Saiba já como escolher carros comerciais!

Momento de grande dificuldade, a escolha de carros comerciais envolve diversos fatores que variam, principalmente, de acordo com a finalidade de uso.

Isso porque taxistas, frotas para empresas, autoridades e até mesmo profissionais das novas opções de transporte privado (como o Uber, por exemplo) entram na categoria de carros comerciais.

Se você está em dúvida ou simplesmente não faz ideia de como escolher o modelo de veículo correto para a sua necessidade, não deixe de ler este post. Apresentamos, a seguir, os principais fatores para você ficar atento e acertar nessa importante decisão. Acompanhe!

Valor de revisões e manutenção

Independentemente do modelo que você escolha e de qual for a finalidade de uso do carro, avaliar qual é a média dos valores de revisões, trocas de óleo e outras manutenções rotineiras poupa uma boa quantia a longo prazo.

Outro fator importante a se observar é quanto à oferta de peças e acessórios de reposição para o veículo. Nesse caso, saber se há produção no Brasil e se são comumente encontrados em sua região facilitará (e muito!) a vida em uma eventual necessidade.

Para te ajudar nessa parte, enumeramos os itens mais passíveis de troca. Veja:

  • faróis;
  • para-choques;
  • retrovisores;
  • amortecedores;
  • pastilhas de freio;
  • radiador;
  • filtros de combustível, ar e óleo;
  • bombas de água e combustível.

Segurança

Pode até parecer óbvio, mas lembrar-se da segurança é fundamental na hora de adquirir carros comerciais — e particulares também.

Com a recente mudança na legislação, que tornou obrigatória a inserção de freios ABS e air bags frontais em veículos novos, a segurança dos carros 0 km teve um importante avanço, mas ainda assim você deve considerar algumas questões na sua avaliação, como:

  • presença de air bags para todos os passageiros;
  • notas recebidas nos testes de segurança;
  • histórico de falhas, no modelo avaliado, que comprometam a seguranças.

Espaço necessário em carros comerciais

Essa é uma grande questão a ser analisada, pois normalmente está associada à decisão entre um modelo hatch ou sedan.

Quando se fala em espaço, o assunto vai bem além do quesito conforto, já que em táxis e outras modalidades de transporte particular há a necessidade de um porta-malas com espaço suficiente para transporte de malas — que podem ser pequenas ou muito grandes, acredite.

Sabendo disso, para decidir entre um hatch, um sedan ou um utilitário, você deve levar em conta os seguintes pontos:

  • quantidade de passageiros que devem utilizar o veículo;
  • necessidade de espaço para carregar malas ou materiais diversos;
  • finalidade de uso para passageiros ou cargas.

Conforto

Principal requisito dos carros voltados para o uso de autoridades, colaboradores com cargos mais elevados e de transporte privado (táxis e veículos utilizados no Uber), o conforto é essencial para quem passa longos períodos dentro do automóvel ou recebe seus clientes nele.

Quando se trata dessa característica, sua atenção deve se voltar principalmente para a presença de:

  • um bom espaço para acomodação do motorista e dos passageiros;
  • ar-condicionado quente e frio;
  • apoio de braço;
  • tecido dos bancos.

Outros itens também são diferenciais e têm a capacidade de proporcionar conforto, como o número de entradas USB — indispensáveis para carregar smartphones e tablets — e a localização dentro do veículo.

Potência

Quando se fala no assunto, sempre há uma grande discordância: qual a potência necessária para um uso eficiente? Mais uma vez, a resposta vai depender da finalidade à qual o veículo será destinado e do foco (economia ou performance).

Se o carro tem a missão de ser utilizado, na maior parte do tempo, em perímetros urbanos, ou de trafegar em estradas com pistas duplas ou fácil ultrapassagem por outros veículos, os modelos com motor até 1.6V são os mais recomendados. Além de proporcionarem a força necessária, ainda têm um consumo menor de combustível.

Já se a finalidade for totalmente oposta — trafegar constantemente em estradas nas quais seja necessário fazer ultrapassagens e acomodar mais ocupantes ou carga —, optar por um modelo mais potente é altamente indicado.

Economia de combustível

Mesmo que esse não seja o item principal em alguns casos, saber qual é o consumo de combustível de um carro comercial também pode trazer muita economia a longo prazo (ou até mesmo a curto prazo, dependendo da escolha).

Não se esqueça de comparar, já que a maioria dos modelos é bicombustível, o consumo de cada um em todos os combustíveis que forem aceitos. Você pode pesquisar também os valores cobrados nos postos de sua região, que podem influenciar bastante na decisão final.

Se estiver em dúvida entre 2 modelos que se equiparam em diversas características, esse com certeza é um item que deve ser observado e influenciar em sua escolha.

Garantia e itens extras

Quem tem qualidade garante! Não é mesmo? Logo, uma característica importante a ser observada na sua escolha não é só o tempo, mas também a cobertura pela garantia da montadora.

Saber isso pode evitar muitas dores de cabeça e ainda ser um bom direcionamento, pois se a perspectiva de troca do veículo for menor do que o tempo de garantia concedido, você estará coberto em todo o período em que utilizá-lo.

Outro fator importante é verificar a necessidade de utilização de itens extras (centrais multimídias, sensor de estacionamento, faróis de milha, etc). Opte sempre pela aquisição e instalação na própria concessionária, pois, além de contar com um funcionamento perfeito, você ainda mantém a cobertura da garantia.

Valor do seguro

Último quesito, mas não menos importante: avaliar quanto é cobrado para um seguro privado do carro é essencial. Afinal, a diferença entre os valores, de acordo com o modelo, pode significar uma boa economia ou a possibilidade de deixar o veículo mais completo.

Agora que você já sabe como fazer a melhor escolha quanto aos carros comerciais, é só partir para a pesquisa e decidir aquele que se encaixa melhor em seus planos e em suas necessidades.

Gostou do nosso post? Vai colocar nossas sugestões em prática na compra do seu próximo veículo? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas como essas sempre em primeira mão!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"