ultrapassem o limite.

Pastilhas de freio muito desgastadas podem prejudicar a frenagem do carro, aumentando o tempo gasto para reduzir a velocidade, necessitando, assim, de uma distância maior para parar o veículo. Além disso, pastilhas no fim da vida podem danificar o disco de freio do carro, aumentando os gastos com manutenção.

Outro detalhe importante que não podemos deixar de citar é que quando realizada a substituição das pastilhas de freio, os motoristas devem evitar frenagens bruscas nos primeiros dias.

Conferir o nível de água no radiador

O sistema de arrefecimento do veículo é responsável por manter o motor em sua temperatura ideal de trabalho, evitando que ocorra superaquecimento ou até mesmo que o motor derreta. Para a correta refrigeração do motor, é imprescindível que o nível do fluido de arrefecimento — água do radiador — esteja sempre dentro do faixa estipulada pelas marcações de máximo e mínimo.

Caso o nível esteja abaixo da marcação inferior, os proprietários devem completar o reservatório. Mas é muito importante que o ponto máximo jamais seja ultrapassado ao reabastecer.

Um detalhe importante é que a verificação do nível do fluido de arrefecimento precisa ser realizada com o motor frio. Com o motor quente a leitura não é precisa, visto que pode se ter fluido ainda circulando no motor.

Realizar a manutenção do ar-condicionado

A não realização de manutenção do ar-condicionado pode prejudicar a refrigeração do veículo e, ainda, fazer com que o ar fique carregado de ácaros e mofo. Por isso, antes pegar estrada não deixe de verificar os filtros do ar, caso estejam muito sujos e danificados, substitua-os por novos.

Deve-se também fazer a higienização do sistema, eliminando qualquer tipo de fungo ou sujeira que possa prejudicar a qualidade do ar no interior do veículo.

Aprendeu o que fazer na revisão de férias do seu veículo? Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira ponderar alguma coisa, não deixe de comentar!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"