Conheça 8 aplicativos fundamentais para motoristas

Sem dúvida, os aplicativos para smartphone viraram uma grande febre em todo o mundo. Atualmente é possível encontrar as mais diversas funcionalidades nessa tecnologia, o que simplifica a vida cotidiana tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. No mundo automotivo essa realidade não é diferente.

Há vários aplicativos para motoristas que podem simplificar as atividades do dia a dia. Eles auxiliam na definição da rota, na economia do combustível e até na gerência de aspectos técnicos do automóvel. Pensando nisso, separamos neste post quais são os aplicativos que todo condutor deve ter em seu celular. Confira!

1. Carango

O Carango é um aplicativo muito útil para os motoristas que controlam o desempenho geral do seu carro.

Para isso é preciso que o dono do automóvel cadastre dados como o modelo, a placa, o ano, a marca, a distância percorrida pelo veículo e o volume total de litros do tanque de combustível. Além disso, o motorista insere informações, como abastecimentos, trocas de óleo, revisões, manutenções realizadas, gastos extras com o veículo, multas, custo do seguro e idas ao lava jato, entre outras informações.

Assim, o aplicativo gera uma síntese de todas as informações do carro por meio de gráficos e relatórios, que incluem o total gasto com o veículo, a evolução do preço do combustível, um resumo dos abastecimentos e outras facilidades para o condutor.

Esse aplicativo está disponível para Android e iOS e possui uma versão gratuita. A versão paga conta com alguns adicionais e maior número de gráficos.

2. Drive Awake

O Drive Awake é uma ótima opção de aplicativo para pessoas que costumam dirigir à noite ou trabalham em turnos muito longos. Isso porque, por meio da câmera frontal, o aplicativo consegue realizar um rastreamento das expressões faciais e detectar sinais de sonolência.

Se julgar que o motorista está ficando com sono, o aplicativo dispara um alarme sonoro alto para mantê-lo acordado. Assim, dormir no volante não será mais um risco.

O Drive Awake está disponível para iOS e Android e é gratuito.

3. Onde parei?

Sem dúvidas, qualquer motorista já perdeu o automóvel ao estacionar dentro de um shopping center lotado. O mesmo acontece na rua, quando se para longe do local onde é o compromisso ou não se conhece muito bem a área. Além disso, no dia a dia corrido é comum que as pessoas saiam apressadas do carro e esqueçam onde ele foi estacionado.

Pensando em resolver esse problema, o aplicativo Onde parei? foi criado. Isso porque ele memoriza o último local em que o veículo esteve, além de oferecer a facilidade de programar um alarme para que lembre o usuário da localização certo tempo depois.

Esse aplicativo inteligente é gratuito e está disponível tanto para iOS quanto para Android.

4. Trekken

Além de ser extremamente perigoso, dirigir sem prudência pode acarretar multas onerosas para o orçamento. O Trekken foi desenvolvido para pessoas que desejam dirigir com maior consciência, o que beneficia a terceiros e a ela mesma.

Para isso, o aplicativo fornece dados sobre o comportamento do motorista em curvas, a velocidade média do veículo, a aceleração e se o smartphone foi utilizado durante o trajeto, por exemplo. Essa é uma grande vantagem, visto que por meio das informações é possível estimular uma direção mais responsável.

O interessante é que, além de ser gratuito para motoristas, há um acúmulo de pontos para quem utiliza o Trekken, que podem ser trocados por serviços e produtos parceiros do aplicativo. Empresas que possuem frotas precisam pagar pela funcionalidade, mas há o benefício de monitorar os veículos.

5. Carrorama

A maioria dos motoristas tem controle sobre os gastos com combustíveis ou com idas as oficinas, não é mesmo? Errado! Na realidade, quando aparece um problema é comum que o dono apenas leve o veículo a uma oficina e pague pelo serviço. Desse modo, ao longo de um período, não se sabe quanto gastou com o carro.

O mesmo acontece com o combustível. Quando há necessidade, o motorista enche o tanque do veículo, mas no fim do mês não sabe ao certo qual foi a fatia do orçamento destinada a esse fim.

O Carrorama foi criado para que os proprietários de veículos saibam exatamente quanto gastaram com o automóvel. Para isso ele permite o cadastro de todas as despesas referentes ao carro, como o combustível, pedágio, multas e revisões.

O aplicativo é gratuito e também está disponível para iOS e Android.

6. HERE

O HERE é um serviço de mapas oferecido pela Nokia, mas está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Nele, o usuário pode baixar os mapas que deseja e consultá-lo offline, o que é uma ótima economia do pacote de dados móveis para o smartphone. O download do Brasil todo, por exemplo, não ocupa nem 1GB de memória do celular.

Além disso, ele também pode sugerir rotas de carro, a pé ou com transporte público, mas para isso precisa estar conectado à internet.

7. Econoflex

Com os preços da gasolina e do álcool mudando semanalmente, é possível que o motorista não saiba qual é mais vantajoso. Pensando nisso, o Econoflex calcula qual dos dois combustíveis vale mais a pena, o que ajuda proprietário a ter uma boa economia.

Quem possui um carro flex deve baixar o app, que é gratuito e está disponível para Android e iOS.

8. Yelp

Para quem gosta de sair, o Yelp pode ser uma ótima opção de localizador de bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Nele é possível achar locais filtrando informações como a distância da residência e a faixa de preço. O aplicativo ainda possui uma área em que os usuários podem deixar comentários e avaliar o estabelecimento.

Os motoristas que já estão na rua e querem escolher um lugar para ir ainda têm outra facilidade, visto que ao apontar o smartphone para alguma direção, o Yelp localiza locais próximos. Ele está disponível para Windows Phone, iOS e Android.

Os aplicativos para motoristas podem facilitar a vida no trânsito, não é mesmo? No entanto, lembre-se que usar o celular durante a condução é perigoso, visto que o motorista se distrai e pode causar acidentes. Sendo assim, use os apps somente quando estiver parado ou antes de sair de casa.

Quer receber mais novidades como esta sobre o mundo automotivo? Assine a nossa newsletter e receba artigos diretamente em seu e-mail!