Saiba como se organizar e juntar dinheiro para comprar um carro!

Conseguir juntar dinheiro para comprar um carro já deixou de ser um privilégio para grande parte dos brasileiros e passou a ser uma obrigação. Com a correria do dia a dia, a permanente necessidade de deslocamento transformou os automóveis em itens quase que essenciais.

Mas, uma coisa ninguém pode negar: somos apaixonados por carros. Quase todo mundo tem um carro dos sonhos, que é considerado O carro! Comprar O carro, muitas vezes, é a transformação de sonho em realidade. O grande problema é: como juntar dinheiro para fazer essa aspiração se tornar verdadeira?

Reunimos algumas dicas de atitudes você deve tomar para conseguir juntar dinheiro para comprar um carro!

Tenha um planejamento financeiro

Planejar é fundamental para as principais atividades da nossa vida, e para comprar um carro não é diferente. Esteja consciente do investimento que será feito e dos sacrifícios que você terá de fazer — como abrir mão de algumas regalias e hábitos pessoais — para alcançá-lo.

Além disso, planejar vai ajudar você a se preparar para trocar o carro, quando chegar o momento, fazendo com que essa transação ocorra sem maiores preocupações, e a ter novos sonhos concretizados como a troca da casa ou uma viagem internacional, por exemplo.

Invista em organização financeira

Quem quer ser planejar para efetuar uma compra deve investir em organização financeira. Para comprar esse carro, você precisa ter ciência da destinação que dá ao seu dinheiro. Busque anotar todos os seus ganhos e seus gastos, de forma que você possa ter um controle sobre suas finanças.

Fazendo isso, você terá a oportunidade de saber quanto sobra de dinheiro por mês para investir no seu sonho, facilitando todo o processo de aquisição do automóvel.

Reduza seus gastos

Ao despertar a cultura de organização e controle financeiro, você tem a oportunidade de analisar suas finanças. Fazendo isso, procure ponderar se todos os gastos que você tem são essenciais, ou se alguns deles podem ser reduzidos ou eliminados do seu orçamento.

Cortar gastos não significa mudar o padrão de vida, mas sim adequá-lo às suas prioridades, fazendo com que seja ele um aliado na busca de seus objetivos. Ou seja, realizar uma redução de gastos é diminuir as despesas supérfluas, para utilizar esse dinheiro em outro lugar.

Ao adotar esse tipo de prudência, você economiza uma quantia antes de comprar seu carro, facilitando o financiamento!

Junte dinheiro para comprar um carro

Crie metas. Essa é outra prática de educação financeira que pode auxiliar a comprar seu automóvel. Como você já sabe quanto ganha, quanto gasta e já cortou os gastos supérfluos, o próximo passo é criar metas.

Crie metas exequíveis para guardar dinheiro. Comece poupando 10% do seu salário e vá aumentando gradativamente esse percentual, de forma que, ao chegar no momento certo, você tenha juntado dinheiro para comprar o carro ou já possua uma quantia considerável para usar como entrada!

Analise as formas de pagamento e financiamento

Comprar um veículo e pagar à vista é o ideal, porém nem sempre é viável. A grande maioria das pessoas busca por financiamentos para adquirir esse bem. Mas é interessante lembrar que as montadoras e revendedoras utilizam taxas de juros diferentes, portanto é necessário examiná-las, visando a escolha de um financiamento que caiba em seu orçamento. 

Como você é uma pessoa que se planejou para comprar o carro dos sonhos, se preparou, cortou gastos, poupou dinheiro, essa tarefa não será difícil. Mas, lembre-se: um financiamento com parcelas baixas e a perder de vista é excelente para quem vende, mas nem sempre para quem compra. Confira as taxas de juros aplicadas e cuidado para não pagar dois carros, em vez de um só.

Outra possibilidade que deve ser cogitada são os consórcios automotivos. Essa forma de pagamento se encaixa em seu orçamento financeiro sem impactar nos seus gastos.

O consórcio ainda dá a possibilidade de pagar o veículo e o pegar somente quando estiver faltando quitar algumas parcelas, ou dar um lance antecipar o recebimento do veículo, pagando-o posteriormente.

Pesquise e compare

Ao falar em carro dos sonhos, muitas vezes mais de um modelo passa em sua cabeça. Cruze, Jetta, Corolla e Civic talvez sejam alguns dos modelos dos seus sonhos. Pesquise bem sobre cada um deles e os compare, de modo que você possa escolher aquele que tenha os atributos que você sempre imaginou.

Não esqueça de procurar informações sobre consumo do veículo e o seu motor. A segurança também é algo que deve ser analisado: busque referências sobre desgaste dos pneus e dos freios, entre outros itens.

É válido ainda buscar por empresas de qualidade, com atendimento personalizado e que atuem com o tipo de carro que você quer comprar. Escolher montadoras que vendam carros para pessoas com limitação, ou que oferecem descontos para grupos ou segmentos profissionais é extremamente vantajoso.

Dê uma olhada na manutenção e na revisão

Outro fator a ser ponderado são as manutenções e revisões periódicas. Cada montadora tem sua periodicidade, porém ela normalmente gira em torno de uma revisão por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

É imprescindível pesquisar o valor de cada revisão, buscando aquela que caiba dentro do seu planejamento. Procure saber o que é realizado em cada manutenção como:

Pesquise carros seminovos

Uma nova tendência do mercado brasileiro de vendas de automóveis é a compra de carros seminovos. Esses carros normalmente estão em boas condições e são mais baratos que modelos zero quilômetro, devido à desvalorização normal desse tipo de veículo.

Obviamente, mais uma vez, é necessário pesquisar por informações do veículo escolhido, para ter a certeza de que o bem a ser comprado está em ótimo estado de conservação, evitando gastos futuros.

Recomenda-se, ainda, levar esse carro a um mecânico de confiança, para que ele possa avaliá-lo e dizer se vale a pena ou não fechar negócio. Existem alguns segredos que revelam se o carro foi bem cuidado ou não. Confira esses pontos, para não ser pego de surpresa.

Deixe o carro com a sua cara

Algumas pessoas gostam de personalizar seu veículo. Evidentemente, caso esse seja seu caso, será necessário se planejar para isso. Pesquise sobre empresas que fazem esse tipo de personalização e sobre a qualidade do produto final. Avalie o preço e o que pode ser feito para transformar um carro em SEU carro!

Juntar dinheiro para comprar um carro não é uma tarefa nada fácil. Apresentamos algumas dicas para ajudar você a comprar O carro, e não um carro qualquer! Controle suas finanças, se planeje e realize seu sonho!

Qual sua opinião sobre nossas dicas? Conte-nos: deixe um comentário!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"