Carro esportivo: conheça os modelos mais desejáveis pelos motoristas

8 minutos para ler

Paixão, performance e tradicionalismo. Em um todo, esses são os pilares da história do automobilismo, que é repleta de jornadas, descobertas, avanços e tecnologias. Com isso em mente, desenvolvemos este post para destacar os modelos que tornam isso possível.

Afinal de contas, o que é um carro esportivo? Apesar de a resposta parecer intuitiva, percebemos que essa é uma dúvida comum aos nossos leitores. Por isso, mergulhamos no tema para falar de suas curiosidades, listando todas as características que fazem esses veículos serem memoráveis. Então, sem demoras, vamos ao artigo!

A proposta do carro esportivo

Entre outras coisas, a função de um legítimo carro esportivo é encantar o seu condutor — e não pense que estamos falando de maneira figurada, nada disso! Pois, veja, desde sua conceitualização, esses modelos são desenvolvidos para entregar uma experiência muito especial, que vai bem além do simples deslocamento.

Ou seja, o papel do carro esportivo não é apenas te transportar do ponto A ao B, mas garantir que esse trajeto seja feito com boas doses de emoção, entusiasmo e felicidade. Mas, aqui, talvez você se pergunte: “ora, como é possível uma máquina estimular tantas emoções?”. Pois bem, caro leitor!

É justamente aqui que entra a arte da engenharia, capaz de criar um conjunto mecânico que sintonize eficiência, velocidade e direção. O resultado disso é um veículo que se conecta ao seu condutor, entregando uma via direta de foco, prazer e contentamento. Isso é um carro esportivo.

Os principais tipos, características e esportivos da Honda

A sinfonia dos motores, a maleabilidade da direção e o prazer da pilotagem. Por conta disso, os esportivos sempre representaram uma compra emocional, pois não são feitos para as necessidades cotidianas. Pelo contrário: tudo nesses modelos é voltado para a diversão!

Entretanto, existem algumas categorias entre os esportivos. Sendo assim, aproveite o momento e aprenda um pouco mais sobre cada uma delas!

Esportivo de adesivo

Primeiro, temos uma modalidade que não conta com esportivos legítimos, mas veículos que tentam trazer esse tempero para os modelos cotidianos. Ou seja, tratam-se de versões apimentadas dos carros comuns e que, por isso, focam na questão estética.

Dessa forma, é bem comum que esses carros sejam comercializados como versões especiais, com uma roupagem diferente. Alguns elementos dessa aparência costumam ser para-choques e grades com desenho mais agressivo, rodas maiores e exclusivas, detalhes de costura dos bancos e dos volantes em cor contrastante e por aí adiante.

Nesse caso, a intenção não é entregar um esportivo real para o consumidor, mas sim a experiência imaginária. Veja, os esportivos de adesivo não costumam equipar motorizações apimentadas, mas as mesmas utilizadas nos modelos convencionais.

Atualmente, o lineup Honda conta com poucos modelos que atendem essa descrição. Aqui, falamos do Honda Civic Sport. Trata-se do mesmo sedan com motor 2.0 que é um sucesso no mercado — que, inclusive, equipa as versões LX, EX, EXL e Touring. Inclusive, não fique com dúvidas sobre o modelo, acesse agora a página exclusiva da HPoint com todas as imagens e características desse belo sedan!

Já esteticamente, esse Civic adota uma aparência mais sisuda, com a predominância de detalhes esportivos, câmbio manual e um interior totalmente forrado em preto. No passado, a montadora ainda oferecia outro modelo nessa mesma descrição, o Honda City Sport.

Para finalizar, destacamos um último caso que pode se encaixar nessa categoria. Aqui, falamos do Honda Civic Touring, a versão de topo do sedan médio da marca. Pela posição que ocupa dentro da linha Civic, ele equipa uma motorização diferenciada que desempenha 173 cv de potência. Por isso, o modelo acaba sendo um lobo em pele de cordeiro, pois apesar de não ser um esportivo legítimo, tem uma performance que estimula o motorista a uma condução mais arrojada e divertida.

Esportivo

Em essência, um esportivo é um modelo que se inspira em um carro de base, mas implementa alterações mecânicas que transformam o comportamento do veículo na estrada, tornando-o legitimamente esportivo. Por conta disso, eles, de fato, são veículos completamente diferentes.

Já tecnicamente, vale destacar quais são as alterações de projeto. Em certos casos, é comum que a engenharia do modelo seja redesenhada do zero, pois a versão convencional não tem a infraestrutura necessária para aguentar o estresse provocado pelo aumento de potência e elasticidade.

Por isso, os esportivos usam estruturas reforçadas e tecnologias diferenciadas, além de vários componentes mais sofisticados em áreas como suspensão, tração, direção, transmissão e, obviamente, a própria motorização. Novamente, a Honda tem um modelo de grande destaque nessa categoria.

Aqui, falamos do Honda Civic Si. Lembrando que esse modelo está no mercado e, por isso, você pode conferir todos os seus detalhes, imagens, vídeos e preços acessando a página da HPoint exclusiva ao modelo!

Agora, quer um exemplo de como a versão esportiva se destaca das mais comportadas? Veja a comparação abaixo:

  • versão de entrada e intermediárias: LX, Sport, EX e EXL — motorização 2.0 aspirada de 150 cv de potência e 19,30 kgf.m de torque;
  • versão Touring com motor em Alumínio 1.5 Turbo 16V DOHC Duplo VTC com Injeção Direta Transmissão automática do tipo CVT
  • variante esportiva: Si — motorização 1.5 turbo de 208 cv e 26,5 kgf.m de torque, com 0-100 km/h em 7,2 segundos.

Superesportivo

É a partir desse ponto que entramos no suprassumo do automobilismo. Um superesportivo, também conhecido como supercarro, é um modelo que foi desenhado para as pistas. O DNA desse automóvel foi construído para entregar velocidade final, aceleração bruta e dirigibilidade super reativa.

Diferentemente dos esportivos, os supercarros não são baseados em uma variante convencional, mas são literalmente criados do zero. Por conta disso, são bem mais raros, sendo também considerados carros de imagem para as montadoras — termo utilizado para descrever um modelo que personifica o ápice da tecnologia dentro de uma fabricante.

Ainda que exista muito ruído na comunidade automotiva sobre a categorização desses veículos — normalmente por conta do posicionamento do motor —, podemos recorrer ao critério mais elementar: a relação peso/potência.

Além de ser um modelo único e evidentemente pensado para as pistas, um superesportivo deve ter no máximo 3,7 kg de massa para cada cavalo de potência. Atualmente, a montadora japonesa comercializa a renascença de um antigo clássico, o Honda NSX. Dê uma olhada nas especificações desse modelo:

  • híbrido com um motor a combustão 3.5 V6 biturbo e três motores elétricos — dois dianteiros e um traseiro;
  • 581 cavalos de potência total combinada e 65,8 kgf.m de torque;
  • transmissão automatizada de 9 velocidades;
  • tração integral sob demanda;
  • velocidade final de 307 km/h;
  • 0 a 100 km/h em 3,3 s;
  • 3,40 kg/cv.

Os motivos para investir em um carro esportivo

Agora, conheça as motivações que fazem esses veículos serem tão cobiçados. Veja!

Diferenciação

Em um primeiro momento, isso acontece por um aspecto econômico: justamente por empregarem tanta tecnologia e sofisticação mecânica, esses carros acabam sendo mais caros. Por conta disso, o seu número de vendas é menor, resultando em menos unidades nas ruas. Para finalizar, o próprio design dos esportivos deixa claro que se trata de algo especial.

Excelência

Você é um cliente exigente? Então, é no mínimo natural que busque o há de melhor no mercado, seja a mérito de performance, estilo ou dirigibilidade. No fim das contas, as melhores virtudes automotivas sempre são lançadas no segmento esportivo de luxo, fazendo com que você viva o futuro antes de qualquer outra pessoa.

Diversão

Por último e fundamentalmente importante, o fator mais emocional! Todos os aspectos de um esportivo são projetados para colocar um sorriso no seu rosto, seja em uma aceleração mais vigorosa, na forma como se contorna as curvas, no ronco ecoando na cabine e tudo o mais!

Por essa série de motivos, eles mais que justificam sua presença e seu valor de mercado. Afinal, são veículos que entregam o que nenhuma outra categoria oferece. O objetivo deles é justamente fazer a sua vida melhor a cada vez que decidir pilotá-lo — algo comum a todos os modelos Honda exibidos no lineup da HPoint!

Portanto, não perca a oportunidade de colocar um carro esportivo na sua garagem! Entre agora em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar você nessa conquista!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This