Como escolher um carro para viajar? Confira aqui nossas dicas

6 minutos para ler

Viajar é sempre bom, não é mesmo? E não importa se é em período de férias ou em feriados curtos ou prolongados. Pegar o carro para viajar e cair na estrada com a família ou amigos proporciona momentos inesquecíveis. Porém, para fazer isso corretamente e de forma segura, precisamos escolher um carro que se enquadre aos nossos anseios.

Diante disso, é muito importante ter uma noção do tipo de viagem que você fará com o veículo antes mesmo de comprá-lo. Mas é comum ficarmos com dúvida na hora de escolher o nosso veículo. Portanto, ao ler este post, você terá um direcionamento melhor sobre o assunto. Confira!

Como escolher um carro para viajar?

Há diversos aspectos que podemos analisar antes de fazermos a compra do nosso carro. Abaixo, falaremos sobre os principais. Confira!

Analise a quantidade de pessoas que compõem a sua família

Esse ponto é muito importante, pois permite que escolhamos um carro de tamanho ideal para agrupar a quantidade de pessoas que viajarão nele.

Grande parte dos bons carros contém 5 lugares para viajar. Entretanto, se você gosta de realizar viagens mais longas, essa quantidade pode não atender aos seus anseios, proporcionando uma viagem desconfortável.

Além disso, se a sua família é composta de mais de 5 pessoas, essa também não é uma opção. Pensando nisso, você pode optar por um carro mais cômodo, com mais lugares e um maior espaço.

Escolha um veículo com porta-malas grande

Outro ponto importante é a análise do porta-malas, pois de nada adianta analisar a capacidade de pessoas, mas não avaliar o tamanho do bagageiro.

Isso porque é o no porta-malas que levaremos as nossas compras e os nossos utensílios em geral. Resumindo, você sempre precisará de um porta-malas grande e espaçoso.

Porém, se você costuma viajar sozinho ou com poucos acompanhantes, não há necessidade de comprar um carro com o porta-malas grande, pois um pequeno espaço já será suficiente para guardar toda a sua bagagem.

Escolha um automóvel viável para os lugares que você costuma viajar

Cada destino exige um tipo de carro diferente. Por exemplo: se você costuma viajar para lugares de estrada de terra, é recomendável comprar um 4X4 que seja adepto a esse tipo de estrada.

Porém, caso as suas viagens sejam mais urbanas, onde grande parte das estradas são asfaltadas, é valido escolher um carro mais leve e que economize mais gasolina.

Por fim, se o destino final for distante da sua moradia, vale a pena comprar carros mais esportivos, pois eles são de grande porte e aguentam maiores distâncias, evitando desgastes.

Opte por um automóvel que faça uma boa quilometragem por litro

No momento de realizar a escolha do carro, é de suma importância saber qual combustível pode ser utilizado e qual você gosta mais. Por exemplo, carros a diesel, quando comparados aos movidos a gasolina, são mais econômicos, apesar de serem mais caros. Entretanto, no Brasil, carros de passeio são proibidos de serem abastecidos com diesel.

Além desses, o etanol também é uma excelente opção para os automóveis. Ele é mais barato, porém realiza uma menor quilometragem se comparado à gasolina. Por isso, urge a necessidade de fazer as contas antes de viajar, a fim de analisar qual vale mais a pena.

Ademais, é muito importante pensarmos na economia de combustível. Isso porque há alguns carros que consomem mais gasolina do que os outros. Desse modo, é imprescindível colocar tudo na balança, avaliando as suas despesas e calculando quanto sobra para investir no seu veículo.

Logo, de uma forma resumida, estamos deixando bem claro sobre o quão válido é analisar a relação custo-benefício, pois o carro comprado deve estar de acordo com a sua realidade socioeconômica, a fim de que você possa utilizar o seu automóvel conforme o seu perfil.

Averigue a potência do motor

A potência do motor está diretamente ligada ao tipo de estrada que você vai pegar nas suas viagens.

Como a potência também está ligada ao consumo de combustível, várias pessoas, pelo senso comum, acabam achando que o melhor carro é sempre aquele que consome menos combustível, ainda que seja mais fraco. Entretanto, esse pensamento não é o correto para todas as situações.

Para certos tipos de ruas e estradas, é preciso que você opte por um carro mais potente, capaz de subir ladeiras íngremes e de superar cascalhos, a fim de proporcionar segurança aos passageiros e ao motorista.

Um carro com motor menos potente não é a escolha ideal para superar esses desafios, ainda mais se o carro estiver portando um peso considerável, com muitas pessoas ou muita bagagem. Por exemplo, um carro 1.0 demora muito mais para acelerar, prejudicando a ultrapassagem e colocando em risco a vida dos passageiros.

Por isso, é muito importante que você compre o automóvel com uma potência do motor de acordo com a sua forma de uso. Ainda que os carros de alta potência consumam mais combustível, eles são mais seguros para viagens longas e desafiadoras.

Analise a tração

A tração nas quatro rodas do seu carro é fundamental, principalmente se você passa por estradas de areia e terra, por exemplo.

Esse fator evita derrapagens e até acidentes, proporcionando uma maior estabilidade aos carros. Além de garantir que os passageiros cheguem seguros ao seu destino, a tração pode ser muito útil em casos inesperados, como enchentes.

Desse modo, analisando tudo o que foi dito anteriormente, é notório que, antes de comprar um carro para viajar, você deve ter em mente os lugares aos quais você sonha ir. Fazendo isso, você não se arrependerá da sua escolha. Além do mais, devemos sempre optar por um automóvel que se enquadre ao nosso padrão econômico, pois de nada adianta comprar um carro e não tirá-lo da garagem.

Ainda assim, é de suma importância que você compre o seu carro em uma concessionária de qualidade. Por isso, sugerimos a Honda HPoint, uma empresa de renome e responsável com os seus clientes. Então, entre em contato conosco e conheça as opções de carros ideais para a sua próxima viajem!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This