Pintura de automóveis: 4 cuidados que você deve ter com seu veículo

6 minutos para ler

A preservação da pintura de automóveis é muito mais importante do que podemos imaginar em um primeiro momento. Ao pensar na manutenção e nos cuidados com os veículos, por exemplo, consideramos as condições do motor, a conservação do espaço interno e, até mesmo, dos pneus, deixando a pintura em último lugar.

Mas, na hora da revenda, esse fator estético está entre os primeiros da lista a serem observados, influenciando diretamente no preço final do veículo.

Sabemos que os efeitos do tempo e os agentes corrosivos do ambiente podem prejudicar a lataria do seu carro — o que é tão triste quanto natural. Mas existem alguns cuidados para conservar a pintura por mais tempo, além de bons prestadores de serviços de funilaria que podem ajudar a melhorar (e conservar) o aspecto do automóvel. Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!

Quando fazer a pintura do automóvel?

Não existe uma única resposta para essa pergunta, visto que há muitos fatores que podem prejudicar a lataria do seu carro, assim como as condições variadas que ela pode apresentar.

Riscos diversos, seivas de plantas, cocô de passarinho e as intempéries do tempo (como o sol e a chuva) podem ser cruéis com a tintura de qualquer carro, e cabe a você definir o melhor momento para refazer a pintura.

O nosso único conselho é: se está pensando em revender o veículo, não cogite vender o carro com a pintura ruim para que o próximo comprador conserte o estrago. Isso porque, com a lataria ruim, o carro vai ser muito mais desvalorizado do que ele realmente é — ou seja, você vai perder dinheiro.

Também não vale a pena, de forma alguma, tentar fazer esse serviço você mesmo ou apostar em polimentos sem moderação: o processo cria um tipo de abrasamento no verniz da tinta, um pequeno desgaste, que acaba retirando uma camada da pintura para fazer com que o carro brilhe mais.

Como escolher o melhor serviço de funilaria?

Entre os problemas mais comuns que você pode ter ao contratar uma funilaria não especializada, podemos citar arranhões, marcas de lixa na superfície e desplacamento da tinta. Em outras palavras, o arrependimento pode ser grande e, possivelmente, será preciso refazer todo o trabalho.

Por isso, é fundamental optar por um prestador de serviço de qualidade superior e manter-se atento a alguns detalhes, como:

  • a qualidade da tinta, pois produtos de marcas duvidosas podem se desgastar em pouco tempo. Para identificar, saiba que as principais características dessa baixa qualidade são textura imperfeita e brilho exagerado;
  • a qualidade do verniz, que também tem uma grande variação de durabilidade;
  • o local, que deve ser esterilizado, com profissionais utilizando roupas especiais, a fim de evitar que qualquer tipo de poeira acabe fixando-se no carro.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é buscar por uma funilaria que atenda seguradoras. Isso porque muitas empresas cobram por esse tipo de serviço, em diferentes casos. Vale a pena consultar a sua seguradora e o prestador escolhido, a fim de ter o melhor custo-benefício.

Como conservar a pintura por mais tempo?

Como em todos os assuntos que envolvem a manutenção dos automóveis, prevenir é a melhor atitude. Manter a pintura do seu carro o mais intacta possível é a melhor opção — tanto para ter um veículo sempre bonito e bem cuidado quanto para evitar problemas na hora de uma venda de emergência.

Confira, então, algumas atitudes simples que você pode adotar em seu dia a dia.

1. Lave o carro com cuidado

A lavagem ideal de um automóvel começa com a escolha dos produtos certos: neutros e com pH baixo. Além disso, lembre-se de suavizar o jato de água que é direcionado à lataria, preferindo a baixa pressão. Por fim, prefira fazer o trabalho na sombra (o que é bom para você e para o carro) e lave sempre de cima para baixo.

2. Fique atento aos locais onde estaciona

O sol em excesso pode ser prejudicial à pintura do seu carro, mas, por outro lado, estacioná-lo sempre debaixo de árvores, a fim de evitar os raios solares, pode gerar outros problemas causados pela queda de pequenos galhos, de seivas de plantas e cocôs de passarinhos: esses dois últimos podem ser altamente corrosivos.

Por isso, é importante considerar cada caso e escolher a opção menos danosa. Se optar pelo sol, saiba que quanto mais sujo o carro estiver, mais agressiva será essa exposição.

3. Tenha cuidado com as ceras

Encerar demais ou de menos pode trazer prejuízos para o seu automóvel. Na medida certa, o enceramento ajuda a manter a beleza da pintura e também diminui os danos causados por agentes diversos, como as fezes que acabamos de citar ou outros pequenos atritos.

Por outro lado, o excesso de cera, especialmente naqueles processos que envolvem o polimento, pode prejudicar a lataria, como já dissemos.

4. Evite as capas

Muitas pessoas pensam que as capas são a melhor forma de proteger a pintura de um automóvel. Na verdade, alguns modelos não possuem ventilação, o que facilita o acúmulo de umidade e pode resultar na transferência da tinta da capa para a pintura.

Além disso, qualquer pequeno material que esteja na capa, como pedras ou grãos de areia, podem acabar provocando arranhões. Ou seja, na maioria dos casos, o efeito de proteção é justamente o contrário.

Você conhece a HPoint?

Que a HPoint é uma concessionária Honda completa, com os melhores seminovos e 0km do mercado você já sabe! Também sabe que, de tão apaixonada por carros, a empresa trabalha ainda com consórcios, seguros, blindados, peças e acessórios e serviços de manutenção — que também envolvem a funilaria.

A nossa unidade Morumbi atende a todos os pré-requisitos dos quais falamos neste texto, garantindo a excelência da pintura do seu carro. Além disso, o nosso departamento une tecnologia à responsabilidade sócio-ambiental: o trabalho à base de água para repintura é ecologicamente correto e garante a qualidade superior do resultado final.

Como você pôde conferir neste conteúdo, a pintura de automóveis merece bastante atenção, pois é um fator que pode valorizar ou desvalorizar o seu carro de forma significativa. Felizmente, a HPoint está ao seu lado também neste serviço, oferecendo tudo o que você e o seu carro precisam!

Para saber mais sobre o serviço de funilaria e pintura da HPoint, entre em contato com a nossa equipe de atendimento!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This