Vale a pena comprar um carro Honda com controle de estabilidade? Descubra!

6 minutos para ler

O controle de estabilidade é um dos itens mais eficientes para evitar acidentes graves nas estradas. É uma tecnologia que ainda não está totalmente difundida no Brasil e sobre a qual existem muitas dúvidas. Mas, certamente, ela passará a ser mais valorizada e priorizada na compra de automóveis, por todas as qualidades que possui.

Neste conteúdo, você encontrará informações sobre o funcionamento e a importância desse recurso, como identificar os modelos em que ele está presente e as normas que regulam a necessidade dele, além de outras dicas importantes que ajudarão a conhecê-lo em detalhes. Então, vamos lá!

O que é o controle de estabilidade

O controle de estabilidade é uma tecnologia que utiliza uma série de sensores instalados em vários pontos do carro. Esses sensores enviam sinais para uma central eletrônica que os processa em frações de segundos e determina diversas respostas mecânicas para estabilizar o veículo, seja qual for a situação.

Para calcular como serão essas respostas, as centrais utilizam informações sobre a velocidade das rodas, de forma independente e com muita precisão. Também são monitoradas a inclinação da direção e a movimentação lateral do veículo. Com esses dados é possível enviar um torque específico para cada roda alterando a trajetória de uma forma muito mais eficiente.

Quais vantagens essa tecnologia oferece

A segurança dos passageiros é algo fundamental para todos os proprietários de veículos. Nesse quesito o controle de estabilidade é a tecnologia mais relevante desde a invenção do cinto de segurança. Ele ainda oferece outros benefícios. Vejamos algumas das principais vantagens!

Corrige a trajetória do veículo

O controle de estabilidade tem o objetivo de garantir que a mudança na trajetória seja feita da forma mais eficiente e segura. Ele possibilita o maior ângulo possível sem que o motorista perca o controle ou as rodas percam totalmente a aderência no solo, o que impediria a manobra e poderia levar a acidentes.

Evita capotagens

Como consequência da sua atuação é diminuído o risco de um dos eventos mais perigosos que podem acontecer em qualquer acidente de trânsito, os capotamentos. Quando todo o peso do veículo é apoiado em um dos seus lados ele tomba sobre o próprio eixo, o que é muito perigoso.

Aumenta a estabilidade da direção

Não é apenas em situações extremas que ele atua evitando acidentes. De forma sútil, ele age sempre que necessário, para garantir que o carro esteja sob controle, ou como dizem os pilotos, na mão do motorista. Dessa forma é possível reagir com assertividade e ter maior sensação de segurança, principalmente nas estradas.

Protege os ocupantes do veículo

Um estudo realizado pelo Instituto de Segurança Viária dos Estados Unidos chegou à conclusão de que somente este item foi responsável por evitar o capotamento de utilitários esportivos em mais de 80% dos casos e evitar quase a metade dos acidentes fatais dentro do período da pesquisa.

Auxilia em curvas fechadas

Ele auxilia ainda o motorista a realizar a melhor tangente quando se depara com uma curva muito fechada. Assim, as viagens longas, principalmente em trechos sinuosos, ficam muito mais agradáveis e menos cansativas. É aquele tipo de coisa que não se quer deixar te ter depois que se conhece.

Obrigatoriedade do item

O controle de estabilidade é tão revolucionário em termos de segurança que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) emitiu duas portarias que tornam obrigatória a presença dele nos veículos novos a partir de 2020. Assim, todos os lançamentos automotivos deverão contar com ele.

Uma segunda portaria ainda determinou que, a partir de 2022, todos os veículos vendidos no Brasil, inclusive lançados antes da edição da portaria, deverão possuir controle de estabilidade. Assim, não apenas os lançamentos, mas os modelos que já existem, deverão possuir essa função.

Como saber se seu carro tem

O controle de estabilidade eletrônico é, genericamente, identificado pela sigla ESC, do inglês. Para ter certeza de que seu carro possui esse diferencial é preciso verificar o manual do proprietário ou a ficha técnica do veículo fornecida pela montadora. O equipamento ainda recebe outros vários nomes, dependendo da montadora.

Um dos mais reconhecidos e eficientes controles de estabilidade eletrônicos disponíveis hoje é o VSA (Vehicle Stability Assist), que equipa os veículos Honda. Ele está disponível em diversos modelos e versões da marca e é item de série em alguns deles. Escolhendo um Honda você terá boas chances de contar com essa segurança.

Quais veículos escolher

Tendo em vista todo o potencial desse equipamento e a possibilidade de que ele seja exigido como item de série em breve, é uma boa ideia escolhê-lo, inclusive na compra de um seminovo. Isso porque muitos compradores deverão valorizá-lo, a exemplo do que aconteceu com o ABS e o Airbag. Assim, em um futuro próximo as pessoas preferirão adquirir apenas veículos que contenham controle de estabilidade.

Na categoria dos hatch uma excelente escolha é o Fit. Já nos sedãs médios o item está presente no Civic e no City. Nos SUV, em que o item é muito importante e apreciado, é possível encontrá-lo tanto na CRV quanto na HRV e WRV. Escolha um Honda e tenha uma versão muito eficiente e confiável desse sistema.

Onde comprar

Por todas essas qualidades você deve ter percebido a importância desse item de segurança. E quando ele vem equipado em veículos confiáveis e duráveis como os produzidos pela Honda você tem a certeza de que está oferecendo o melhor em segurança para seus passageiros, sejam eles clientes, amigos ou sua família.

Nas concessionárias HPoint você recebe atendimento especializado, feito por profissionais qualificados e experientes. Lá, você também encontra uma grande variedade de veículos novos e seminovos equipados com controle de estabilidade, para ter mais tranquilidade nas suas viagens.

Entre em contato com uma HPoint e visite uma loja para fazer um test-drive e perceber o quanto esse equipamento influencia a direção e segurança do seu veículo. Assim, você terá a certeza de que conseguirá evitar acidentes, dirigir da forma mais confortável e eficiente e, ainda, proteger as pessoas que leva com você durante suas viagens.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This