Saiba mais sobre o programa Honda Conduz

6 minutos para ler

As pessoas com deficiência (PcD’s) têm garantido grandes conquistas ao longo dos anos, e isso acontece também no que se refere ao setor automobilístico. Além da maior produção e da diversidade de modelos disponíveis, vários benefícios são concedidos a esse público, como descontos em impostos.

A Honda, que é uma empresa focada em garantir sempre a satisfação de todos os clientes, também tem um trabalho voltado aos seus consumidores PcD’s. Trata-se do Programa Honda Conduz.

Por meio desse programa, é oferecido um atendimento diferenciado a esse público, com atendentes especialmente treinados para auxiliar na hora da compra.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo!

O que é o Programa Honda Conduz?

Muitos avanços relacionados às pessoas com deficiência aqui no Brasil foram realizados nos últimos anos, mas a Honda, provando que é mesmo uma empresa à frente do seu tempo, há muito já oferece um olhar especial a esse público.

Prova disso é que o Programa Honda Conduz foi criado em 1997. Em poucas palavras, podemos dizer que esse atendimento diferenciado ajuda os compradores a conhecerem os veículos da marca e a optarem pela melhor opção de acordo com suas necessidades.

A iniciativa inclui o treinamento da equipe de vendas, que está preparada para fornecer informações não somente sobre os automóveis, mas também informações detalhadas sobre a isenção de impostos e preservação da garantia oferecida.

O cuidado da Honda com o público PcD

Se você ainda tem dúvidas sobre a atenção que a Honda garante a todos os seus clientes, saiba que em 2008 a empresa criou a “Certificação Honda Conduz”, que é entregue às concessionárias e demais pontos de venda que oferecem uma estrutura diferenciada para receber e atender às pessoas com deficiência.

Por somar esse atendimento à qualidade dos automóveis adaptados, os carros da Honda foram eleitos pela Revista Nacional de Reabilitação como o “Carro do Ano”, por dez vezes.

Quais são as principais isenções de impostos para PcD’s na compra de automóveis?

De acordo com a Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, as pessoas com deficiência têm direito à isenção parcial de alguns impostos na compra do seu veículo.

É válido lembrar que o veículo também pode ser adquirido com esses descontos pelos responsáveis pela pessoa com deficiência, como no caso de crianças e deficientes mentais e visuais.

Também é importante ressaltar que, de acordo com a lei, só será concedida a isenção à compra de veículos de até R$ 70 mil, fabricados no Brasil ou nos países pertencentes ao Mercosul. Os carros que ultrapassarem esse limite terão desconto apenas no IPI.

Os impostos que têm suas isenções totais garantidas são:

  • IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • IOF: Imposto sobre Operações Financeiras. Nesse caso, o desconto pode ser obtido uma única vez por CPF, deve ser solicitado junto do IPI e não contempla pessoas com deficiência visual, mental ou autistas.
  • IPVA: Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Nesse caso, a isenção é válida para apenas um carro por proprietário.

Se você reside no município de São Paulo, saiba que os automóveis registrados no nome das PcD’s são isentos do rodízio municipal de placas. Para tanto, é preciso fazer contato e a solicitação junto ao Detran.

Como garantir a isenção?

Existem alguns passos simples que devem ser seguidos para que os condutores ou não condutores possam garantir os descontos nos impostos que relacionamos acima. Confira!

  1. É preciso comprovar o diagnóstico por meio de exames médicos que comprovam a patologia e também de um relatório médico assinado pelo responsável do Detran.
  2. Para garantir esse laudo médico emitido pelo Detran, é preciso agendar uma visita à clínica do Departamento.
  3. Com o laudo médico do Detran em mãos, é preciso seguir até uma autoescola especializada em PcD’s, apresentar o documento (com o código CID e a descrição do tipo de patologia) e fazer as aulas para obter a CNH especial.
  4. A primeira isenção solicitada é a do IPI, o que deve ser feito na Receita Federal. Tenha em mão o laudo médico do Detran ou do SUS. Hoje em dia, o pedido pode ser feito pela internet, é liberado em até 72 horas e a carta de isenção é válida por 270 dias.
  5. Em seguida, solicite a isenção do ICMS na Secretaria da Fazenda. O prazo para a concessão é, em média, de 20 a 60 dias, e a carta de isenção é válida por 270 dias.
  6. Agora é hora de seguir até a concessionária escolher o seu carro! Tenha em mão as cartas de isenção para garantir os descontos no ato da compra.
  7. Depois de receber o carro, entre em contato com a Secretaria da Fazenda para solicitar a isenção do IPVA. Lembre-se de que isso deve ser feito em, no máximo, 30 dias depois do faturamento do carro, senão a isenção do IPVA só vai valer a partir do ano seguinte.

Quais são as vantagens do Programa Honda Conduz?

Apesar de as isenções dos impostos serem direito das pessoas com deficiência, muitas são as dúvidas em relação ao assunto, como: quais são as doenças que podem ser beneficiadas com os descontos; como fazer os requerimentos; e quais documentos são necessários.

Para esclarecer todas essas questões e garantir todos os seus direitos, é fundamental contar com o Programa Honda Conduz. Assim, você vai ter a certeza de que está sendo bem informado por uma equipe capacitada e constantemente informada sobre as leis.

Dessa forma, a sua economia vai estar garantida. Além disso, ao optar por um Honda, você tem a certeza de estar adquirindo um carro que reúne tradição e tecnologia, bem como desempenho conforto e segurança. Todos os requisitos necessários para que as pessoas com deficiência possam ter seus direitos — e sua liberdade de ir e vir — garantidos!

Agora que você já conhece o Programa Honda Conduz, tem ainda mais certeza de que mais do que fabricar carros, a Honda quer construir relações transparentes e duradouras com cada um dos seus clientes.

Para conhecer mais o programa e esclarecer as suas dúvidas, entre em contato com a equipe da Honda HPoint agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This