Entenda o que são peças genuínas e qual a sua importância

6 minutos para ler

Durabilidade, manutenção e cuidados. Da forma como percebemos, essas são as noções mais importantes na preservação de um veículo. Por isso, aproveitamos o momento para discutir um ponto especial nesse tema. Afinal de contas, você sabe o que são as peças genuínas?

Caso não, tudo bem. O nosso objetivo é justamente trazer esse assunto à sua atenção, demonstrando não apenas o significado, mas a importância desses componentes para a preservação mecânica e eletrônica do seu veículo. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que são peças genuínas?

Como sugere o nome, as peças genuínas são componentes originais, que atravessaram um longo processo de fabricação, atendendo a uma série de parâmetros rigorosos de qualidade, resistência, durabilidade e desempenho.

No entanto, apenas essa descrição não basta, pois serviria para qualquer fabricante de componentes automotivos realmente comprometido com a excelência técnica de seus produtos. Na realidade, peças genuínas são os mesmos componentes utilizados durante a fabricação de um modelo.

Tecnicamente, isso significa que ao realizar a instalação de uma peça assim, você está reparando o modelo com exatamente o mesmo componente que foi entregue em sua produção, sendo, portanto, uma peça genuína, fabricada pela própria montadora e com garantia de compatibilidade.

Em algumas situações, existem proprietários que optam por negligenciar a qualidade técnica incomparável dessas peças, escolhendo alternativas mais baratas, produzidas por fabricantes generalistas de peças automotivas.

Da forma como percebemos, essa é a famosa atitude do barato que pode sair caro. Afinal de contas, os fabricantes generalistas produzem componentes não apenas para uma marca, mas para toda a gama de modelos no mercado automotivo.

Em outras palavras, isso significa que essas empresas não carregam a expertise técnica e especialização necessária para desenvolver os componentes ideais para integrar o conjunto mecânico do seu carro. Como resultado, isso se reverte em peças menos duráveis, seguras e eficientes.

Quais os diferenciais das peças genuínas?

Sem sombra de dúvidas, existem quatro principais: durabilidade, qualidade, segurança e compatibilidade. Abaixo, expandimos cada um desses pontos. Dê uma olhada!

Durabilidade

Em essência, peças são criadas para durar — sobretudo quando falamos de veículos de engenharia japonesa. As fabricantes generalistas não carregam esses valores, pois apenas produzem moldes em escala sem nenhuma expertise capaz de ampliar a durabilidade das peças.

Com peças genuínas, o contrário acontece, pois estamos falando exatamente das mesmas peças utilizadas na construção do veículo zero km na fábrica. Por isso, tratam-se de itens especialmente desenhados para oferecer o melhor arco de desempenho e durabilidade possível.

Qualidade

Enquanto a durabilidade é um critério muito fácil de avaliar em peças mecânicas, a qualidade é mais perceptível quando falamos de acessórios. Basicamente, componentes genuínos carregam todo o esmero, cuidado e identidade visual que estão presentes na construção do seu veículo.

Aqui, podemos falar dos itens mais simples possíveis, como as maçanetas das portas ou os conjuntos óticos frontais e traseiros. Comparativamente, as peças originais sempre apresentaram um padrão de qualidade superior às alternativas do mercado, pois foram especialmente criadas pela montadora.

Segurança

A segurança é um critério complementar à durabilidade. Peças genuínas são submetidas a intensos testes de estresse. Apenas as montadoras possuem os recursos, o tempo de desenvolvimento e a especialização necessária para dedicar tantas análises para cada uma das peças que equipam seus modelos.

Como frisamos anteriormente, as fabricantes de peças alternativas apresentam uma operação muito mais diversificada, criando peças para a maioria dos modelos e montadoras do mercado — e quanto maior a diversificação, menor a especialização e dedicação aplicada no desenvolvimento de peças específicas.

Compatibilidade

As peças genuínas são exatamente as mesmas que abastecem as linhas de produção na montagem original do seu carro. Essa é a maior garantia que se pode ter de que a peça comprada casará perfeitamente com o modelo em questão.

Como avaliar a autenticidade das peças genuínas?

Diferente do que muitos possam pensar, a avaliação de peças genuínas é bem fácil e intuitiva. Primeiro por conta da restritividade no acesso a essas peças. A melhor forma de comprar componentes genuínos é realizando procedimentos de manutenção em uma oficina especializada Honda — e isso é super fácil!

Afinal de contas, a maioria das concessionárias Honda — com destaque especial para as unidades da HPoint em São Paulo — contam com essas oficinas anexas à própria loja. Inclusive, essa é uma das fórmulas para a satisfação do consumidor com a marca.

Na Honda HPoint, a experiência não acaba na compra do veículo, ela apenas começa. Desse ponto adiante, o cliente cria um relacionamento amigável com toda a equipe, que o orienta sobre boas práticas, realiza agendamentos e procedimentos fundamentais para manter o veículo em boas condições.

Em uma oficina especializada, você tem a certeza de que o veículo está recebendo o melhor tratamento possível em termos de genuinidade das peças, qualificação técnica dos profissionais e especialização para operar no seu modelo — o que é fundamental para veículos diferenciados e de nicho, como o Civic Si, que é importado do Canadá.

Como a Honda HPoint pode ajudar você a manter o veículo em perfeitas condições?

Como destacamos acima, a melhor forma de prolongar a durabilidade do seu modelo é realizando todas as manutenções na concessionária. Afinal de contas, essa é uma boa prática não apenas do ponto de vista da preservação, mas principalmente por uma questão econômica.

Primeiro, por complementar a durabilidade do veículo. Quanto mais durável, menor os intervalos de problema e menor a incidência de desgaste nas peças paralelas à defeituosa. Portanto, resultando em menos quebras, custos e ociosidades.

Em segundo, porque veículos com um histórico de revisões e manutenções na concessionária são mais valorizados no mercado de seminovos e usados. Comercialmente, essa fidelidade demonstra maior zelo por parte do proprietário, que garantiu os melhores cuidados durante a utilização do veículo.

Por isso, concluímos que é assim que a Honda, mais especificamente a HPoint, pode colaborar na preservação do seu modelo. Em nossas unidades, você tem a garantia de receber as melhores peças, cuidados, profissionais e técnicas na manutenção do seu carro. A fim de não negligenciar os cuidados necessários do seu veículo para manter a segurança e a durabilidade que precisa.

Agora que você tem uma boa noção sobre o que são as peças genuínas, aproveite o momento para entrar em contato com a nossa equipe e descobrir como podemos ajudá-lo ainda mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This