Como deve ser feita a manutenção dos freios de um veículo? Confira!

6 minutos para ler

Os freios consistem em uma importante parte do carro, mas, muitas vezes, não são levados em consideração no momento de realizar a manutenção do veículo, e isso pode provocar muitos riscos para o motorista e para os passageiros.

Nesse sentido, é importante destacar como o avanço da tecnologia automobilística contribui com os resultados proporcionados em relação ao desempenho das peças quanto à segurança ocasionada nos veículos. Assim, conforme os resultados melhoram, o sistema de freios é aperfeiçoado. Contudo, isso não diminui a necessidade em fazer a manutenção preventiva.

Por isso, continue a leitura e sabia como deve ser feita a manutenção dos freios de um veículo!

Quais são os cuidados necessários na manutenção dos freios de um veículo?

No momento de realizar a manutenção dos freios de um automóvel são necessários alguns cuidados. Por essa razão, saiba agora quais as cautelas a serem tomadas!

Usar somente peças originais

No momento de realizar a manutenção do sistema de freios é fundamental ficar atento na peça usada. Pois, os itens paralelos podem parecer atrativos por causa dos preços mais reduzidos, mas não foram criados especificamente para o seu tipo de veículo. Além disso, não apresentam o certificado da montadora.

Desse modo, a recomendação é sempre decidir por peças originais, apesar de apresentarem um valor elevado, elas duram mais tempo e proporcionam um pouco mais de tranquilidade para quem está dirigindo.

Verificar o fluido de freio

O fluido é um óleo criado para o sistema de freio que ajuda na transferência da força da frenagem para os pneus. Desse modo, é válido salientar que quando ele não apresenta viscosidade ou quantidade correta, pode ter algumas falhas durante seu funcionamento.

É recomendado que a cada 30 dias o motorista realize a verificação para saber se ele está na quantidade correta para o seu funcionamento. Além do mais, é necessário que sua troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros rodados, mas, em algumas situações, pode ser necessário adiantar a sua troca.

Inclusive, há alguns sinais que você pode perceber o momento certo de realizar a substituição do fluido. Por exemplo, alteração na altura e sensibilidade dos pedais. Caso isso ocorra, você deve levar o seu veículo a uma oficina especializada.

Verificar os discos

Verifique o funcionamento dos discos, caso ele apresente algum problema, a solução mais eficiente é substituí-lo, principalmente se tiver algum tipo de trinca. Nessa situação, caso você decida realizar um conserto ou ajuste, saiba que isso pode agravar a situação e deixar ainda mais irregular. Quando os componentes do sistema de freios estão com algum problema, é preciso realizar a troca por itens novos, nunca é válido tentar recuperá-los.

Qual a importância da manutenção preventiva dos freios?

O número de peças presentes em um sistema de freios tem se tornado cada vez maior. Isso tem a finalidade de potencializar os resultados das peças. Logo, é necessário que o dono do veículo realize revisões constantemente e esteja sempre preocupado com o desempenho do seu carro.

Por isso, quanto mais cedo qualquer problema for encontrado, mais fácil será a solução. Além do mais, as chances de transtornos com os freios serão reduzidos de forma significativa. Por essa razão, é essencial saber a respeito da manutenção preventiva dos freios para os veículos.

Consequentemente, o motorista economiza e evita possíveis acidentes e falhas. É essencial conhecer melhor os modelos de freios, o funcionamento de cada um dos itens que integram o sistema para saber selecionar as peças corretas.

Em caso de dúvidas procure uma oficina autorizada para realizar a manutenção preventiva do seu automóvel. Por exemplo, a Honda HPoint é um grupo de concessionárias de São Paulo que comercializa peças, acessórios originais e realiza os principais serviços da marca.

Quais são os componentes do sistema de freios?

É essencial o motorista conhecer melhor os componentes que formam o sistema de freios de um veículo para tomar as melhores decisões. Confira!

Servo freio

Tem como finalidade ajudar no funcionamento e no desempenho do freio. Entretanto, essa peça pode deixar o pedal do automóvel mais pesado. Caso isso aconteça, é fundamental trocar o item, mas lembre-se, o indicado é que seja trocada sempre que percorrer a marca de 120 mil quilômetros.

Cilindro mestre

O cilindro mestre tem a função de fazer o abastecimento do cilindro do freio com o fluido, que é retirado do reservatório e é capaz de transformar pressão mecânica dos pedais em hidráulica. Sendo que essa peça suporta em torno de 100 mil quilômetros rodados, mas a manutenção preventiva precisa ser realizada de forma correta.

Pastilha

A pastilha consiste em uma peça que entra em contato com o disco de freio e conseguem parar o automóvel. Por causa disso, a pastilha acaba se desgastando rapidamente o que é capaz de diminuir o processo de frenagem.

Dessa forma, é fundamental o motorista perceber quando o automóvel está com algum problema para frear, pois é preciso verificar a necessidade de fazer a troca da pastilha. Não existe um prazo para realizar essa troca, mas é recomendado que a substituição seja feita a cada 20 mil quilômetros rodados.

Discos

Os discos consistem em uma das peças mais importantes em um sistema de freios e inclusive pode ter muitas falhas. Pois, eles podem entortar, ficar gastos e quebrar. Se alguma situação dessas acontecer, é necessário levar a uma empresa autorizada para fazer o reparo. Os discos precisam ser avaliados em todas as manutenções preventivas. Não existe um prazo específico para fazer essa troca, porém é importante investir em peças de boa qualidade.

Portanto, é essencial realizar a manutenção dos freios do veículo para evitar qualquer problema para o carro e para o proprietário, pois o freio é um dos itens mais importantes de um automóvel. Caso ele não consiga realizar o processo de frenagem de acordo com o esperado, acidentes podem acontecer. Por essa razão fique atento e sempre que possível leve o seu veículo em uma empresa autorizada para fazer a manutenção preventiva.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito desse e de outros assuntos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This