3 dicas para estilizar o seu carro e deixá-lo estiloso e seguro

Não há dúvida de que os veículos, de uma maneira geral, são uma paixão dos brasileiros. Os carros, principalmente, são sonhos de consumo de homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais.

Dentro deste panorama, é cada vez mais comum que os donos recorram à customização de carros para deixá-los mais estilosos, evidenciando o seu estilo de vida. No post de hoje, vamos dar 3 dicas para estilizar o seu carro, abordando todos os passos necessários. Acompanhe!

1. Decida o que você pretende fazer

Quando falamos em customizar carros o céu é o limite! É possível modificar rodas, instalar dispositivos aerodinâmicos, como aerofólios, para-choques e saias laterais, escurecer os vidros, modificar a cor do veículo, itens do interior como bancos de couro, colocar um sistema de som mais potente, entre inúmeras outras possibilidades.

Mas para uma customização bem-sucedida, é muito importante planejar. Defina qual o estilo de customização quer implantar, o orçamento e os itens prioritários, para que o carro fique o mais fiel ao seu desejo, sem gastar além da conta.

Pesquise os locais que dispõem dos itens, lembrando que quanto mais compras e serviços você fizer em um mesmo local, maior será o seu poder de barganha e menor o tempo gasto.

2. Verifique a legislação sobre customização de carros

Antes de sair comprando e instalando os itens desejados, saiba que a modificação de veículos é regulamentada por lei, havendo recomendações e limites para quase tudo.

O órgão que regulamenta essas questões é o Conselho Nacional de Trânsito – Contran, e os principais dispositivos legais, que tratam do assunto, são as resoluções 292319384 e 397, além da deliberação 75/08.

Abaixo, mostramos alguns itens comuns que merecem atenção:

  • o conjunto formado por rodas e pneus não deve exceder o diâmetro do conjunto original e nem extrapolar o limite da lataria;

  • os vidros não podem ser muito escuros. Cada janela tem um limite máximo de escurecimento permitido;

  • modificações de suspensão tem que obedecer a diversos critérios técnicos;

  • vários tipos de modificação devem ser inspecionados por empresas credenciadas e constar na documentação do carro.

3. Adquira peças e serviços em estabelecimentos autorizados

É sempre indicado adquirir peças na rede autorizada da marca do seu veículo. Hoje em dia, a maioria dos fabricantes oferece pacotes de itens para customização bastante variados. Caso o catálogo do fabricante não ofereça os equipamentos desejados, procure empresas homologadas pela marca ou tradicionais no mercado.

A maioria das empresas que vende peças para customização também faz a instalação. Se você teve o cuidado de escolher um lugar confiável, não terá problemas!

As oficinas autorizadas das concessionárias têm conhecimento específico, diagramas detalhados dos veículos, ferramentas mais apropriadas, além, é claro, dos itens de customização de carros, projetados e fabricados pensando especificamente no modelo do seu carro! Isso oferece a oportunidade de deixar o carro com a sua cara, garantindo a sua segurança e podendo, inclusive, aumentar o desempenho.

E então, gostou das nossas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter ficar por dentro do universo Honda!