Afinal, o que é a lavagem ecológica de carros ?

Com os períodos de estiagem cada vez mais longos no Brasil, a preocupação com o consumo de água se tornou comum entre a população. E é justamente pensando em diminuir o desperdício em uma das atividades que mais utilizam água que a lavagem ecológica de carros tem ganhado cada vez mais adeptos. Trata-se de pessoas que, embora não queiram deixar a sustentabilidade de lado, não abrem mão de ter o seu carro sempre brilhando.

No entanto, mesmo com o surgimento de cada vez mais prestadores desse tipo de serviço, ele ainda é visto com maus olhos por muitos motoristas, que questionam a eficiência da lavagem que não utiliza água da forma tradicional.

Se você é um desses motoristas que ainda não conhecem a lavagem ecológica de carros ou quer saber mais sobre o assunto, esse post foi feito para você. Acompanhe!

O que é a lavagem ecológica de carros?

Também conhecida como ecolavagem ou biolavagem, a lavagem ecológica é um tipo de limpeza realizada em veículos que quase não utiliza água. Para isso, faz uso de produtos biodegradáveis, que, além de diminuírem o consumo de água, não agridem o meio ambiente.

A lavagem ecológica foi criada por um brasileiro, que recebeu uma multa da síndica por ter levado o seu carro (da forma tradicional, ou seja, com litros de água) dentro da garagem do seu condomínio. Na busca por uma opção que evitasse mais problemas, ele descobriu um produto não tóxico e com alto poder de limpeza.

Economia de água e de dinheiro

Quando comparada com a lavagem comum, a opção ecológica ainda é vantajosa pelos seguintes aspectos:

  • utiliza, em média, 200ml de água para realizar a lavagem inteira de um carro, contra cerca de 80 litros utilizados em uma lavagem comum;
  • um kit de lavagem ecológica de cerca de R$150 é capaz de realizar até 200 limpezas completas;
  • o processo é realizado em menos tempo, pois necessita de praticamente uma etapa para ser concluído, enquanto a lavagem comum depende de limpeza, enxague, enceramento, aspiração, etc.

Mas não pense que, por demandar menos consumo de água e ser mais barata e mais rápida que a lavagem tradicional, a opção ecológica perde em eficiência — os resultados obtidos são iguais e, algumas vezes, até melhores que os da lavagem comum.

Locais especializados

Com quase toda certeza, você já deve ter se deparado com a oferta da lavagem ecológica para carros, até mesmo fora de lava rápidos. Isso acontece porque a sua execução exige poucos materiais, que não ocupam muito espaço.

A lavagem ecológica de carros se divide, normalmente, em quatro momentos, que são:

  1. a limpeza dos pneus e das partes plásticas externas  esses itens recebem a aplicação de produtos que não dependem de enxágue, pois não têm ação corrosiva como os detergentes;
  2. a limpeza dos vidros  contam com a aplicação de um produto específico, que limpa e ainda evita a aparição de manchas com o passar dos dias;
  3. a limpeza da lataria  recebe a aplicação com borrifador da mistura de produto biodegradável dissolvido em água, em seguida, a mistura é espalhada e absorvida com a ajuda de flanela específica;
  4. a limpeza da parte interna  é higienizada com o auxílio de um aspirador de pó, e a finalização nas partes plásticas e de couro é feita com produtos específicos.

Em geral, as lavagens ecológicas têm preço muito semelhante ou menor ao cobrado para a realização do processo comum. Porém, costumam apresentar um tempo de execução bem menor e ser oferecidas em locais estratégicos (supermercados, estacionamentos, shoppings, etc.), o que também se torna um grande atrativo do serviço.

Como fazer em casa

Que o brasileiro é apaixonado por carros, isso não há dúvidas! Então, se você é apaixonado pelo seu veículo e adora cuidar dele com as próprias mãos, a realização da lavagem ecológica também é uma opção para ser feita em casa e em condomínios de apartamentos, que normalmente proíbem a lavagem comum na garagem.

Se você decidir por essa opção, a primeira coisa que deverá fazer é comprar um kit de lavagem a seco para automóveis ou montar o seu, que deverá conter:

  • solução de lavagem a seco para latarias;
  • pulverizador de compressão;
  • pincel de acabamento para pneus e detalhes externos (opcional);
  • flanela de microfibra;
  • solução para limpeza de vidros;
  • solução desengraxante para rodas e pneus.

Esses são os itens necessários para que você execute a limpeza da parte externa do veículo. Para a limpeza da parte interna, já que não depende de água, você pode optar pelos produtos que já está acostumado a utilizar em lavagens comuns.

Mesmo que de simples execução, a lavagem ecológica exige alguns cuidados para ser feita em casa. Entre eles, destacam-se:

  • dissolver a quantidade correta da solução  ao dissolver a solução na água, colocar uma quantidade menor que a indicada pode provocar riscos na pintura, assim como uma quantidade maior, embora não danifique a lataria, também não trará o brilho desejado ao veículo;
  • realizar movimentos leves  como a solução é aplicada na lataria e retirada pouco tempo depois com a ajuda de uma flanela, a execução de movimentos deve ser sutil e cuidadosa, evitando um atrito desnecessário entre a sujeira que está sendo retirada e a pintura do veículo;
  • usar apenas flanelas de microfibra  também para evitar riscos na lataria, as flanelas de microfibra têm como característica a boa absorção de líquidos e de poeira, diferentemente de outros tecidos usados para lavar carros.

Afinal, qual é a melhor opção?

Pelo fácil acesso à água e até pelo costume, as lavagens comuns ainda são as preferidas pelos motoristas brasileiros. Porém, com as crises hídricas que foram recentemente enfrentadas em grandes cidades e que ocasionaram, por muitas vezes, o racionamento de água, o número de adeptos à lavagem ecológica tem aumentado gradualmente.

Seja em um local especializado ou em casa, a lavagem ecológica de carros é uma ótima opção para cuidar do seu veículo. Afinal, ela pode sair mais barata que a limpeza comum e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

Gostou do nosso post? Agora que você já sabe tudo sobre a lavagem ecológica, pode aproveitar e compartilhar nas redes sociais para que os seus amigos também saibam mais a respeito!