Consórcio ou financiamento de automóvel? Saiba qual é a melhor opção

6 minutos para ler

Quem quer adquirir o primeiro veículo ou está com vontade de trocar o carro por um modelo mais novo pode ficar em dúvida sobre qual é a opção mais vantajosa: consórcio ou financiamento de automóvel? Para responder a esse questionamento, é preciso conhecer como funciona cada uma das opções.

Adiantamos que uma delas tem, certamente, diversas vantagens sobre a outra. Neste post, vamos explicar qual é a melhor e como escolher entre as diversas opções existentes no mercado. Com as nossas dicas, você conseguirá realizar o seu sonho de forma prática e segura. Então, continue a leitura e faça a melhor escolha!

Quais são as principais características do consórcio e do financiamento?

Financiamento

O financiamento é uma modalidade de crédito na qual uma instituição financeira empresta ao contratante um determinado valor e divide o pagamento em diversas prestações. Como garantia, é feita a alienação do bem, que consiste em manter a financeira como proprietária até a quitação total da dívida.

Essa opção tem um custo mais elevado para o comprador porque são acrescidos ao valor emprestado pela financeira os juros, as taxas e o IOF. Além disso, os juros são maiores quando os veículos são usados, o que pode deixar a compra ainda mais cara quando se opta por essa forma de crédito.

Consórcio

No consórcio, também há o intermédio de uma instituição financeira e a alienação do bem até a quitação total do débito, mas o funcionamento do crédito é bastante diferente. É formado um grupo de pessoas interessadas na aquisição de um bem específico, que custeia a compra de um exemplar para cada pessoa.

Além do valor total do bem, os participantes do consórcio pagam apenas pequenos valores relativos à administração do grupo. Nesse tipo de crédito, o valor final pago pelo comprador é muito próximo ao valor do bem adquirido, principalmente se comparado às opções de financiamento disponíveis no mercado.

Por que escolher o consórcio?

É claro que o total pago para adquirir o bem é um item de extrema importância para quem vai comprar a prazo. Por isso, optar pelo consórcio é uma excelente ideia. Com esse tipo de crédito, é possível comprar o carro que você deseja sem ter que pagar várias vezes o preço dele ao longo do tempo.

Mas ainda existem diversos outros bons motivos para eleger essa modalidade. A seguir, vamos listar alguns dos principais para que você não tenha dúvidas na hora de escolher entre consórcio ou financiamento de automóvel. Confira e opte pela opção mais prática e econômica!

1. Flexibilidade

Com o consórcio, você pode escolher entre diversos valores de prestações e prazos de duração para a aquisição do seu bem. Além disso, com a carta de crédito em mãos, você pode optar por um seminovo sem que haja nenhuma diferença no valor das parcelas, ao contrário do financiamento.

2. Planejamento

Toda essa flexibilidade de valores e prazos faz com que seja possível você pensar com antecedência e segurança na compra do seu próximo carro. Isso cria diversas oportunidades e dá uma vantagem estratégica na hora de fechar o negócio, já que você estará preparado e com o dinheiro na mão no momento da compra.

3. Taxas menores

É verdade que há a cobrança de taxas no consórcio, mas são valores muito pequenos, quase irrisórios. No caso do financiamento, além dos juros, várias instituições cobram diversas taxas, embutidas no valor da prestação. A opção com o custo de administração mais barato ainda é o consórcio.

4. Sem burocracia

Um dos grandes obstáculos enfrentados por quem deseja adquirir um veículo a prazo pela modalidade de financiamento é conseguir apresentar os infindáveis documentos para ter o crédito aprovado. Já no consórcio é preciso apresentar apenas documentos básicos, e a aprovação é muito mais rápida e simples.

5. Valor atualizado

Essa é uma grande vantagem que somente o consórcio pode oferecer. No final do pagamento, é certo que você terá o valor total para a aquisição do veículo que escolheu, uma vez que, no consórcio, os valores são atualizados conforme as mudanças no preço do bem, assim como o crédito que você terá.

6. Sem juros e IOF

No consórcio, você não precisa pagar juros, relativos ao empréstimo do dinheiro, nem IOF, imposto sobre as movimentações financeiras. Isso faz com que quase todo o valor pago seja convertido em crédito, ao contrário do que acontece quando você opta pelo financiamento.

7. Crédito sem entrada

Quem decide pela modalidade de consórcio não precisa dar nenhum valor de entrada para ter direito a receber o bem, mesmo que tenha pago apenas uma parcela. Isso acontece porque são feitos sorteios que contemplam alguns membros do grupo de compradores todos os meses. Assim, é possível ter a posse do bem desde a primeira assembleia.

E por que o consórcio Honda é o melhor?

Como ficou claro, por todas as vantagens que foram apresentadas, o consórcio é a modalidade de crédito mais vantajosa para quem deseja adquirir um veículo novo ou seminovo. Agora que você já sabe qual modalidade de crédito deve escolher, é preciso conhecer qual a melhor opção de consórcio que existe no mercado.

Sem dúvida, é a oferecida pela Honda HPoint. O Consórcio Nacional Honda é o mais respeitado no mercado. Conhecido pela solidez que somente a marca pode oferecer, ele tem taxas muito baixas, uma variedade de opções para atender suas necessidades e a confiabilidade que você conhece! É possível fazer uma simulação para saber exatamente qual é a melhor escolha!

A Honda HPoint é uma concessionária que tem profissionais treinados e especializados que podem ajudar você a escolher o melhor entre todos os consórcios oferecidos pela Honda. Assim, você consegue conquistar a compra do seu próximo carro com segurança e economia!

Para receber um atendimento personalizado e escolher entre os melhores modelos Honda, com condições superespeciais e consultoria técnica para a escolha de um consórcio, é só entrar em contato com a Hpoint ou fazer uma visita. Esperamos que você tenha tirado todas as dúvidas sobre a escolha entre consórcio ou financiamento de automóvel!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This