Vai comprar um carro seminovo? Veja 8 dicas para verificar a qualidade do veículo!

Comprar um carro é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Muitas pessoas têm o desejo de adquirir determinado modelo de veículo e fazem de tudo para conquistar esse objetivo.

Porém, comprar um carro zero quilômetro talvez não seja a melhor opção. Além da desvalorização do bem, o alto custo pode ser um grande empecilho. Sendo assim, muitas pessoas optam por comprar um carro seminovo. 

Existem excelentes opções disponíveis no mercado, mas é preciso ter bastante atenção ao escolher o seu veículo. Há algumas maneiras de garantir que o carro seminovo está em bom estado de uso e conservação, evitando que o sonho se torne um grande pesadelo. 

Vai comprar um carro seminovo? Então, continue a leitura deste artigo e veja oito dicas para verificar a qualidade do veículo e não se arrepender da compra!

1. Verifique a pintura

Um dos primeiros itens a serem verificados ao decidir comprar um carro seminovo é a pintura. Para tanto, escolha um local bem iluminado para conhecer o veículo. Dê preferência a horários diurnos, facilitando a visibilidade. 

Em termos de horário, evite o sol do meio-dia, pois a incidência da luz solar pode dificultar a avaliação. Outro ponto importante é evitar dias chuvosos. As gotas de água podem esconder imperfeições na pintura e na lataria. 

Fique atento a imperfeições na pintura, que podem ser o indicativo de batidas ou arranhões. Confira os parafusos da lataria, garantindo que estejam pintados na mesma cor do veículo. A diferença de cor pode representar a troca de alguma peça. 

2. Observe a lataria

É impossível verificar a pintura sem observar a lataria. A dica é passar a mão por todo o automóvel, procurando ondulações e outros tipos de deformidades. Caso tenha dúvidas sobre determinado local, dê algumas leves pancadas. Se o barulho for diferente da lataria, pode-se suspeitar do uso de massa plástica. 

Os vãos de portas, capô e tampa do porta-malas exigem atenção redobrada. Passe o dedo nessas regiões, procurando certificar que a distância é a mesma em toda a extensão. 

Observe, também, o alinhamento desses locais. Todos devem estar alinhados e com espaçamento igual. As portas, por exemplo, não devem raspar nos batentes. Qualquer grande diferença pode representar uma batida. 

3. Examine os pneus

É imprescindível que você examine todos os pneus. Verifique a condição dos quatro pneus do carro, procurando e analisando os desgastes. Caso haja diferença, o veículo pode apresentar problemas de alinhamento ou suspensão. 

Questione o vendedor quanto à data da última troca de pneus, procurando comprovar essa informação e se programar (ou negociar) para realizar as próximas trocas. 

Não se esqueça do estepe. Abra o porta-malas e confira se ele está na posição correta e a sua qualidade. Além disso, levante o pneu e verifique se o lugar onde ele fica está oval ou amassado. Essas imperfeições podem evidenciar um conserto mal realizado e batida na traseira do automóvel. 

4. Garanta a simetria

Cada detalhe do bem a ser adquirido deve ser observado cuidadosamente. A simetria do automóvel é uma perspectiva importantíssima de ser verificada. 

Para fazê-lo, feche as portas e observe se elas se alinham com o desenho do carro. Certifique que o capô se fecha perfeitamente, sem apresentar ondulações e diferenças de espaço para com o para-lamas. 

Lembre-se: qualquer imperfeição, por menor que seja, pode ser  indicativo de um acidente não relatado ou um descuido do condutor. Preste bastante atenção!

5. Confira o chassi

Ao decidir comprar um carro seminovo, você deve assumir o papel de investigador. Procure todo tipo de problema que o carro pode apresentar, não se baseando apenas no aspecto visual. 

Existem outros aspectos fundamentais para a garantia de uma boa compra. A conferência do número do chassi é uma delas. Tenha certeza de que o número presente no chassi do veículo é o mesmo descrito no documento e em todos os vidros. 

Existem falsificadores no mercado que não remarcam os vidros, pois poucas pessoas se lembram desse detalhe. Confira, também, o tamanho e o desenho das letras. Há um padrão que, dificilmente, é reproduzido pelas empresas de gravação. 

6. Revise o documento

É essencial revisar o documento do veículo. Imagine só comprar um automóvel e, depois da transferência financeira, descobrir que existem inúmeras multas não pagas, impostos não recolhidos e demais problemas com a Justiça? Seria péssimo, não é mesmo?

Por isso, revise todo o documento, procure comprovantes de pagamento do IPVA e de quitação de possíveis multas e outros débitos (como financiamentos). Realize pesquisas na internet, onde é possível identificar quantos donos o veículo teve e se é um carro sinistrado ou não. 

Assim, você terá certeza de que o veículo está liberado para ser transferido, sem nenhuma surpresa desagradável. 

7. Tenha um bom mecânico

Por mais que você tenha analisado todos os aspectos, existem algumas informações que somente serão avaliadas por um profissional de qualidade. Por isso, tenha um bom mecânico, que seja de confiança e que possa fazer uma vistoria no veículo. 

Assim, o profissional poderá dar sua opinião sobre a condição do motor, suspensão, lataria, pintura e todos os pontos já observados. O mecânico também será importante para garantir que a quilometragem esteja correta e certificar se as manutenções periódicas foram realizadas.

Lembre-se: você vai comprar um carro seminovo, e todo cuidado é pouco. 

8. Experimente o carro

Após analisar todos os aspectos que mencionamos, não se esqueça de experimentar o carro. Por mais que você já conheça o modelo ou já tenha conhecimento que aquela  marca é excelente, não deixe de fazer um test drive. 

Aproveite para levar um mecânico de confiança. Assim, enquanto ele dirige o carro, você tem a oportunidade de se sentir como passageiro, sentando em todos os bancos e verificando o conforto do veículo

Ligue o rádio, teste ar-condicionado, computador de bordo, Bluetooth e tudo o mais que for possível. Garanta que todos os itens de conforto estejam em perfeitas condições de uso.

Após o teste, converse em particular com o seu mecânico e verifique a sua opinião. Dessa maneira, você estará cada vez mais perto de garantir que comprar um carro seminovo será a realização do seu sonho!

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das nossas dicas para verificar a qualidade do veículo antes de comprar um carro seminovo? Tem alguma dúvida? Já escolheu o seu modelo? Então, entre em contato conosco que teremos prazer em ajudar! Não perca tempo e realize o seu sonho!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"