Quais são os carros da Honda com motor turbo e quais seus diferenciais?

7 minutos para ler

Os carros com motor turbo são cada vez mais procurados por quem quer trocar seu veículo por uma opção mais potente. Se antes esse tipo de propulsor estava mais limitado ao universo das competições automotivas, atualmente existem diversos modelos com essa característica sendo desenvolvidos para o uso no dia a dia.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste conteúdo as principais informações sobre esses veículos e apresentar os modelos da Honda com motor turbo para que você possa escolher aquele que mais combina com seu perfil. Confira!

Entenda o que é um motor turbo

É classificado como turbo o motor capaz de aproveitar o fluxo gerado pela expulsão dos gases de escape como fonte de energia para aumentar o seu desempenho. Para isso, ele conta com dois componentes especiais, que são chamados de compressor e turbina, e que estão interligados por um eixo.

Também conhecida como caixa quente, a turbina fica localizada no coletor do escapamento, onde recebe os gases resultantes da queima da mistura de ar e combustível. A passagem desses gases movimenta o rotor instalado na parte interna da turbina que, por sua vez, movimenta o rotor do compressor, graças à interligação entre eles.

Quando isso acontece, o compressor ou caixa fria, capta o ar atmosférico, direcionando-o sob pressão para o sistema de admissão da máquina. Assim, é possível aumentar a concentração de oxigênio e ganhar mais potência sem aumentar o uso de combustível, o que torna esse tipo de motor uma opção muito mais eficiente.

Conheça os carros da Honda com motor turbo

Agora que você já sabe o princípio de funcionamento de um carro com motor turbo, que tal conferir os modelos que unem o desempenho único desses propulsores com o melhor da tecnologia, conforto e segurança automotiva?

Então, conheça agora os carros da Honda equipados com motor turbo e escolha o próximo a estar em sua garagem!

Civic

Principal modelo no portfólio da montadora, o Honda Civic conta com opções equipadas com motor turbo no Brasil desde 2016. Neste ano, a opção para quem busca essa tecnologia é a versão Touring.

Com um motor 1.5 de até 173 cavalos e 22,5 kgfm, ele é a pedida certa para quem não abre mão de alta potência. Sua eficiência também é notável, já que o consumo médio de combustível é de 13,2 km/l na cidade e 17,3 km/l na estrada.

O modelo, que já está em sua décima geração, continua chamando a atenção pelo seu design marcante e moderno. A versão com motor turbo conta com as mesmas características da versão topo de linha, como grade frontal cromada e retrovisores externos com repetidores de seta em LED.

Além do incrível visual, o Honda Civic 2020 vem repleto de tecnologia à bordo. Destaque para o sistema Honda LaneWatch — que ajuda a reduzir os pontos cegos, a câmera de ré com linhas dinâmicas e os faróis de neblina em LED. Recursos como banco do motorista com ajuste elétrico em quatro direções, ar condicionado digital de duas zonas e sistema Turn by Turn de navegação assistida por voz garantem o máximo conforto e praticidade ao dirigir.

Civic Si

O esportivo com estilo arrojado que não deixa de lado a sofisticação e o conforto de um Civic. Aproveitando a mesma carroceria do modelo sedã, mas com duas portas, o esportivo estreou novidades que vão agradar os fãs da marca. Entre elas, o motor do tipo turbo na versão 1.5, 208 cv, torque de 26,5 Kgfm e transmissão do tipo manual de seis marchas. Destaque para o sistema de caixa de marcha do Civic Si com encurtamento dos engates, o que facilita a troca e não deixa o carro perder o desempenho, principalmente nas arrancadas e saídas rápidas.

Outra função que impressiona no esportivo Honda é o botão “sport”, do lado direito do painel da manopla de câmbio. Quando acionado, o carro se transforma em um “pocket rocket”: suspensões e direção elétrica ficam mais firmes e até o ronco que sai do escapamento se revela diferente.

No interior, os bancos são no formato concha, para você se sentir abraçado pelo Civic Si. Há uma costura diferente nos bancos e detalhes vermelhos no painel de instrumentos. O pomo da alavanca de câmbio e as pedaleiras são em alumínio.

HR-V

Um dos carros mais vendidos na categoria dos crossovers compactos, o Honda HR-V também conta com uma versão Touring equipada com motor turbo, que volta ao portfólio nacional da montadora japonesa.

As especificações do propulsor são muito semelhantes às do Civic, com volume de 1.5 litros, 173 cavalos de potência e 22,5 kgmf de torque. A principal diferença fica por conta do consumo, já que HRV é um pouco mais pesado: as médias ficam em 11,5 km/l de gasolina na cidade e 14,6 km/l na estrada.

No visual, a versão com motor turbo ganhou detalhes que o diferenciam das demais, como luzes de neblina e faróis full-LED e saída de escape dupla. Houve também uma alteração no estilo da grade dianteira, que recebeu acabamento em blackpiano. A novidade mais marcante, no entanto, é o teto solar panorâmico, que confere um estilo único ao top de linha.

CR-V

Para quem gosta de veículos SUV, o Honda CR-V é a pedida certa. O modelo tem uma única versão no Brasil, que conta com motor 1.5 turbo de alto desempenho, com 190 cavalos de potência e torque de 24,7 kgmf.

O motor é associado a um câmbio automático CVT com Paddle Shifts. A injeção de combustível conta com duplo comando de válvula variável, que garante maior eficiência no consumo e baixa emissão de poluentes. Outros atrativos da parte mecânica são a tração 4×4 e direção com sistema de assistência progressivo.

A parte externa do CR-V se destaca pelo visual moderno, com diversos detalhes cromados, rodas de liga leve de 18 polegadas e conjunto de luzes em LED. Maçanetas, aerofólio e retrovisores externos na cor do veículo ajudar a deixar o modelo ainda mais bonito. Por dentro, o acabamento também é refinado, apresentando painel e portas com revestimento soft-touch — macio ao toque, e painel de instrumentos totalmente digital.

Accord

O modelo da Honda Accord mais potente equipado com propulsor turbinado é o sedã Accord. Nesse ano de 2020, ele vem com motor 2.0 VTC Turbo, capaz de desenvolver impressionantes 256 cavalos de potência e 37,7 kgmf de torque, podendo atingir a marca de 100 km/h em apenas 5,7 segundos!

Para garantir todo esse desempenho, o modelo conta ainda com transmissão automática de 10 velocidades. Esse conjunto também se destaca pela eficiência, já que o consumo médio de combustível pode chegar a 17,5 km/l de gasolina rodando na estrada.

Recursos de tecnologia e segurança também chamam a atenção no Accord. Ele é equipado com conjunto de itens Honda Sensing de direção assistida, como sistema de detecção de faixas de rodagem, de distância segura dos demais veículos e acionamento automático dos freios ao identificar risco de colisão.

Prefira os diferenciais dos carros Honda

Nada como contar com a confiança e a segurança que só a Honda oferece na hora de comprar um novo carro, não é mesmo? Afinal, seus modelos sempre foram reconhecidos pela qualidade diferenciada, tecnologia de ponta e alta durabilidade, que garantem um alto índice de satisfação entre os proprietários.

Outra diferença de possuir um Honda é um atendimento exclusivo e um pós-venda rápido e eficiente. Você também conta com três anos de garantia — sem limite de quilometragem, para aproveitar seu automóvel novo sem preocupações.

Quer conhecer mais sobre os carros da Honda e descobrir o melhor lugar para fazer esse negócio? Então, entre em contato com a Honda HPoint agora mesmo e agende um test-drive. Temos as melhores opções para você adquirir o seu próximo carro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This