Veja 7 dicas de como tirar mau cheiro do carro

Lembra-se de quando você comprou o seu carro e ele estava com aquele cheirinho de novo? Pois é, conforme os quilômetros avançam, esse odor vai sendo substituído por outros bem menos agradáveis. Mas, você sabe como tirar mau cheiro do carro?

O mau cheiro surge no interior do veículo proveniente, principalmente, de restos de comida, suor, cigarro, entre outros exemplos. Portanto, livrar-se desses odores desagradáveis exige mudança de hábitos e alguns cuidados básicos com o interior do veículo.

Veja abaixo 7 dicas para cuidar do seu carro e a acabar com o mau cheiro:

1. Faça uma revisão nos compartimentos

Os carros atuais têm vários compartimentos como consoles, porta-copos, bolsões para revistas, suportes etc. Principalmente quem tem filhos, sabe que as crianças costumam jogar embalagens nesses locais depois que terminam de comer.

Por isso, vale uma revisão geral para encontrar a origem do mau cheiro. Alguns compartimentos não são muito visíveis e podem estar guardando embalagens com restos de alimentos. Não se esqueça de incluir o porta-malas e o porta-luvas na sua revisão geral.

2. Aspire carpetes e bancos

Todas as vezes que você lavar o carro, tente usar o aspirador de pó sobre os carpetes e bancos. A aspiração evita o acúmulo de sujeira nesses locais, o que pode ser a causa do mau cheiro no interior do veículo.

Para facilitar a aspiração do carpete, use uma escova com cerdas macias em toda a superfície para ajudar a soltar a sujeira. Assim, o trabalho do aspirador fica mais facilitado e rápido.

3. Lave os tapetes de borracha

Assim como os carpetes e bancos, os tapetes de borracha também devem ser limpos todas as vezes que você der aquela geral no carro.

A melhor maneira de lavar os tapetes é retirá-los e esfregá-los com bastante shampoo automotivo. Use uma escova bem forte para retirar todos os resíduos que possam estar nas ranhuras das borrachas. Deixe-os secar totalmente ao sol antes de reposicioná-los no carro.

4. Não fume no interior do veículo

Além de fazer muito mal para a saúde, o cigarro deixa um mau cheiro permanente no interior do veículo. Isso sem contar o risco de a brasa queimar os bancos, deixando um aspecto péssimo no estofado.

Se você é fumante, jamais acenda o cigarro dentro do carro. As substâncias tóxicas da fumaça aderem às borrachas e tecidos, produzindo um mau cheiro terrível que dificilmente sairá do carro.

5. Mande lavar bancos e forrações

Mesmo cuidando dos bancos, carpetes e forrações com aspirações constantes, o ideal é mandar o carro para um profissional em limpeza de interiores uma vez por ano. A empresa poderá retirar todos esses componentes para fazer uma lavagem completa, retirando todas as substâncias que ficam inalcançáveis e possam produzir o mau cheiro do carro.

6. Use um desodorizador veicular

Você pode encontrar, no mercado ou em lojas especializadas, diversos tipos de desodorizadores para utilizar no carro. As soluções podem vir em formato de spray, para que você pulverize no carro, ou com um suporte para usar na saída do ar-condicionado. Ainda é possível adquirir os desodorizadores em pasta, para serem colocados nos porta-trecos.

7. Mande fazer uma limpeza no ar-condicionado

O ar-condicionado acumula muitas impurezas em seu uso diário, portanto, a cada seis meses é preciso fazer uma manutenção com troca do filtro e higienização do sistema.

Com essas dicas, você não terá dúvidas sobre como tirar mau cheiro do carro, e assim, poderá manter seu veículo sempre novinho, como se estivesse saindo da concessionária!

Quer saber mais informações ou ter acesso a outros conteúdos como este? Então acompanhe nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Twitter e YouTube!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"