Película antivandalismo: saiba o que é e como funciona

Quem tem um carro sabe muito bem como ele pode estar sujeito a vários riscos, incluindo o de ser vandalizado. Não é incomum que um criminoso quebre o vidro para roubar os pertences dentro do carro ou mesmo querer levar o veículo. Em alguns casos, o dano pode ser causado por um acidente, colocando a vida do motorista em risco. Para evitar isso, o ideal é utilizar uma película antivandalismo.

Talvez você não tenha ouvido falar desse produto ainda, mesmo que já tenha passado por alguma das situações que mencionamos. Porém, você certamente poderá tirar algum proveito dessa película em seu carro, especialmente se precisa passar por algumas áreas menos seguras durante o dia a dia.

Para ajudar a entender mais sobre esse produto, vamos explicar o que ele é, como é seu funcionamento, qualidades, entre outras informações úteis. Acompanhe.

pecas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Aprenda o que é a película antivandalismo

Como o nome já deixa a entender, trata-se de uma película protetora que ajuda a proteger os vidros do carro contra danos diretos. Ela tem alta resistência a impactos, como pedras ou galhos, e diminui as chances de que o vidro seja completamente estilhaçado caso receba alguma pancada direta.

Isso faz com que, em vez de deixar um buraco na sua janela, o vidro fique apenas trincado, mas ainda com todas as partes unidas. Isso costuma ser o suficiente para frustrar a maior parte das tentativas de roubo ou furto, além de proteger as pessoas no interior do veículo em caso de acidentes.

Saiba como funciona essa película

A capacidade protetora da película antivandalismo vem de sua composição, que é feita de lâminas de poliéster. Essas fibras apresentam alta resistência mecânica e são muito consistentes, difíceis de romper. Quando colocadas sobre o vidro, elas atuam como uma “cola”, impedindo que os pedaços se separem.

Quando o vidro sofre algum impacto forte, normalmente os estilhaços caem separadamente. Porém, como há uma camada protetora, o vidro apenas fica trincado, mas ainda inteiro e mantendo alguma resistência. Fica mais difícil enxergar por meio dele, mas o motorista e outros passageiros não correm o risco de se ferirem nos estilhaços.

Infelizmente, isso não é o suficiente para salvar o vidro. Você ainda terá que trocá-lo se quiser voltar a dirigir.

Entenda seus principais benefícios

Naturalmente, a película antivandalismo apresenta vários benefícios para quem a utiliza. Veja aqui alguns dos principais.

Minimizar chances de roubo ou furto

Como já mencionamos, o objetivo principal dessa película protetora é minimizar as chances de que você tenha seu carro roubado ou que alguns de seus pertences sejam furtados. Como a janela dificilmente fica quebrada, mesmo após um impacto forte, o bandido não tem a mesma facilidade em invadir o veículo.

Não é impossível que o vidro seja quebrado com mais alguns golpes, mas esse atraso quase sempre é suficiente para desestimular a ação do criminoso. Afinal, o barulho costuma atrair a atenção de policiais e das pessoas que passam ao redor, o que aumenta consideravelmente o risco de ser pego.

Evitar estilhaços em acidentes

Outro aspecto que já mencionamos é que, ao sofrer algum impacto, o vidro não estilhaça, ou seja, os pedaços não são espalhados pelo interior do carro. Quando não há uma película antivandalismo, os estilhaços seriam jogados diretamente sobre o motorista e os demais passageiros dentro do carro logo após o impacto.

Quando não há estilhaços, o risco de ferimentos graves também diminui consideravelmente, pois eles poderiam provocar cortes mais profundos, especialmente nos olhos e mãos. A película ajuda a diminuir esse risco. Além disso, como o vidro permanece no local, ele pode suportar mais algum impacto que ocorreria durante o acidente.

Proteção contra os raios UV

Além de sua função no bloqueio de impactos e proteção do vidro e seus passageiros, essa camada também pode ser aplicada com a mesma função de uma película de proteção contra o sol. O escurecimento das janelas já é algo comum para muitos motoristas, pois facilita a condução do veículo em áreas e horários em que faz muito sol.

Se você já pretende utilizar alguma película para proteger o veículo contra a radiação UV, então você pode apenas aplicar o modelo antivandalismo com a mesma finalidade. Isso não custa muito mais e ainda garante bem mais proteção para você e qualquer outra pessoa em seu carro.

Conheça os tipos de película antivandalismo

Tais películas não têm “modelos” propriamente ditos, mas sim uma série de características que determinam se ela será ou não adequada para o seu contexto.

A espessura costuma ser a principal delas, pois influencia na questão da resistência e é limitada pelo modelo do veículo. Películas mais grossas aguentam mais impacto, mas é necessário que haja espaço suficiente entre o vidro e o compartimento da porta para que ela seja aplicada. Caso contrário, ela será descascada quando você abrir a janela do carro.

O segundo é a cor e opacidade. Sim, você pode até escolher uma película rosa, azul ou verde, mas essa também deve obedecer a algumas leis de trânsito, principalmente no nível de opacidade. Afinal, janelas muito escuras dificultam a visão do motorista. Lembre-se de conferir a regulamentação de trânsito antes de comprar.

Fale com a HPoint para instalar sua película antivandalismo

Depois de entender os principais benefícios dessa película para seu carro, o próximo passo é fazer sua instalação. Porém, para evitar que haja algum defeito no processo, o ideal é contar com ajuda profissional durante todo o processo. A HPoint certamente pode auxiliar com isso.

Nós temos os melhores acessórios e profissionais especializados nos maiores modelos da Honda, sempre prontos para auxiliar. Se você precisar fazer a troca ou aplicação de uma película, basta entrar em contato e agendar o serviço em uma de nossas concessionárias.

Agora que você entende melhor o que é a película antivandalismo e suas principais qualidades, é hora de buscar mais esse recurso para seu carro. Com os acessórios certos, você terá bem mais segurança ao dirigir.

Falando nisso, veja também nosso artigo sobre os acessórios para carro que mais fazem a diferença.