Acessórios para carro: 6 itens que fazem toda a diferença

Para quem é admirador dos automóveis, ou mesmo para quem nem é tão apaixonado, mas depende diariamente de um para se locomover, o mercado de acessórios para carro tem aumentado não só em tamanho, mas também na qualidade e nas opções.

Mesmo nos dias atuais, com os carros chegando às lojas em diferentes versões e equipados com uma boa quantidade de recursos, ainda é bastante interessante adquirir alguns itens que podem melhorar a experiência de todos os ocupantes de seu carro.

Veja, a seguir, algumas dicas que facilitarão a sua escolha na hora de optar por bons acessórios para seu carro.

1. Bancos em couro

Um valioso item, entre os acessórios para carro, é o revestimento dos bancos em couro. Além da estética, quando aliado ao uso ar-condicionado, o couro não esquenta o corpo do motorista e dos passageiros como os bancos revestidos em tecido. Além disso, é mais fácil de mantê-lo limpo, uma vez que é impermeável e não acumula odores.

O couro, seja sintético ou natural, tem alta durabilidade, permitindo que você consiga manter o interior de seu carro com o aspecto novo por muito mais tempo, possibilitando mais conforto e requinte durante a convivência ao volante, além de maior valorização do automóvel na revenda.

2. Airbags

O airbag é um acessório com foco na segurança dos ocupantes do carro. Ele é comercializado como um kit composto de bolsas que são infladas no exato momento de uma colisão, amenizando ou, até mesmo, eliminando os danos à coluna, rosto e região peitoral dos ocupantes.

Quando os sensores instalados em partes do carro detectam que está ocorrendo uma colisão, as bolsas situadas nos pontos em que haverá impacto interno são lançadas para fora da área onde estão escondidas (podendo ser no painel frontal, nas colunas, na lateral e divisão dos bancos, entre outras partes) e infladas rapidamente, antes mesmo que os corpos dos ocupantes do veículo se desloquem, servindo para absorver o impacto do acidente.

Nesse momento, a pressão do contato com os corpos é reduzida durante o esvaziamento das bolsas, também em grande velocidade, na segunda fase do processo de proteção. É possível visualizar seu funcionamento nos famosos testes do NCAP e Latin NCAP.

Atualmente, além dos airbags frontais (que ficam ocultos sob o painel do veículo), existem também os airbags laterais, de cortina, centrais, de joelho e, inclusive, de capô e de teto que, quando utilizados em conjunto, totalizam dez ou mais bolsas protetoras no carro, envolvendo totalmente os ocupantes em situações de gravidade.

3. Travas de segurança

A trava de segurança é um acessório construído em material bastante resistente, que tem como função impedir que seu veículo seja dirigido por pessoas não autorizadas. Sua utilização é feita posicionando-o de maneira que mantenha algum pedal e a direção com os movimentos bloqueados, ligando um ao outro.

Sua ativação é bastante rápida, normalmente feita com auxílio de uma chave, em modelo que dificulta cópia e também a abertura forçada por um assaltante. A remoção é igualmente simples, permitindo velocidade para que o veículo possa sair de onde está estacionado.

Mesmo diante da simplicidade na operação de uma trava de segurança, é possível afirmar que ela oferece proteção e boa dificuldade para quem tentar furtar seu carro.

4. Películas de segurança

As películas de segurança são a evolução da simples película escura, mantendo seus benefícios, como o de reduzir a temperatura no interior de veículo, proteger estofados do desgaste precoce e prevenir que os ocupantes e objetos deixados no interior do carro sejam identificados.

Porém, as películas de segurança ou películas “antivandalismo”, como são também conhecidas, criam grande dificuldade para que um assaltante ou vândalo consiga quebrar os vidros do seu automóvel, uma vez que suportam impactos repetidos de mais de 100 kg, dependendo da versão escolhida.  

5. Kit multimídia (a estrela entre os acessórios para carro)

O kit multimídia veio para substituir os aparelhos que servem apenas para reproduzir músicas de estações de rádio ou exibir filmes de DVD. Esse acessório pode possibilitar a interação de todos os ocupantes do carro com o conteúdo dos seus smartphones e, até mesmo, exibir em sua tela alguns aplicativos de navegação famosos, como Waze e Google Maps, mantendo as informações de sua rota sempre atualizadas.

Algumas versões mais modernas trazem, de fábrica, aplicativos famosos para download e busca de músicas, como o Spotify. Em alguns casos, é possível também reproduzir músicas diretamente de estações de rádio que compartilham seu conteúdo ao vivo pela internet, utilizando a conexão de um smartphone para se manter conectado.

Outra grande função de um kit multimídia é possibilitar a conexão por tecnologia Bluetooth. Com ela, a conexão por cabo, que seria necessária para ligar o smartphone ao kit multimídia, por exemplo, não é mais necessária, permitindo que as conexões sejam realizadas sem depender de fios. Operações comuns, como atender uma ligação, poderá ser realizada sem grande dificuldade, em apenas um toque, utilizando também microfones instalados no veículo e ouvindo a voz pelos alto-falantes.

6. Câmeras de ré

A câmera de ré é outro acessório bastante valorizado, que facilita as manobras dos motoristas em marcha à ré, inclusive, nos ambientes com pouca iluminação.

Ela funciona da seguinte forma: na parte traseira do veículo, normalmente junto à iluminação da placa ou mesmo alocada em um furo central no para-choque, é instalada uma câmera que é ligada e tem sua imagem projetada na tela de um kit multimídia sempre que a marcha à ré é engatada. Algumas opções exibem algumas linhas que simulam por onde o carro passará durante a manobra.

A maioria das câmeras de ré também oferecem um sistema que compensa a ausência de luz, além de possibilitar a captura de imagem dos objetos a uma considerável distância e com bom ângulo de abertura, proporcionando maior facilidade ao manobrar, mesmo em períodos noturnos.

Vale salientar a importância em procurar e instalar novos acessórios para carro em empresas autorizadas e que conheçam seu veículo, visto que a instalação de acessórios de forma irregular poderá, além de invalidar a garantia do automóvel, causar problemas a curto ou médio prazo.

Finalizando, seja para segurança dos ocupantes do veículo, ou simplesmente para deixar seu carro mais confortável e com visual mais bonito, existem ainda mais acessórios para carro além dos apresentados neste artigo. Para conhecer outras incríveis opções, entre em contato conosco.