Revisão de Segurança: entenda o porquê e quando fazer em seu carro

O carro tem um desgaste natural, e em uma viagem mais longa ou depois de uma mudança de rotina, vários problemas podem aparecer. Para que tenhamos um carro funcionando bem, é fundamental fazer periodicamente uma revisão de segurança.

Temos que ter cuidado com a parte elétrica, verificar o nível dos fluidos e o estado dos pneus, entre outros itens. Tudo isso é necessário para dirigir com segurança e não ter surpresas no trajeto.

Vamos mostrar aqui as vantagens de se fazer esse tipo de revisão e quais os itens a serem observados. Continue lendo!

Quando fazer a revisão de segurança?

Isso varia de um modelo para outro — o que não muda é que todo veículo precisa de revisões periódicas. Fique atento ao prazo que a revendedora indicou.

Se você não leva seu carro a uma oficina há algum tempo, saiba que uma revisão é imprescindível em duas condições:

  • Quando for fazer uma viagem, principalmente se for mais longa.
  • Quando tiver que mudar a rotina a que o carro está adaptado — levar seu filho diariamente a uma nova escola que fica mais longe, por exemplo. A revisão mostrará se o carro resiste ao novo percurso sem dificuldades.

Que itens devem ser observados?

Alguns itens são obrigatórios em uma revisão de segurança. Confira!

Motor

Primeiramente, olhe a condição das velas. Pode parecer uma coisa simples, mas se não estiverem em bom estado, isso pode acarretar desgaste excessivo, levando os pistões a empenarem com o tempo.

Verifique o nível do óleo, e se necessário faça a troca completa. Qualquer pequeno problema no motor que não seja reparado a tempo pode piorar. Com o tempo, talvez seja necessária uma retífica ou até mesmo a troca, procedimentos que são muito mais caros que pequenos consertos.

Freios

Em uma viagem, é fundamental para a segurança que os freios estejam em perfeito estado. Cheque o nível dos fluidos e veja se pastilhas e disco estão em ordem. Além de um maior risco de acidente, um sistema de frenagem defeituoso pode causar um desgaste maior dos pneus.

Bateria

Você não quer ser pego de surpresa com uma bateria descarregada, não é mesmo? Olhe se a voltagem dela está suprindo o veículo de forma adequada. Sistemas de som mais potentes pedem uma bateria mais forte.

Pneus

Pneus são fundamentais para a segurança do veículo. Na revisão de segurança, observe os sulcos: se eles estiverem com menos de um milímetro e meio de profundidade, é hora de trocar.

Lembre-se: um bom alinhamento e balanceamento também diminuem o desgaste. Pneus em mau estado de conservação podem fazer o motor ter que trabalhar mais, o que leva a uma degradação anormal.

Luzes

Seja na estrada ou dentro da cidade, é necessário que todas as luzes do veículo estejam em perfeito funcionamento.

Verifique todas, como seta, freio e ré, além de checar as luzes internas. Veja se os faróis estão em ordem — na estrada, é fundamental que tanto o alto como o baixo estejam funcionando bem.

Agora você já sabe a importância da revisão de segurança! Curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter e confira nosso canal no YouTube para sempre receber novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"