Cuidados ao comprar um carro: entenda os perigos do veículo sem procedência e garantia

Os cuidados ao comprar um carro são fundamentais para que você tenha tranquilidade com o seu automóvel novo. E, claro, evitam que você perca dinheiro com a necessidade de manutenções fora de hora depois que já fechou o negócio.

As concessionárias oferecem carros de boa procedência e complementam essa tranquilidade com a garantia contra qualquer problema que apareça nos primeiros quilômetros que você rodar. Mas, você tem ideia do que isso significa? Confira o post que preparamos e saiba mais!

Verifique a procedência do veículo

A procedência está ligada à origem do carro. Como saber quem foi o dono anterior, como ele dirigia, de que forma cuidou do veículo etc. Se você vai comprar um carro que foi de um parente próximo, não terá problemas com isso. Mas nem sempre é possível dar a sorte de encontrar um negócio assim.

As concessionárias fazem uma verificação completa do veículo antes de colocá-lo à venda. Os especialistas são capazes de identificar qualquer problema que o dono anterior tenha, eventualmente, omitido. Dessa forma, fica mais fácil garantir a procedência do veículo.

Confirme o prazo de garantia

Todas as concessionárias de carros seminovos, oferecem garantia contra problemas na caixa de câmbio ou no motor do veículo. Isso significa que, em três meses, qualquer problema que o automóvel apresente lhe dá o direito de devolvê-lo à loja, recebendo de volta a quantia que foi paga.

Se você optar por comprar o carro junto a um vendedor independente não terá essa oportunidade.

Confira dicas para fugir de roubadas

Veículos sem garantia ou procedência podem apresentar diversos problemas a partir do momento em que você roda os primeiros quilômetros. Veja quais são e de que forma você pode se prevenir:

Óleo do motor

Se o proprietário anterior não trocava o óleo regularmente, o lubrificante pode ter mudado de consistência e formado uma borra que adere às partes metálicas e dificulta o trabalho do motor. Se essa situação se prolongar, você pode perder o propulsor.

Antes de fechar o negócio, peça ao seu mecânico para avaliar a qualidade do óleo e, mesmo que ele dê o aval, troque o lubrificante antes de começar a rodar. Assim você garante que as próximas manutenções estarão sempre em dia.

Correia dentada

A correia costuma ter uma duração de até 80 mil quilômetros. Não é possível conhecer o estado dela sem abrir o motor, portanto, não há como fazer um diagnóstico prévio. Dessa forma, antes de começar a usar o carro, providencie a troca.

Alinhamento e balanceamento

Uma rápida volta no quarteirão já é suficiente para que você perceba se o carro está alinhado e balanceado. Se notar que algo não está certo, negocie o conserto ou desista do negócio. A situação pode fazer com que você tenha um desgaste prematuro de pneus.

Parte elétrica

Infiltrações de água e falta de manutenção preventiva podem causar problemas na parte elétrica do carro, que vão lhe dar muita dor de cabeça. Leve a um especialista nesta área e peça um diagnóstico, antes de fechar o negócio.

Tomando esses cuidados ao comprar um carro você garante tranquilidade para rodar muitos quilômetros. Se você gostou dessas dicas, compartilhe o conteúdo com seus amigos nas suas redes sociais!