Serviços de funilaria e pintura: saiba como escolher a melhor opção

6 minutos para ler

Todas as pessoas que rodam diariamente em seus veículos estão sujeitas a pequenos acidentes no trânsito. Quem já passou por isso sabe que uma pequena batida, um risco ou qualquer outro incidente pode prejudicar a estética do carro e causar um grande estresse, ainda mais porque, depois, será necessário contratar serviços para reparar o dano, como os serviços de funilaria e pintura.

Na hora de consertar os estragos, alguns cuidados devem ser tomados. Nesse caso, é necessário contar com uma oficina qualificada, experiente e que realize técnicas e procedimentos confiáveis para a recuperação do veículo.

E se você possui um Honda e precisar fazer algum reparo, o departamento de funilaria e pintura da HPoint prima pela responsabilidade sócio-ambiental e utiliza a tecnologia à base de água para repintura de veículos. Agende seu orçamento!

Agora, mostraremos neste artigo, a importância de escolher uma boa oficina de funilaria e pintura e apresentaremos algumas dicas para ajudar você a tomar a decisão certa. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

Qual a importância de uma boa oficina de funilaria e pintura para seu veículo?

Em primeiro plano, é importante ressaltar que o carro não é um bem que dura pouco tempo ou que precisa ser descartado, por isso demanda acompanhamento, revisões e manutenções preditivas, além de reparos quando necessário. Esses serviços, quando realizados por uma boa oficina com profissionais qualificados, como é o caso da funilaria da Honda HPoint, transmitem mais tranquilidade aos clientes. Afinal, ninguém quer colocar um grande investimento na mão de um profissional que não transmite confiança ou um serviço eficaz.

Desse modo, encontrar uma oficina que trabalhe com responsabilidade, mão de obra qualificada, métodos modernos e agilidade é prioridade para os motoristas que precisam cuidar de seu veículo, pois os serviços de funilaria e pintura podem influenciar diretamente o resultado final.

Como escolher a melhor oficina?

A seguir, separamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher a opção certa. Confira!

Conheça a reputação da oficina

Sem dúvida, esse é o primeiro aspecto a ser levado em consideração ao procurar uma oficina. Você pode pesquisar a reputação do lugar realizando pesquisas prévias na internet, olhando as suas avaliações no Google e também os comentários nas redes sociais, se a oficina tiver.

Dê preferência a aquelas que realizam serviços de alta qualidade, com equipe bem treinada e experiente em recuperação de automóveis. Além disso, vale lembrar que o veículo é um bem essencial no dia a dia. Portanto, na hora de fazer um serviço de reparo, é necessário buscar uma oficina que trabalhe com agilidade no atendimento.

Busque a opinião de outros clientes e amigos

Buscar opinião e indicação de conhecidos é sempre uma boa opção. Isso porque o serviço exige habilidades do profissional e qualidade nos processos, sendo essencial para um bom resultado do trabalho. Por isso, não deixe de perguntar para aqueles que já precisaram do serviço e descubra onde estão as boas oficinas. Um cliente que vai a uma oficina por recomendação acaba garantindo menos problemas.

Desconfie de preços muito fora do praticado no mercado

Preços baixos e grandes descontos são sempre um fator de desconfiança na escolha do serviço. Afinal de contas, os serviços de funilaria e pintura demandam materiais de qualidade, habilidade manual e muita prática, o que, geralmente, acaba saindo um pouco caro. Os valores abaixo da tabela podem indicar picaretagem, como o uso de verniz sem qualidade e pintura desbotada. Nesse caso, vale a pena pagar o preço justo pelo serviço.

Analise a qualificação dos profissionais

A maioria das oficinas apresenta uma estrutura definida, com colaboradores para o setor administrativo e técnicos em reparação. Nesse ramo, o famoso papel de “faz tudo”, sobretudo nas funções básicas como funilaria ou pintura, não garante excelência nos serviços. Os dois processos são muito específicos, por isso exigem um especialista qualificado, com técnicas e ferramentas próprias para o trabalho.

Verifique o ambiente utilizado para a pintura

Uma das maiores preocupações nas instalações das montadoras é a limpeza do ambiente de pintura, tanto que muitas delas nem permitem a visitação no espaço e os funcionários trabalham todos cobertos. Isso porque qualquer poeira ou pó pode causar interrupção na linha de produção.

É claro que as oficinas não apresentam a mesma infraestrutura das fábricas, mas o ideal é que elas tenham uma cabine de pintura adequada, ferramentas de polimento com aspirador fixado e colaboradores devidamente uniformizados. Além disso, o melhor é utilizar um papel especial para cobrir o veículo porque os jornais podem manchar a lataria.

Quanto à secagem da pintura, é importante que a oficina tenha uma estufa para isso, já que elas controlam a temperatura e otimizam o tempo do processo, além de garantir mais qualidade ao serviço.

Conheça as técnicas utilizadas

Outra dica importante se trata de conhecer todas essas questões de funilaria e pintura, pois permite que você fique atento em relação à qualidade do serviço, à manutenção e à procedência das peças.

Um dos métodos mais famosos de funilaria, por exemplo, é o martelinho de ouro, que recupera a estética do veículo por meio de técnicas artesanais. Em alguns casos, outros serviços são dispensáveis, como a pintura da peça, no entanto o serviço não conserta todos os danos. Outro processo importante é a soldagem. Atualmente, não se usa mais oxiacetileno, pois ele faz com que o aço perca a têmpera. O ideal é utilizar a solda a ponto, também chamada de ponteadeira, por resistência ou MIG/MAG. Por esse motivo, é importante conhecer as técnicas que a oficina utilizará.

Prefira uma oficina sustentável

De modo geral, as oficinas sustentáveis realizam uma gestão preocupada com os reflexos ambientais. Seu principal objetivo é focar na extinção dos desperdícios e na redução dos impactos ambientais, tendo em vista a grande quantidade de resíduos descartados regularmente, como as peças e os óleos trocados. Como resultado, a oficina garante um aumento na produtividade e no faturamento, e os clientes ficam mais satisfeitos com a postura responsável da empresa.

Por fim, escolher a oficina que oferece os melhores serviços de funilaria e pintura para cuidar bem do seu veículo não é uma tarefa simples, mas seguindo todas as nossas dicas é possível garantir uma boa manutenção do veículo, evitar muitas dores de cabeça e, sobretudo, prevenir a desvalorização do automóvel por causa de serviços de má qualidade.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para seguir a nossa empresa nas redes sociais, assim você fica por dentro de todas as atualizações. Estamos no YouTube e no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This