Descubra como higienizar o carro da forma mais eficiente possível

6 minutos para ler

Manter o automóvel sempre limpo é mais do que uma questão estética, trata-se da saúde e do conforto dos passageiros. Em tempos de pandemia de coronavírus, saber como higienizar o carro é ainda mais importante, tendo em vista que o contágio pode acontecer dentro do veículo.

Apesar da gravidade do vírus, felizmente, ele é facilmente eliminado com práticas simples de higiene: para as pessoas, lavar as mãos com água e sabão (ou utilizar o álcool em gel) já tende a ser suficiente.

Em relação às superfícies dos carros, o álcool com concentração de 70% é o mais recomendado pelos médicos. Ele pode ser passado com um pano de microfibra (não encharcado) nas superfícies de borracha e de plástico e também nos tecidos — inclusive os bancos de couro e material sintético.

E para você que não tem tempo para fazer está higienização em casa, e em tempos de corona vírus é de extrema importância que seja feita, a Honda HPoint possui serviços de higienização para você deixar o seu Honda limpo e livre do vírus. Clique Aqui e Saiba Mais.

Agora, quer conhecer mais cuidados e evitar o contágio dentro do seu carro? Então, confira nossas dicas!

Redobre os cuidados com o volante e as marchas

De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o coronavírus é capaz de sobreviver por algumas horas — ou, até mesmo, dias — em determinadas superfícies. Logo, uma pessoa pode pegar a COVID-19 ao ter contato com alguma superfície que esteja contaminada.

Isso quer dizer que, se o seu carro é compartilhado, por exemplo, um motorista (ainda que assintomático) pode ter deixado o vírus nas superfícies onde o toque da mão é comum, como o volante e o câmbio. Se outro motorista saudável chega para dirigir o carro horas depois, ele pode ser contaminado pelo vírus ainda viável nessas superfícies.

Por isso, é essencial manter a higiene interna do carro, especialmente nos locais em que encostamos frequentemente.

Utilize os produtos certos

Como dissemos, o uso do álcool 70% é bastante indicado para a higienização dos automóveis, mas também existem outros produtos igualmente eficientes, como:

  • detergente neutro e água;
  • desinfetantes;
  • soluções com água sanitária com moderação, para não prejudicar a saúde nem danificar as superfícies no longo prazo;
  • álcool isopropílico, que tem menos água em sua composição e, por isso, é ideal para a limpeza de componentes eletrônicos, como a central multimídia e o som.

Não utilize álcool em gel para as mãos! Apesar de muito utilizado no combate ao coronavírus, é importante lembrar que o álcool em gel deve ser destinado apenas à higiene das mãos. Isso porque essa versão é mais pegajosa e deixa resíduos onde é aplicada, o que pode, até mesmo, acumular mais sujeira.

Divida a limpeza em etapas

Apesar da correria do dia a dia, não ceda à pressa e faça a higienização de qualquer jeito, limpando tudo de uma vez, com o mesmo pano.

Dividir esse processo em etapas é a maneira mais segura e eficiente de eliminar o coronavírus (e outros vírus, fungos e bactérias) de dentro do seu veículo.

Por isso, comece com uma limpeza geral das superfícies, para eliminar as sujeiras aparentes — o que pode ser feito com detergente neutro ou sabão. Em seguida, faça a etapa da desinfecção. Assim, a descontaminação vai ser mais eficaz.

Atenção: o álcool é um produto inflamável e demanda cuidados, especialmente dentro de um carro. Jamais deixe o frasco no veículo, ainda mais se ele ficar exposto ao sol.

Não esqueça de limpar as maçanetas

As maçanetas e portas também seguem a mesma lógica das superfícies internas do carro: o coronavírus pode permanecer ali por tempo suficiente para contaminar outras pessoas.

Então, tenha cuidado dobrado e bastante atenção — já que, geralmente, a nossa atenção é voltada para a parte interna do veículo, deixando a maçaneta contaminada. Afinal, pouco vai adiantar higienizar o carro por dentro e, na hora de sair, encostar na maçaneta que não foi limpa, certo?

Faça a higiene dos bancos e carpetes

Desde antes da pandemia de coronavírus, a regra da higiene dentro do carro era não colocar nada que venha da rua diretamente nos bancos — o ideal é sempre utilizar o porta-malas.

Isso porque diversas bactérias podem ser trazidas para o interior do veículo, que também são prejudiciais para a saúde.

Em tempos de COVID-19, esse cuidado deve ser reforçado, já que, como observamos, os tecidos podem abrigar o vírus por bastante tempo — ou seja, ele vem nas nossas roupas e solas de calçados e ficam dentro do carro.

Evite o ar condicionado

O ar-condicionado veicular, quando não higienizado de forma correta e regular, já é um risco para a saúde, pois pode causar problemas respiratórios.

Durante a pandemia, a melhor opção é mesmo evitá-lo, afinal, para ligar o sistema, é preciso que o carro seja fechado — fazendo com que todos os ocupantes respirem aquele ar.

Ainda que somente uma pessoa esteja dentro do veículo, prefira sempre andar com as janelas abertas, para que o ar circule melhor. E não esqueça de se atentar à lei da sua cidade em relação ao uso obrigatório da máscara.

Mantenha a sua própria higiene preventiva

Como você viu ao longo deste texto, nós mesmos podemos ser responsáveis por levar o coronavírus (e outras bactérias também) para o interior do veículo — fazendo com que ele fique ali por muitas horas, capaz de contaminar outras pessoas que vão entrar no carro depois.

Por isso, é essencial cuidar também da sua higiene: limpe as mãos com o álcool em gel assim que se sentar e higienize objetos que vão ficar expostos (como celular, chaves e bolsa). Dessa forma, o vírus que poderia estar nessas superfícies será eliminado.

Saber como higienizar o carro no dia a dia é fundamental no combate ao coronavírus, mas também é importante contar com empresas preparadas para fazer um serviço de higienização mais completo, como a HPoint. Vale a pena optar por esse trabalho com periodicidade! E lembre-se: com cuidado e respeito à saúde de todos, a crise vai passar mais rápido!

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado você a proteger a si mesmo e a sua família nesse momento tão desafiador pelo qual estamos passando. Para ajudar a orientar e conscientizar os seus contatos sobre os cuidados de higiene dentro do carro, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Quanto mais pessoas em combate ao vírus, melhor!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This