Sabia que é mais vantagem comprar carro para pessoas com deficiência com consórcio?

Se você tem pessoas com deficiência (PcD) em casa, já deve ter ouvido falar da possibilidade de comprar um carro mais barato. E isso não são boatos! A PcD possui uma série de benefícios na hora de adquirir um automóvel.

No entanto, dentre as inúmeras facilidades que essa modalidade de compra traz, o consumidor deve estar atento a melhor de acordo com o seu perfil e necessidade. Ao optar por um financiamento, por exemplo, o comprador passa por uma rígida análise de crédito e estará sujeito aos altos juros e impostos que essa modalidade possui.

Para aqueles que não estão com pressa em adquirir um carro para pessoas com deficiência, o consórcio é uma opção interessante a ser estudada. Confira abaixo as principais vantagens desse tipo de negócio!

Redução ou isenção de impostos

O primeiro que é eliminado é o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se o automóvel for fabricado no Brasil, o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF) também é dispensado.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), talvez os mais conhecidos pela população, também deverão ser isentados.

Em todo o caso, é necessário que o condutor e o proprietário do veículo estejam atentos a cada um deles, pois, esses impostos obedecem a critérios próprios de isenção.

Flexibilidade de crédito

Os consorciados, de modo geral, podem contar com o parcelamento integral do seu automóvel sem a adição de juros nas parcelas como ocorrem nos financiamentos. Além disso, ele tem flexibilidade no uso do seu crédito quando for contemplado, podendo escolher qualquer bem da sua categoria do consórcio contratado e negociando benefícios com o preço à vista — o valor da carta de crédito.

Para as pessoas com deficiência, há a possibilidade de contratar um consórcio para um veículo de valor inferior — e consequentemente com as parcelas mais baixas — e quando for contemplado, adquirir um automóvel mais caro.

Por exemplo: contratar um consórcio de um carro no preço de R$50.000 e no momento que sua carta de crédito sair — pode ser por sorteios mensais ou por lances — usar esse montante para comprar um veículo de R$70.000, pois, como ela tem direito a isenção de vários impostos, esse valor será significativamente reduzido.

Despesas de aquisição

É comum as pessoas tomarem um susto com os valores desembolsados após comprar um automóvel, com seguros e transferência. Adquirindo um plano de consórcio, a PcD pode usar até 10% de sua carta de crédito para esses tipos de despesas e assim ficar livre de custos adicionais.

De qualquer forma, o valor total de descontos na aquisição de um carro para pessoas com deficiência, pode chegar até 30% do valor do bem. No entanto, é necessário verificar se o seu perfil atende a regulamentação vigente — Lei n°8.989/2015 — para utilização desses benefícios.

Se ainda tem dúvidas a respeito dessa modalidade, você pode dirigir-se a uma concessionária que oferece esses serviços e conversar diretamente com um consultor.

Gostou desse post sobre as vantagens de comprar um carro para pessoas com deficiência? Então, saiba também como comprar ou trocar de carro.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"