SUV e Sedan: qual opção mais combina com você?

Escolher entre SUV e Sedan não é uma tarefa simples. A coisa toda vai muito além da escolha do modelo: o comprador precisará avaliar uma série de fatores que envolvem os gostos pessoais e aspectos específicos da vida de cada um.

Entre aqueles que devem ser considerados e colocados na balança, temos a estrutura familiar, necessidade, perfil de conduzir, onde o carro será usado, gosto pessoal, economia e tantos outros.

A partir disso, será que existe uma escolha que seja considerada a melhor entre o SUV e Sedan? É isso que vamos conferir nos próximos parágrafos. Acompanhe e veja as particularidades de cada um desses modelos tão diferentes entre si. Vamos lá!

SUV e Sedan: semelhanças e diferenças

Os veículos utilitários SUVs têm conquistado seu espaço no mercado de automóveis e agradado parte do público consumidor: o visual bem característico e arrojado são apontados com alguns dos motivos. A opção de vir com tração 4×4, a carroceria elevada e os pneus grandes são pontos que despertam atenção de muitas pessoas.

Por outro lado, os sedans continuam como uma paixão nacional. O conforto oferecido por um carro de dimensões interessantes, o design e a agilidade são os aspectos mais relevantes apontados por alguns proprietários desses veículos.

Esse modelo de carro se presta para quase todas as situações: para o pai que vai ao trabalho, para uma viagem com a família e até para o filho, que vai para uma festa.

Mas para avaliar melhor qual vale mais a pena entre SUV e Sedan, precisamos ir um pouco mais fundo. Acompanhe os principais tópicos a seguir.

Preço

De forma geral, os SUVs seguem a tendência de ter um preço um pouco mais alto do que veículos equiparados. Mas devemos considerar que esses modelos estão em alta no mercado e isso tende mesmo a acontecer.

Por outro lado, os sedans costumam trazer mais tecnologia e, não raro, mais conforto com um preço mais baixo que os SUVs. Itens de segurança e comodidade fazem com que a balança penda mais para o lado dos sedans neste caso.

Versatilidade

No que diz respeito ao fator versatilidade, os SUVs têm um ponto positivo: a altura extra oferecida pelo carro permite que esses modelos tenham uma versatilidade maior para encarar terrenos como estradas de terra um pouco acidentadas.

Alguns modelos conseguem aliar um comportamento excelente também no asfalto, trazendo motor a diesel e tração 4×4. Diferenciais como off-road, que raramente são encontrados no sedan, torna os SUVs mais versáteis.

Segurança

O primeiro ponto a ser observado nos SUVs é a questão da altura: a posição mais alta para a direção permite uma melhor visão ao dirigir e isso aumenta a sensação de controle do carro.

Hoje, esses carros estão mais ágeis e mais seguros, mas ainda assim correm um risco maior de capotamento, mesmo considerando as evoluções de alguns itens, como o controle de estabilidade e de tração — esses são pontos que ainda são considerados sensíveis. Por isso, os sedans terminam ganhando neste ponto.

Manutenção e consumo

Entre SUV e Sedan, o primeiro tem o custo médio de serviços de manutenção e peças um pouco mais caro que os sedans. Esse gasto vai além de pneus maiores e uma estrutura diferente: os SUVs são mais pesados e maiores, isso impacta diretamente no consumo de combustível e, no final do mês, as despesas são mais dispendiosas.

Aqui vale uma observação: dependendo do modelo/marca do sedan, a comparação entre os gastos com consumo e manutenção chegam bem próximos de se equipararem. Caso isso ocorra, a diferença não chega a ser significativa.

Desempenho

Continuando nossa análise entre o SUV e Sedan, estes últimos acabam se destacando ao conseguir uma aceleração em menos tempo, além de atingir velocidades mais altas. Os sedans também costumam oferecer mais conforto e estabilidade e isso sem falar na direção com características esportivas.

Os sedans, por terem um design mais aerodinâmico, conseguem ser mais econômicos nas estradas.

Conforto

De fato, podemos encontrar sedans com características esportivas que contam com suspensões firmes e SUVs com uma rodagem tranquila e macia. Mas o contrário é muito mais fácil de ser percebido.

Ou seja, sedans conseguem apresentar um nível maior de conforto. O motivo para isso é simples: esses modelos têm uma suspensão mais baixa e isso retira a necessidade de reforçar o conjunto para compensar a altura e equilibrar o centro de gravidade, tal como ocorre nos SUVs.

Porém, essa característica dependerá de avaliação de cada um. Por exemplo, se o condutor costuma andar por estradas ruins, um SUV oferece mais rigidez e isso faz com que a transposição desses obstáculos seja mais confortável.

Pelos pontos observados acima entre SUV e Sedan, este último modelo parece ser uma boa escolha. Os equipamentos e a tecnologia embarcada, a segurança e alguns custos menores fazem dos sedans algo mais atraente.

Por outro lado, os SUVs também chamam a atenção do público consumidor por ter mais espaço e por estar melhorando muito em aspectos importantes, como conforto e lista de equipamentos. Além disso, eles ainda figuram como novidade no mercado e isso traz um charme extra à categoria.

Como apontamos no início, essa escolha não é simples. Por isso, a saída para evitar um eventual empate e optar pelo melhor modelo é considerar questões além do apelo estético. Para isso, coloque na ponta do lápis tudo aquilo que for relevante para você: uso do carro, estacionamento, custos, família, estrada entre outros.

Por fim, para fechar sua escolha, ainda tem algo que não pode faltar: o test drive. Seja qual for sua opção, nunca deixe de usar e abusar desse recurso prático. Ele pode ser definidor no momento de escolher entre SUV e Sedan. Se possível, veja se consegue fazer essa avaliação em um local que mais se pareça com aquele em que usará mais o veículo.

Agora, seja qual for sua opção entre SUV e Sedan, nunca deixe de procurar uma concessionária autorizada para fechar o negócio. Com isso, você tem a garantia de que tudo tem origem certa, qualidade e um atendimento capacitado para ajudá-lo!