Conheça as melhores opções de carros com som automotivo

Seja em uma viagem de carro com a família ou em uma festa com os amigos, o som automotivo pode fazer toda a diferença. Por isso é tão importante adquirir um sistema eficiente e que tenha uma boa qualidade, mesmo com o volume alto, para que você curta seus melhores momentos com o veículo. Afinal, ninguém merece a música estralando no ouvido, certo?

Os sistemas mais básicos costumam contar apenas com um som razoável para o motorista e os passageiros, mas você também pode investir em sons mais potentes que contam com diversas funções interessantes, como TV digital e GPS. Como escolher o melhor modelo não é tarefa fácil, preparamos este post com o que você precisa saber sobre carros com som automotivo, desde os principais acessórios de um sistema de som até as melhores opções disponíveis do mercado.

Leia até o fim para conferir!

Principais acessórios do som automotivo

Os sistemas de som modernos contam com diversos recursos integrados, que oferecem funções muito além de tocar música e sintonizar o rádio. Abaixo, separamos todos os seus principais acessórios. Acompanhe!

Central multimídia

Esse dispositivo integra diferentes mídias no painel do carro, reproduzindo rádio, DVD, MP3 e CD. Recursos como GPS e entrada de câmera de ré, por exemplo, também podem integrar a central multimídia. É possível encontrar centrais com diferentes designs, configurações e sistemas, e quanto mais sofisticado o player, maior é a possibilidade de reprodução de arquivos de som.

Entrada para dispositivos móveis

Hoje em dia até os aparelhos mais populares contam com entrada para cartão SD, USB e bluetooth, para que você coloque as suas músicas e vídeos preferidos usando seus dispositivos móveis. Se o sistema de som não tem bluetooth ou nenhuma entrada, sua conexão com outros dispositivos é praticamente inutilizada.

Amplificador

Se você quer otimizar a qualidade do som sem fazer adaptações complexas, usar um amplificador pode ser uma ótima ideia. O sistema de som pode contar com saídas amplificadas e pré-amplificadas, e até mesmo um módulo amplificador externo, que tira distorções e ruídos, garantindo um som alto e limpo. Booster, Mosfet e digital são os três tipos de amplificadores mais básicos encontrados no mercado.

Alto-falantes

Para uma maior potência e qualidade em carros com som automotivo, instalar uma divisão completa de alto-falantes pode ser essencial. Esses dispositivos têm diferentes opções, como:

  • tweeters (frequências agudas);
  • drivers (frequências médias);
  • subwoofers (frequências subgraves);
  • woofers (frequências graves).

Cabos

Esses itens são usados para apoiar o som automotivo e são imprescindíveis para garantir uma ótima qualidade na sonorização — afinal, o conjunto de cabos está diretamente ligado ao desempenho do sistema de som.

Existem três tipos de cabos que proporcionam uma melhora no sistema:

  • alta tensão: ideais para transmitir sinais aos módulos amplificadores externos e aos alto-falantes;
  • baixa tensão: mais resistentes, transmitem sinais amplificados previamente;
  • alta corrente: leva energia aos módulos amplificadores.

pecas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Fontes e mega capacitores

Enquanto as fontes atuam melhorando a economia do consumo de energia de sons potentes, os mega capacitores oferecem uma ótima frequência sonora, evitando picos de corrente elétrica em sons mais graves (que consomem mais energia).

Melhores opções de som automotivo

Depois de conhecer os principais acessórios de carros com som automotivo, chegou a hora de conferir quais são as melhores opções disponíveis no mercado. Abaixo, separamos as principais!

Pioneer AVIC-F80TV

Quando o assunto é um som automotivo potente, a central multimídia automotiva Pioneer AVIC-F80TV chama atenção por suas diferentes funções e alta qualidade. Além de contar com TV digital, tela de 7 polegadas e GPS, ela possibilita ao motorista conferir mensagens de WhatsApp, assistir a vídeos, receber ligações e escutar músicas. A central ainda aceita cartão de memória, é equipada com entrada USB, tem conexão bluetooth e reproduz CD e DVD.

Pósitron SP8900

Em nosso ranking de melhores sons automotivos disponíveis no mercado, o Pósitron SP8900 é um dos poucos modelos que permitem que o motorista reproduza os aplicativos e funções do smartphone em sua central multimídia. Com tela de 6 polegadas, o sistema apresenta GPS, rádio FM, leitor de CD e DVD, cartão SD, bluetooth e uma impressionante potência de 180W.

Pósitron SP6920 NAV

Esse modelo conta com navegador GPS integrado, TV digital e rádio AM/FM — tudo isso em uma tela de 7 polegadas de alta qualidade. Além disso, pode ser conectado a uma câmera de ré, que vai ajudar você a visualizar os obstáculos no caminho e facilitar as suas manobras. Ainda, oferece conexão SWC, para controlar o sistema de som sem retirar as mãos do volante.

Pioneer AVH-298BT

A Pioneer volta a marcar presença em nossa lista com o modelo AVH-298BT, que funciona como DVD e reproduz clipes musicais e filmes em uma tela de 6.2 polegadas. O legal desse som é que ele ainda tem conexão bluetooth, que permite ao motorista atender ligações do celular enquanto dirige, o que evita multas e acidentes de trânsito.

Pioneer MVH-288BT

Por fim, mas não menos importante, o Pioneer MVH-288BT permite conectar outras caixas de som para que você tenha o melhor som automotivo em seu veículo. Outro diferencial do modelo é que ele reproduz arquivos de diferentes tipos, como MP3, WMA e WAV, e ainda possibilita atender ligações de celular enquanto dirige.

Dicas para carros com som automotivo

Na hora de instalar um sistema de som eficiente em seu veículo, é muito importante adotar alguns cuidados. Abaixo, separamos as principais dicas:

  • conheça a frequência do sistema de som. É ela que vai ajudar você a entender a montagem do equipamento e a sua regulagem, interferindo diretamente na qualidade do áudio;
  • fique atendo à potência do CD/DVD player. Se deseja um sistema com um bom volume sonoro, o recomendado é utilizar um módulo amplificador pequeno;
  • escolha o tipo de sistema mais adequado para você: ele pode ser interno, para curtir suas músicas e vídeos apenas dentro do veículo, ou externo, para aproveitar o som também do lado de fora em festas e encontros com os amigos;
  • as caixas acústicas para woofers e subwoofers precisam ser de qualidade para garantir um bom desempenho do som e evitar problemas;
  • para garantir um sistema de alto desempenho, utilizar uma fonte ou carregador de bateria é essencial. Utilize ainda cabos RCA de qualidade para evitar ruídos no som.

Não se esqueça de que de todo sistema de som tem um limite sonoro e pode queimar caso trabalhe com muita distorção. Além disso, sempre utilize o som de forma responsável e nada de perturbar a vizinhança em locais e horários inapropriados.

Gostou de conhecer nosso post sobre carros com som automotivo? Continue a sua visita em nosso blog e entenda definitivamente como fazer a revisão anual do carro!